domingo, 17 de outubro de 2010

Polémica sobre Fernado Alves dos Santos continua (III)

Neste últimos dias quer na blogsfera, quer em conversas fora dela, tenta-se fazer crer que eu afirmei que existiram agressões físicas de Fernando Alves dos Santos a um oficial da GNR e, por outro lado, que ele não tinha agredido ninguém e a razão da sua detenção teria sido outra.

É facilmente demonstrável que ambas as afirmações são falsas.

A primeira lendo o que eu escrevi. Nem com o esforço inglório do filho de Fernando Alves dos Santos se encontrou nada em que eu tenha afirmado que existiram agressões físicas. Primeiro porque não o disse e depois porque o dizer a propósito desta discussão seria irrelevante. Quem o afirmou foi, quanto eu saiba, só o Jornal de Notícias.

Dito isto pareceria que então não existem provas de agressão por parte de Fernando Alves dos Santos.

Mas na realidade , analisando-se com cuidado o comunicado da AD Marco09 temos várias passagens que devem ser analisadas: "As palavras trocadas entre os dois Presidentes dos Clubes, pessoas que se conhecem há longa data, foram momentos de alguma exaltação perfeitamente controlados e controláveis. Não houve agressões."

Não terão existido agressões físicas.  E agressões verbais poderão ter existido?

Chamo a atenção que uma agressão é: acto ou efeito de agredir, ataque violento, hostilidade ou provocação.  E agredir significa: atacar, assaltar, insultar, ofender, ferir, causar sensação desagradável ou incomodar.

Já no posto da GNR, e no comunicado poderemos ler que: "terá provocado reacções desajustadas e desnecessárias por parte dos envolvidos, que levaram à detenção do Presidente da Direcção da A.D. Marco 09, factos que serão tratados nos lugares adequados".

Mais uma vez mesmo que não tenham existido agressões físicas é fácil de perceber que existiram agressões de outro tipo.

Por fim ainda se pode ler que: "negou qualquer agressão ou vontade de tal aos elementos da GNR".

Mas estava-se a falar de agressão física ou outros  tipos de agressão?

Resumindo pedia que não me agredissem intelectualmente com o fim de me agredirem politicamente com  o intuito disfarçado de me calarem. Eu sei que sou incómodo e que tenho falado do que incomoda o poder, mas como já várias vezes foi dito aos interessados tenho 49 anos e não preciso que enviem recados por ninguém. Também não existe no Marco ninguém suficientemente horrendo para eu ter medo e calar-me.

Neste assunto continuo de qualquer modo a desejar a minha solidariedade para o homem Fernando Alves dos Santos que teve um dia mau e na sequência duma desnecessária discussão futebolística acabou por vir a ter problemas com a justiça.

15 comentários:

  1. Caro Jorge Valdoleiros,

    Muito poderia criticar na sua forma de falar do comportamento dos outros, mas apenas vou referenciar-me à seguinte passagem do seu texto:

    "Nem com o esforço inglório do filho de Fernando Alves dos Santos se encontrou nada em que eu tenha afirmado que existiram agressões físicas."

    Para bom entendedor, meia palavra basta, e viajando até ao post integral da notícia do JN e analisando os seus comentários, há uma frase bastate infeliz:

    "Pessoalmente o que escrevi foi só depois de ter a total certeza que os factos eram aqueles".

    Sendo o seu comentário da sequência da notícia do JN que refere:

    "alegadamente, ter agredido a soco um elemento da GNR em pleno posto da guarda"

    Parece-me claro que já se referenciou a agressões físicas. Ou agora vai afirmar que já não tem a certeza?

    Ainda sobre esta sua frase infeliz, meu caro, é estranho que o senhor seja superior à nossa justiça, e já tenha certeza dos factos. Contudo, como não ouviu ambas as partes, independentemente das razões pelas quais não ouviu, parece-me que as suas certezas não tem qualquer credibilidade, e apenas servem para iludir os leitores deste blogue.

    Não tente procurar em citações do comunicado e comentários a blogues indicações de factos que não ocorreram... Não ofereça a sua solidariedade quando claramente tenta queimar a figura pública do Sr. Fernando Alves Santos.

    Páre para pensar um bocadinho...

    ResponderEliminar
  2. Caro Anónimo

    Tenho mesmo que parar para pensar e saber como é que se poderá combater a iliteracia no Marco, para não existirem dúvidas o significado da palavra é:dificuldade em ler, interpretar e escrever.

    Primeiro, o esforço inglório significa esforço sem proveito, sem encontrar resultado.

