terça-feira, 7 de junho de 2011

O primeiro passo de Passos

A primeira medida de Pedro Passos Coelho será criar uma nova autoridade orçamental independente, pode-se ler aqui e aqui. Esta instituição integrará personalidades independentes, nacionais e estrangeiras, para dar total transparência à consolidação orçamental.

Compreendo perfeitamente a medida pois até agora só controlavam a execução orçamental além do próprio governo, o Banco de Portugal, o Tribunal de Contas, a Assembleia da República, o BCE, o FMI e talvez mais meia dúzia de instituições portuguesas e da União Europeia. Além disso em nenhuma delas tínhamos personalidades independentes e estas ou eram nacionais ou estrangeiras.

Assim ter mais uma instituição neste caso mista não só será importante para controlar o orçamento como terá o contributo directo na diminuição do desemprego em Portugal e no estrangeiro.

Aguarda com expectativas as próximas 99 medidas onde se esperam a criação de outras tantas novas instituições.

4 comentários:

  1. Caro Jorge Valdoleiros

    Esta primeira decisão de Passos Coelho,para mim,será no mínimo altamente polémica,pois nem será preciso fazer uma leitura muito restritiva,para que as personalidades de maior ou menor mérito,que presidindo a órgãos,que colaboram pelas suas funções no controlo da execução orçamental(BCE,Banco de Portugal e Tribunal de Contas e limito-me a estas),se sintam vexadas por tal decisão de Passos.
    Não me venham com a treta,que Passos pretende apenas e só,efectivamente uma maior e mais rigorosa fiscalização da execução orçamental,pois não acredito que seja a sua real preocupação.
    Trata-se,quanto a mim a necessidade de manter o show-off,para eleitor enrolar e,porque não,começar a pagar aos tais "independentes" de organizações,como "Mais Sociedade" as ajudas para a sua vitória eleitoral.

    Cumprimentos
    Miguel Fontes

    ResponderEliminar
  2. Lá estão voçês...
    o Homem ainda nem sequer tomou posse e já estão a "malhar".
    Pelo amor de Deus, ninguém pode com essa política!

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo

    Desculpe-me mas esse homem não era o mesmo que há dias andava a dizer que ia reduzir os "tachos".

    Não inverta as coisas.

    Se votou nele deveria estar a perguntar se realmente não foi enganado. Eu não fui.

    ResponderEliminar
  4. Caro Anónimo das 22:00 de 12 de Junho

    Se não gostou da minha primeira versão,tenho todo o gosto em dar-lhe outra,em relação à constituição dum grupo de personalidades independentes nacionais e etrangeiras,PARA CONTROLAR A GESTÂO DAS MASSAS.
    Poderá interpretar-se como um grupo de pressão,assim como uma assembleia de accionistas da SAD do Benfica,que lá estarão para controlar os actos dos novos ministros das finanças e da economia,que,como o meu amigo deve calcular,se sentirão muito felizes e gratificados por terem quem lhes guarde as costas e fiscalize as suas políticas,já que Passos Coelho como primeiro ministro não se sente capaz de tal tarefa.
    Cumprimentos
    Miguel Fontes

    ResponderEliminar