sexta-feira, 29 de abril de 2011

Câmara Municipal “opta” por criar Biblioteca em Sobretâmega... por Cristina Vieira

O Agrupamento de Escolas do Marco, fez uma visita no inicio deste ano à EB1 de Eiró, Soalhães. Ficaram os Professores e o executivo da Junta de Freguesia a saber, nesse dia, de que esta Escola iria ser contemplada com uma Biblioteca. Esta Biblioteca seria fruto de uma candidatura à Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).

Fiquei surpresa quando consultei a plataforma da RBE, e verifiquei que constavam nessa plataforma candidaturas do Marco de Canaveses, nomeadamente de Constance, Sobretãmega e Sande, mas não estava contemplada a EB1 de Eiró.

Questionei o Agrupamento de Escolas, que me informou que as candidaturas tinham sido articuladas entre o bibliotecário da câmara municipal e o do agrupamento. E que teria sido a autarquia, a co-responsabilizar-se, por escrito, pelas obras a realizar nas escolas a candidatar. Salvaguardando contudo, que teriam dado instruções para a realização da candidatura para Soalhães, e que consideravam esta escola prioritária.

Na penúltima reunião de assembleia, questionei o executivo de câmara sobre esta questão.

A resposta da Sra. Vereadora da Educação, Dra. Gorete Monteiro foi de que, “ .. as candidaturas são feitas pelos agrupamentos de escolas, e não pela câmara municipal…”.

De facto, não são as câmaras que fazem as candidaturas, mas pelos vistos o executivo da Câmara do Marco decidiu intervir neste processo. Contra a vontade do Agrupamento de Escolas, decidiu dar instruções para que a candidatura fosse para Sobretâmega.

Numa comunicação do Agrupamento sobre este assunto, o bibliotecário explicita esta situação, e passo a citar:

“Como o senhor director saberá, as candidaturas, que são por nós submetidas, estão absolutamente dependentes da assunção da co-responsabilidade da câmara municipal, que deverá promover as obras de requalificação até ao inicio do ano lectivo seguinte e que, por isso, assume essa disponibilidade, com assinatura do senhor presidente, e num outro documento, projecta o espaço que sofrerá as devidas requalificações. Foi isso mesmo que solicitei ao senhor Dr. João Duque (bibliotecário da câmara municipal), que a dias do término da candidatura, me informou ser opção da câmara municipal do marco de canaveses a requalificação para o concurso do espaço de Sobretâmega.”

Os Soalhenses saberão tirar as devidas ilações desta opção da câmara municipal.

Como disse, e volto a dizer, nada me move contra as outras candidaturas, só não compreendo porque não se fez também a de Soalhães.

As crianças de Soalhães não terão o mesmo direito?

Cristina Vieira

5 comentários:

  1. Ih! doutora cristina,como o manel ficou furioso consigo.O tipo tem um pó que nem dá para disfarçar.doutora cristina faça como os outros presidentes de junta vá-lhe comer à mão, que o manel amansa logo