    Eu até poderia ter as minhas dúvidas, sobre a notícia do JN. Mas não é isso que está em causa. A própria notícia por si só é uma notícia para a nossa terra. Nem discuto a capacidade do Jornal Notícias de verificar os factos e as suas fontes, mas acredito que sejam superiores à minha. Aliás não ponho em causa essa notícia pois não apurei nada em contrário excepto o testemunho do próprio Fernando Alves Santos e quem o acompanhou.

    Claro que sem ouvir todas as partes tenho que admitir que o JN até pode estar certo.

    Mas não é esse o problema, pois tenha existido ou não agressão física, este caso é sempre muito grave, sobretudo realizado por um Presidente de um clube onde se realiza formação de jovens.

    Depois o que significa alegadamente: supostamente, hipoteticamente.

    Ou seja ou não percebe Português e isso desculpo, ou então tenta fazer os Marcoense de burros.

    Aliás estamos mais uma vez a falar da notícia do JN, não tente confundir ninguém porque estarei aqui sempre para voltar a esclarecer os factos. Em alguns regimes de assembleias é que a última palavra é sempre dos mesmos, aqui na Blogsfera a Democracia impera (manda, domina, prevalece).

    As razões porque não pude ouvir uma das partes é porque um grupo de pessoas do Marco considera-se acima de todos, e não quiseram ser ouvidos, a culpa não é minha e se for inteligente perceberá que é uma má estratégia para esse grupo agora que os problemas são muitos e até era bom que o diálogo existisse.

    A minha solidariedade é para o homem, pois eu tenho suficiente capacidade para distinguir a figura pública do homem.

    Claro que a figura pública não pode ter o meu apoio. Não podemos continuar a ter em posições de alguma importância no Marco pessoas que tenham deslizes daqueles.

    Na minha opinião o pior desses delizes passou-se quando não se admitiu publicamente o erro, quando se limita imediatamente os esclarecimentos a alguns, quando se ataca tudo e todos quando a culpa dos acontecimentos tem origem unicamente nos acontecimentos que se passaram dentro da esquadra da GNR.

    ResponderEliminar
  3. Interessante como se defende passando para o ataque pessoal e admitindo que o anónimo é marcoense...

    Assim se vêem as coisas...

    ResponderEliminar
  4. Parece paranóica esta discussão,mas não é, podem crer,tem objectivos bem claros e bem definidos.
    É notório que Jorge Valdoleiros,pela leitura dos seus postes,parece basear-se essencialmente na notícia publicada pelo JN,quanto à afirmação que houve (ou será que não houve?)agressão física por parte de Fernando Alves ao 2º sargento da GNR.
    Também não me parece,tratar-se,como diz o anónimo (analista do caso) das 17:57,duma premeditada intenção de queimar a figura pública de Fernando Alves.
    É que,como se pretende insinuar,ou mesmo afirmar,que há,ou houve,por parte de Jorge Valdoleiros,a manifesta intenção de queimar a figura pública deste,ou doutro qualquer cidadão,a parte ofendida,deveria neste caso,ter exigido desculpas públicas e a respectiva correcção,ao jornalista do JN,autor de tão mediática notícia.
    Ou haverá também por parte do profissional do JN a premeditada intenção de queimar a figura pública de Fernando Alves?
    Voltando ao meu amigo anónimo das 17:57,que afirma a dada altura e passo a citá-lo,"...comentários a blogues indicações de factos que não ocorreram...".
    Ora admito pelo seu anonimato,que não se trata do visado Fernando Alves e depreendo que também não será conhecedor da matéria do auto(ou será?)levantado pela autoridade policial,terei o direito de presumir,que até que a Justiça se pronuncie sobre este incidente,envolvendo a figura pública,o Presidente do Marco09,estaremos perante duas Verdades,a da notícia do JN e a versão do anónimo das 17:57.
    Pela minha parte,quem tem total solidariedade nesta polémica,são os dois cidadãos Fernando Alves e Jorge Valdoleiros,já que os "profissionais anónimos" da política desta terra,mais não pretendem do que fazer dum a "Catarina Eufémia",do nosso Marco e do outro
    um "Inquisidor-Mor",da bem conhecida e fundamentalista organização católica, de triste memória.

    ResponderEliminar
  5. Meu caro anónimo,interessante como se defende ou não,admitir que o anónimo é marcoense ou não,é superlativo.
    A questão que deixo para ser respondida pelos "donos da democracia no Marco",mais preocupados em amordaçar os outros,do que em se preocuparem com os destinos da nossa terra,é se consideram que um graduado da GNR,que tem debaixo do seu comando outros elementos policiais,dá voz de prisão a alguém por motivos fúteis?
    Haja bom senso.Todos nós temos o direito ao bom nome,mas como diz o nosso Povo,"no melhor pano cai a nódoa",ou se quiserem,um dia infeliz todos nós temos.Terá,ou não,sido o caso?
    Todos sabemos que o Futebol é um mundo de paixões e a paixão muitas das vezes sobrepõe-se à frieza da Razão.

