quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

... e aumentos nas remunerações de 8%

Analisando os orçamentos de 2009, 2010 e a proposta para 2011 temos para remunerações dos titulares dos membros dos órgãos autárquicos o valor de 161.000, 183.932 e 199.373 euros, respectivamente.

O que representa um aumento de quase 24% em dois anos, e neste ano de “crise para alguns” um aumento de mais de 8%.

Considero que era importante que estes valores fossem explicados e “corrigidos”, antes da aprovação definitiva do Orçamento de 2011, para existir credibilidade política para se pedir mais sacrifícios aos Marcoenses. 

8 comentários:

  1. Caro Jorge Valdoleiros

    Nada mau,esse aumento de 8%.
    A quase totalidade dos funcionários públicos vai ver os seus vencimentos diminuirem,mesmo em certos cargos políticos acontecerá o mesmo,etc.,etc..O número de desempregados cresce todos os dias,a pobreza vai de vento em popa,o número de falências cresce semana a semana,os pensionistas vêem as suas pensões degradarem-se e acabam penalizados pela crise.
    E no Marco,qual "oásis" neste deserto,uma minoria de privilegiados,ri-se da crise,que asfixia muitos dos nossos conterrâneos.
    Quase me apeteceria dizer,que tal não passa dum insulto aos muitos marcoenses atingidos por esta catástrofe.

    ResponderEliminar
  2. Caro Miguel

    Por isso tudo o que indica, e perante o facto dos números, é que é importante que se esclareça a razão em concreto do aumento de 8% e também por que é que em dois anos aumentou 24%.

    Pelo meno que diga mais uma vez que não digo verdades!

    ResponderEliminar
  3. Quase que podemos comparar com o regime de excepcção aplicado aos funcionários públicos Açorianos ... Uns com complementos e subsídios, outros com aumento ... NO COMENT

    ResponderEliminar
  4. Aqui del-Rei! Quem nos acode!! Então a Lei não é igual para todos? Continuamos a viver numa "quinta" com procuradores, feitores e os outros..........

    ResponderEliminar
  5. Não sei se a fonte é ou não fidedigna, mas será verdade este executivo (MM) desde que tomou posse já contratou cerca de 80 novos funcionários? Será? Alguém me sabe informar a veracidade desta suspeita?

    Se fôr verdade, este MM saiu melhor do que a encomenda ... Quem falava de excesso de funcionários não está nada mau ... E com aumentos desta natureza, ainda melhor! Está bem, está ....

    ResponderEliminar
  6. Meu caro Anónimo das 17:20

    O Povo diz que onde há fumo,há fogo.Porém para ter a certeza pode e deve dirigir-se aos serviços camarários e pedir uma fotocópia dos mapas do pessoal de 2005 e de 2010,devidamente certificadas(aliás trata-se dum direito à informação que qualquer municipe tem) e fazer a contagem e a respectiva comparação.Pessoalmente não me admiro que o boato tenha um fundo de verdade,mas certezas só poderá ter se seguir o meu conselho.

    ResponderEliminar
  7. Com franqueza, acho isto tudo muito estranho.
    Tanto quanto julgo saber as remunerações dos Eleitos Locais são determinadas em função da remuneração do Presidente da República (em percentagem) e em função do número de eleitores recenseados no respectivo Município. A esta regra obedece a fixação da remuneração do Presidente da Câmara, sendo a remuneração dos restantes membros da vereação fixada em percentagem da remuneração do Presidente da Câmara.
    Foras destas contas ficam a determinação das compensações dos membros da Assembleia Municipal, que também são Eleitos Locais.
    Ora, os vereadores podem ser remunerados pelo exercício do cargo a tempo inteiro ou a meio tempo, ou podem ter direito apenas às senhas de presença, caso não tenham pelouros atribuídos.
    A ser assim, e sendo certo que o Presidente da República, vai ver a sua remuneração reduzida em 10%, como é que se justifica um aumento nas remunerações dos Eleitos Locais na CMMC?
    Terá o nº de eleitores residentes no Marco aumentado ao ponto de permitir que o Presidente da Câmara, e por arrastamento os Vereadores, passem a ser remunerados por um escalão superior?
    Ou será que algum Vereador que actualmente exerce a meio tempo vai passar a exercer a tempo inteiro? Ou que algum dos que não têm pelouro, vai passar a ter? ...
    Alguém me esclareça, caso contrário, também sou inclinado a partilhar a tese de que estamos perante um engano que urge corrigir.
    ML

    ResponderEliminar
  8. Há tantas maneiras de virar o bico ao prego.Por exemplo,os senhores deputados da A.R.viram reduzidos os seus vencimentos,salvo erro em 10%.Pois agora recebem isso e mais através do aumento das ajudas de custo.Difícil de entender,não é?

    ResponderEliminar