    ResponderEliminar
  2. O texto de Cristina Vieira vem retomar uma das muitas fragilidades derivadas da falta de políticas sociais, educativas ou outras, no Marco, por parte do executivo municipal e das suas chefias de confiança. E MM fica furioso quando criticado, ou seja, o "gentleman" morreu...
    Fez-me recordar o triste episódio, que vivi, em 2009, na Rede Social, aquando da mais que discutível atribuição da execução do Contrato Local de Desenvolvimento Social a uma IPSS "de confiança", donde saí insultado por Manuel Moreira. Lembrei-me, ainda, das pressões da baixa política marcoense para a não aprovação de certas candidaturas ao PRODER, nesse mesmo período, como um baixo ajuste de contas com pessoas e, por arrasto, com instituições...Ainda hoje, por tal, pago, na "pele", ou seja, na minha vida profissional, o preço de ter demonstrado a incompetência da equipa de Moreira na área social.
    Não existe, na Câmara do Marco, neste momento, qualquer direcção política ou qualquer ética política. Tudo é atribuído "a granel" , desde subsídios, até a equipamentos, como esta Biblioteca. E os dirigentes de departamentos e serviços, que são Técnicos e logo, deviam ter, antes de mais, ética profissional, legitimam, como no caso vertente do post, o que Manuel Moreira decide.
    Depois, como ouvi, via rádio, na Assembleia Municipal, um Manuel Moreira completamente perdido e já sem verniz para quebrar, até se dá ao luxo de insultar deputados municipais ou presidentes de Junta, como fez com Cristina Vieira, uma vez mais...
    Mas podemos, felizmente, mudar de políticas e de políticos. Manuel Moreira escolheu sair, em breve, "de rastos", porque não conseguiu vencer a sua soberba e a mediocridade de quem, na educação, acção social e cultura, o rodeia, em termos políticos e técnicos.
    Aguardemos por outros desvarios, insultos e arrogância de um "ex" cidadão educado. E pela sua saída. Por uma porta, espero, (muito) pequena...

    ResponderEliminar
  3. Assisti à assembleia municipal do passado dia 27 de Abril e só me faltou dar uma boa gargalhada ao ouvir a senhora vereadora do pelouro da cultura,Dra. Gorete Monteiro,justificar o injustificável da decisão de atribuição da biblioteca às escolas de Sobretâmega,com o paupérrimo argumento,não do critério da sua utilização futura por um número muito maior de alunos em Soalhães que em Sobretâmega, mas sim porque em Soalhães seria necessário a Câmara Municipal efectuar algumas obras de adaptação.
    Não será difícil imaginar,que tais obras nunca poderiam ser de grande envergadura,nem a vereadora o referiu.
    Em resumo,para esta senhora VEREADORA DA CULTURA,mais importante é poupar uns trocados,que investir num número bem mais dilatado de alunos em Soalhâes - 90 em Sobretâmega,em comparação com mais de 200 em Soalhães.
    Mais uma vez,NÃO FAÇAM DOS OUTROS BURROS,todos sabemos qual é a cor política da senhora presidente de junta de Sobretâmega e até qual o seu local de trabalho.
    Aquelas coisas "esquisitas" do compadrio,do seguidismo,das decisões a cheirar a corrupção,só podem ser obra de Sócrates.Pelo menos é aquilo que penso,eu que até sou "crente" e um "apóstolo da Verdade e da Justiça".
    Ah!Eça,se vivo fosses,quanto material não colherias cá no burgo,para mais uma data de obras bem ao teu jeito.

    Miguel Fontes

    ResponderEliminar
  4. Caro JORGE

    Permita-me, que me dirija ao meu amigo Abel Ribeiro para lhe dizer que subscrevo tudo, quanto afirmou no seu comentário. De facto o "verniz" estala sempre que alguém demonstra as incomptências deste Executivo e chamo incompetência para não dizer algo de mais gravoso. Vê-se, à vista desarmada, que o compadrio e o nepotismo estão instalados. São asneiras mais que muitas e de diversas formas. É um Executivo muito fraquinho, apoiado por um grupo Municipal também fraco,mas muito atento e venerador em relação ao seu "CHEFE". São"águias" na arte do insulto, em relação aos seus adversários políticos, mas muito incompetentes nas acções, salvo uma ou outra personalidade por parte do PSD, pois reconheço que dentro daquele grupo existem personalidades que me mereçem o máximo respeito e a quem reconheço alguma competência e seriedade.

    Saudações Democráticas

    José António

    ResponderEliminar
  5. Caro José António

    O dito popular,"na primeira quem quer cai,na segunda cai quem quer,na terceira só cai quem é burro",poderá ter aqui inteira propriedade.Depois ainda há os ingénuos(?),os "inocentes",os "betinhos".Enfim,toda uma panóplia de personalidades.O mundo da Política é mesmo assim,pelo menos é aquilo que me dizem os "entendidos".

    ResponderEliminar