    ResponderEliminar
  6. Ao senhor anónimo das 18:46,ataque à figura pública nas vestes de presidente dum clube desportivo,do Marco ou outro qualquer(Pinto da Costa,José Bettencourt,Luís Filpe Vieira,etc.) nunca foi,nem será ataque pessoal.
    Realmente a iliteracia trasnformou uma percentagem significativa de Portugueses em analfabetos dos tempos modernos.
    É pena,assim nem Portugal,nem o nosso Marco tem pernas para andar.

    ResponderEliminar
  7. Caro Anónimo das 18:58

    Se os anonimos se identificassem era mais fácil sabermos se são do Marco ou não. Como grande parte dos nossos leitores são de facto do Marco é natural que eu considerasse um anónimo como sendo do Marco.

    Mas neste caso eu aposto que os vários anónimos que comentam este assunto são mesmo do Marco. Acredita que alguém mais perderia tempo a defender o indefensável? Ou que este tipo de dicussão sobre a alegada agressão de um presidente de clube desconhecido a um GNR fosse motivo de interesse para alguém? Se quiser eu transcrevo para aqui os comentários que foram feitos por pessoas que não são do Marco e são bem diferentes, infelizmente.

    Mais eu distingo facilmente aqui se estou a falar com um Marcoense, ou não, só pelo facto de ele escrever correctamente o nome Valdoleiros.

    Sabe que normalmente ninguém o escreve bem à primeira?

    ResponderEliminar
  8. Caro Jorge

    Afinal o Fernando Alves esteve detido ou não?

    Alguém o chamou ao posto da GNR?

    A autoridade porventura terá oferecido alojamento ao Fernando Alves por simples arrufo verbal?

    Não nos tomem por papalvos . . . Compreeendo e é visivel o incómodo, mais um, nas hostes laranjas . . . Para quem durante tanto tempo condenou estes actos e métodos, estamos conversados!

    O Manuel Moreira, mais uma vez, comete erro politico permitindo aos seus boys a defeesa deste processo.

    Estamos entregues . . .

    ResponderEliminar
  9. Pelo menos deveria ter tido a competência para saber selecionar os seus "boys".
    Quem se está a rir,a bom rir,eu até sei,mas não me peçam para os denunciar.
    Ah!Que cruz a nossa!

    ResponderEliminar
  10. Caro anónimo das 21:40

    Está totalmente enganado os "boys" foram escolhidos a dedo.

    "Boys" que não lhe façam frente, com pouca ambição, com competências limitadas, que estejam já "entalados" em algumas destas decisões no passado...

    Acredite foram bem escolhidos.

    Agora quem não se está a rir de certeza são os Marcoenses que amam a nossa Terra. Eu posso ironizar mas custa-me muito saber que vai ser muito difícil recuperar o Marco quando estes senhores abandonarem o barco.

    Será difícil mas é uma tarefa que terá de ser realizada para bem de todos nós.

    ResponderEliminar
  11. Dr. João Valdoleiros

    Muitos Parabéns por ter trazido a discussão este tema que de facto mancha a bela imagem do Fernando Santos! Mas o mais engraçado é o filho dele tentar desculpar uma coisa que deve ser punida! Que bela educação que aqui temos!
    Se eu tivesse na posição do Fernando Santos demitia-me da AD Marco 09 por ser uma meu exemplo para os miudos que lá se formam desportivamente e pessoalmente! Segundo, demitia-me das funções do PSD por não ser este o espírito das pessoas que lideram o PSD Marco muito menos do Presidente da Câmara. Aliás lembro que no passado o Dr. Manuel Moreira levou uma bofetada e nem reagiu.
    Quanto ao Nuno Santos, duas coisas! Primeiro ele não é Eng. é estudante, daí um pouco de humildade ficava-lhe bem. Segundo, nao sei como o Dr. Jorge Valdoleiros se presa a discutir com alguém tão limitado políticamente. Sem argumentação, sem ideias!
    Eu sou soliatista mas conheço, embora agora mais afastado por circunstâncias profissionais o Luís Pinto Presidente da JSD Marco e questiono-me se ele sabe disto? Com a postura que lhe conheço gostaria de saber qual será a sua posição em relação a este assunto! E que este pseudo-iluminado está a por em causa uma estrutura... Embora não se aperceba, é a limitação que falava!...

