Analisando os orçamentos de 2009, 2010 e a proposta para 2011 temos para remunerações dos titulares dos membros dos órgãos autárquicos o valor de 161.000, 183.932 e 199.373 euros, respectivamente.
O que representa um aumento de quase 24% em dois anos, e neste ano de “crise para alguns” um aumento de mais de 8%.
Considero que era importante que estes valores fossem explicados e “corrigidos”, antes da aprovação definitiva do Orçamento de 2011, para existir credibilidade política para se pedir mais sacrifícios aos Marcoenses.
Caro Jorge Valdoleiros
ResponderEliminarNada mau,esse aumento de 8%.
A quase totalidade dos funcionários públicos vai ver os seus vencimentos diminuirem,mesmo em certos cargos políticos acontecerá o mesmo,etc.,etc..O número de desempregados cresce todos os dias,a pobreza vai de vento em popa,o número de falências cresce semana a semana,os pensionistas vêem as suas pensões degradarem-se e acabam penalizados pela crise.
E no Marco,qual "oásis" neste deserto,uma minoria de privilegiados,ri-se da crise,que asfixia muitos dos nossos conterrâneos.
Quase me apeteceria dizer,que tal não passa dum insulto aos muitos marcoenses atingidos por esta catástrofe.
Caro Miguel
ResponderEliminarPor isso tudo o que indica, e perante o facto dos números, é que é importante que se esclareça a razão em concreto do aumento de 8% e também por que é que em dois anos aumentou 24%.
Pelo meno que diga mais uma vez que não digo verdades!
Quase que podemos comparar com o regime de excepcção aplicado aos funcionários públicos Açorianos ... Uns com complementos e subsídios, outros com aumento ... NO COMENT
ResponderEliminarAqui del-Rei! Quem nos acode!! Então a Lei não é igual para todos? Continuamos a viver numa "quinta" com procuradores, feitores e os outros..........
ResponderEliminarNão sei se a fonte é ou não fidedigna, mas será verdade este executivo (MM) desde que tomou posse já contratou cerca de 80 novos funcionários? Será? Alguém me sabe informar a veracidade desta suspeita?
ResponderEliminarSe fôr verdade, este MM saiu melhor do que a encomenda ... Quem falava de excesso de funcionários não está nada mau ... E com aumentos desta natureza, ainda melhor! Está bem, está ....
Meu caro Anónimo das 17:20
ResponderEliminarO Povo diz que onde há fumo,há fogo.Porém para ter a certeza pode e deve dirigir-se aos serviços camarários e pedir uma fotocópia dos mapas do pessoal de 2005 e de 2010,devidamente certificadas(aliás trata-se dum direito à informação que qualquer municipe tem) e fazer a contagem e a respectiva comparação.Pessoalmente não me admiro que o boato tenha um fundo de verdade,mas certezas só poderá ter se seguir o meu conselho.
Com franqueza, acho isto tudo muito estranho.
ResponderEliminarTanto quanto julgo saber as remunerações dos Eleitos Locais são determinadas em função da remuneração do Presidente da República (em percentagem) e em função do número de eleitores recenseados no respectivo Município. A esta regra obedece a fixação da remuneração do Presidente da Câmara, sendo a remuneração dos restantes membros da vereação fixada em percentagem da remuneração do Presidente da Câmara.
Foras destas contas ficam a determinação das compensações dos membros da Assembleia Municipal, que também são Eleitos Locais.
Ora, os vereadores podem ser remunerados pelo exercício do cargo a tempo inteiro ou a meio tempo, ou podem ter direito apenas às senhas de presença, caso não tenham pelouros atribuídos.
A ser assim, e sendo certo que o Presidente da República, vai ver a sua remuneração reduzida em 10%, como é que se justifica um aumento nas remunerações dos Eleitos Locais na CMMC?
Terá o nº de eleitores residentes no Marco aumentado ao ponto de permitir que o Presidente da Câmara, e por arrastamento os Vereadores, passem a ser remunerados por um escalão superior?
Ou será que algum Vereador que actualmente exerce a meio tempo vai passar a exercer a tempo inteiro? Ou que algum dos que não têm pelouro, vai passar a ter? ...
Alguém me esclareça, caso contrário, também sou inclinado a partilhar a tese de que estamos perante um engano que urge corrigir.
ML
Há tantas maneiras de virar o bico ao prego.Por exemplo,os senhores deputados da A.R.viram reduzidos os seus vencimentos,salvo erro em 10%.Pois agora recebem isso e mais através do aumento das ajudas de custo.Difícil de entender,não é?
ResponderEliminar