domingo, 10 de abril de 2011

Escola Pública em Marco de Canaveses

A Escola Secundária do Marco de Canaveses entrou em funcionamento no ano lectivo de 1973/74 e foi oficialmente criada por despacho ministerial de 20 de Abril de 1974, tendo funcionado provisoriamente nas instalações do extinto Externato do Marco de Canaveses. Estava Portugal nos últimos meses do antigo regime e era Ministro da Educação Nacional José Veiga Simão, que foi o grande responsável pela defesa da democratização do ensino na Primavera Marcelista e que após 25 de Abril foi deputado e ministro em vários governos do Partido Socialista.

Eu próprio que tinha frequentado o 3º ano do secundário no Liceu de Penafiel, como outros Marcoenses que da minha geração, passei a poder frequentar pela primeira vez aquele grau de ensino num estabelecimento público no nosso concelho.

Foi também na Escola Secundária do Marco de Canaveses que passei a maior parte do dia 25 de Abril de 1974 e assisti às mudanças que Portugal e a nossa terra sofreram naqueles meses cruciais para a Democracia no nosso país.

No ano lectivo de 1975/76 eu e muitos dos meus colegas tivemos de regressar ao Liceu de Penafiel pois ainda não era possível a frequência dos antigos 6º e 7º anos do Ensino Secundário na ESMC.

Felizmente, no ano lectivo de 1976/77, com a inauguração das actuais instalações, foi possível de novo o nosso regresso à nossa terra natal para podermos ser os primeiros alunos a terminar nesse ano o ensino secundário na Escola Secundária de Marco de Canaveses. Foi também esse ano muito significativo para o nosso país por ter sido possível eleger pela primeira vez desde muitas décadas um governo democraticamente eleito, o Primeiro Governo Constitucional liderado por Mário Soares.

Deste modo sinto que esta escola foi um marco decisivo na minha formação académica e que me deu as bases para poder ter tido um carreira universitária de sucesso, mas também foi nesta escola que assisti aos principais momentos na mudança de Portugal para uma verdadeira Democracia.

Hoje a escola é constituída por quatro blocos com salas de aula, dois pavilhões polidesportivos, um ringue, um campo de futebol e diversos espaços ajardinados. Tudo espaços que já necessitavam de renovação há alguns anos.

Mas mais importante são espaços que albergam uma população de 1577 alunos, provenientes das 31 freguesias do concelho, que tem aqui a possibilidade de receberam as bases de uma formação indispensável para lutarem por um futuro de sucesso. O corpo docente da escola é constituído por 175 professores e 51 funcionários que são aqueles que muito trabalhado para que esta  “ESCOLA PÚBLICA” preste o seu dever comunitário de formar e educar os nossos jovens Marcoenses.

Estão a arrancar as obras de requalificação e ampliação, com um investimento de cerca de 15 milhões de euros, e que deverão estar concluídas no prazo de dois anos.

A recuperação da Secundária do Marco insere-se no Programa de Modernização das Escolas dos Ensinos Secundário e Básico 2/3 promovido pelo Ministério da Educação do Governo liderado por José Sócrates, a cargo da Parque Escolar, e que pretende «requalificar e modernizar os edifícios escolares, abrir a escola à Comunidade e criar um novo modelo de gestão das instalações». Recordo que este governo tem dado grande prioridade à luta pela garantia de um ensino público de qualidade, opção que nem todos tem compreendido e alguns até prefeririam que a prioridade fosse mudada para o apoio ao ensino privado.

Até Manuel Moreira, Presidente da Câmara eleito nas listas do PSD, já salientou a importância deste investimento que permitirá trazer mais qualidade e segurança ao ensino no Concelho, como se pode ler aqui:

«É com muito agrado que acolhemos a construção desta nova escola»

Sem comentários:

Enviar um comentário