terça-feira, 12 de abril de 2011

50 anos da aventura no Espaço


Hoje comemoramos 50 anos que Iuri Alekseievitch Gagarin se tornou o primeiro ser humano a ir ao espaço a bordo da nave Vostok 1 na qual deu uma volta completa em órbita ao redor do plante e disse a famosa frase “A Terra é azul”. Foram 108 minutos em órbita que modificaram a história da Humanidade, e eu hoje só tenho uma palavra para deixar em honra deste cosmonauta russo:

“спасибо”

No ano passado tive a sorte de poder ter estado frente a frente com outro herói do espaço, Neil Armstrong. Comemorava-se os 41 anos da chegada do homem à Lua. Visitava o National Air and Space Museum em Washington DC e encontrei-me frente a frente com um deste heróis das primeira viagens do Homem ao Espaço. Recordei a valentia destes homens Russos ou Americanos, Cosmonautas ou Astronautas e as lágrimas chegaram-me aos cantos dos olhos.

Mas não me esqueci da valentia de outros exploradores que quinhentos anos antes também arriscavam a sua vida para dar novos mundos ao mundo. Não se chamavam Iuris ou Neils, mas eram Vascos, Pedros ou Fernãos. Não falavam em Russo ou Inglês mas em Português. Mas eram uns e outros Homens corajosos e aventureiros que arriscaram a sua vida para que todos nós pudéssemos ter um futuro melhor.

A todos o meu obrigado

Sem comentários:

Enviar um comentário