quarta-feira, 13 de abril de 2011

O Agente Duplo

Na sequência da sugestão do leitor António Ferreira, transcrevemos na íntegra o interessantíssimo artigo de hoje de Manuel António Pina," pescado" no JN online:

Tenho, cá para mim, uma teoria que tem vindo a tornar-se crescentemente "sustentável" (finalmente consegui escrever a palavra "sustentável"; tantas vezes deglutida por aí, com óbvios sinais de prazer, julguei que tivesse um sabor especial; não sabe a nada).

Onde é que eu ia? Ah, a tal teoria. É ela que o juvenil Pedro Passos Coelho, putativo futuro ex-primeiro ministro, é um infiltrado do PS.

A coisa (a teoria) começou a ganhar corpo durante as campanhas contra os contribuintes conhecidas por PEC 1, PEC 2 e PEC 3, e pelos subsequentes pedidos de desculpas do jovem líder aos portugueses por se ter alistado (forçado por quem?) nas expedições punitivas do PS contra funcionários públicos, pensionistas, desempregados & afins.

Depois, sempre que as sondagens pareciam dar ao PSD vantagem sobre o PS, Passos Coelho vinha a público estragar tudo: foi o anúncio de que o PSD acabaria com a proibição de despedimentos sem justa causa, com a escola pública, com o SNS; de que o PSD aumentaria o IVA; de que o PEC 4 não foi, afinal, "suficientemente longe"... Agora, coincidindo com nova sondagem, revelou à TVI que, contrariamente ao que dissera para justificar o voto do PSD contra o PEC 4, teve conhecimento prévio do documento e até o debateu pessoalmente com o primeiro-ministro em S. Bento.

Se Passos Coelho não for o director-sombra de campanha do PS para as próximas eleições é, pelo menos, um agente duplo.

3 comentários:

  1. Acredito que a melhor vitória que PPC terá como agente duplo vai ser a garantia de uma maioria absoluta para José Sócrates.

    Cada dia que passa, e que PPC tem oportunidade de poder falar (leia-se atrapalhar), é garantido que o PSD perde votos.

    Para não correr riscos já garantiu os lugares seguros de acesso a deputados reconhecidos como apoiantes do Bloco de Esquera e tem garantidamente criado o maior número possível de problemas à líder alemã de direita, não vá esta impedir a sua execelente estratégia.

    Para que não exista qualquer possibilidade de uma vaga de fundo por parte dos laranjas já assegurou que Manuela Ferreira Leite, António Capucho, Paulo Rangel, Luis Filipe Menezes ou Pacheco Pereira não tenham qualquer possibilidade de impedir a tremenda derrota do PSD.

    Os únicos sociais democratas que poderão impossibilitar a derrota total do PSD são Manuel Moreira que sabe como ninguém aproveitar as obras dos outros e estar presente em todas as festas, jantares e comemorações (aliás tem o merecido nome de código de "emplastro") e o seu camarada de festas, festinhas, comes e bebes António Coutinho.

    Assim temos de uma lado José Sócrates e todo o trabalho subservivo de Pedro Passos Coelho e do outro Manuel Moreira e Martinho que tentam a tudo o custo que o país esteja tão bem financeiramente como o Município do Marco.

    Eu estou a torcer "obviamente", apesar de tudo, pelo Pedro.

    ResponderEliminar
  2. Admiro há muito a fina argúcia e ironia com que Manuel António Pina nos brinda nos seus escritos no JN.Sou seu leitor habitual,não falho uma.
    Espero que por muitos e bons anos,M.A.Pina nos possa continuar a gratificar a alma com os seus escritos.

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida nenhuma que Manuel Pina nos tem brindado com muitos artigos excelentes sobre os quais devemos reflectir.

    ResponderEliminar