    José Nuno Pinto (VBB)

    ResponderEliminar
  12. Meu caro José Nuno Pinto(VBB),penso que por simples distracção dirige à minha pessoa,João Valdoleiros,a autoria deste tema "Fernando Alves".
    Não é o caso.
    Quem é o autor dos vários postes sobre "Fernando Santos" ou "Fernando Alves" é o meu filho Jorge Valdoleiros,que não é Dr.,como erradamente o tratou,mas sim Engenheiro,licenciado pela FEUP,há muitos anos.
    A minha única intervenção,limitou-se em eslarecer a curiosidade,compreensível,do meu amigo Miguel Fontes,que me abordou sobre este assunto.
    Com a minha consciência,fica a opinião,que formulei desde a primeira hora,sobre este triste incidente.
    O Marco de Canaveses precisa é que se discutam assuntos de elevado interêsse no presente e que se cuide do nosso futuro próximo,em cujo horizonte despontam nuvens bem negras.
    Os Homens,no meu modo de ver a vida,são o elemento menos importante,são substituíveis.
    O nosso Marco é que deve contar,não tem substituto.
    É tempo de concórdia,não de imposição de quaisquer posições políticas,não de extremismos,mas também não de jogos sujos de bastidores.
    Cristo disse "quando te esbofetearem oferece a outra face",eu,e disso podem estar certos,não sou Cristo,não oferecerei nunca a outra face.

    ResponderEliminar
  13. Caro Jorge
    Porque este meu comentário poderá ser um pouco longo vou reparti-lo por duas partes;
    Depois de ler e reler os teus post's, sobre o tema "Polémica sobre Fernando Alves Santos" e após analisar os comentários do Sr. Nuno Filipe Gomes Santos permitam-me, que me dirija a este leitor, apresentando-me, desde já, como sendo teu tio, militar e um simples cidadão que só conhece o nosso Marco há 64 anos e onde nasceram os seus filhos. Só por isto já me sinto com legitimidade para discutir, com quem quer que seja, todo e qualquer assunto, que considere com interesse para o Concelho de Marco de Canaveses. Também é certo que não me passaste procuração para te defender, mas entendo que a verdade é como o azeite, vem sempre á tona, e por isso vou dirigir ao leitor atrás referido algumas palavras. Começo por me explicar porque o trato por Senhor e não por qualquer titulo académico porque entendo que só em Portugal é que se usa esse modo de relacionamento, a maior parte das vezes, por vaidade pessoal. Provavelmente não é o seu caso, pois, tanto se apresenta como um normal cidadão, como se intitula Engenheiro - Está inscrito na Ordem dos Engenheiros? -, no entanto isto para o caso é irrelevante. O que é substantivo é que o Senhor Nuno Santos acusou o meu sobrinho, de denegrir a imagem do seu Pai. Ora pela leitura dos seus diferentes post's não lhes encontro nada sobre as suas preocupações, outrossim, encontro é posições verdadeiramente sustentáveis em como o Cidadão Fernando Alves Santos, enquanto Presidente duma Associação Desportiva -Marco 09 - parece ter tido atitudes, que em nada prestigiam a função que até aí, tão bem tinha representado. Não podemos confundir os planos - pessoal e/ou institucional e é sobre este último ponto que Jorge Valdoleiros, muito bem chama a atenção, tendo-se insurgido e a meu ver, bem, contra tudo o que se passou. Sobre o plano pessoal nada a apontar, pelo menos da minha parte pelo que o cidadão Fernando Alves Santos tem toda a minha solidariedade, enquanto ser humano, mas há momentos da vida, em que nem tudo nos corre bem e cometemos erros, que mais tarde ao analisar mais a frio os respectivos erros verificamos que poderíamos ir por outra via. Enfim é a vida. Devo dizer ao Senhor Nuno Santos que ao fazer a defesa do seu pai do modo como o fez, parece-me, não ser a mais ajustada, pois provavelmente não o ajudou nada e só o prejudicou e explico porquê. Afirmou, que o Senhor é membro da Juventude Social - Democrata, logo chamou para a discussão politica um tema que envolvia sómente questões do simples exercício de cidadania. Não é o Senhor seu Pai um elemento da Comissão Politica do PSD do Concelho de Marco de Canaveses e membro da Assembleia de Freguesia do Freixo? Pelo que a sua intervenção me parece ter sido um autêntico "tiro no pé" para a credibilidade da sua intervenção em nítido prejuízo do seu Partido. Possivelmente, tentou descredibilizar o Blog "Marcoense como Nós" como alguns anónimos o quiseram fazer, mas fique bem ciente que neste blog respira-se LIBERDADE, FRATERNIDADE e IGUALDADE, aliás de acordo com a Constituição da República e com os Princípios Doutrinários do PS…( o Comentário continua).

    ResponderEliminar
  14. (Continuação do comentário)
    Também sou sócio do Marco 09, a quem auguro e desejo os maiores feitos e sigo com atenção o seu desempenho, mas não me revejo nos problemas? que surgiram.
    Para um melhor entendimento dos assuntos que apareceram na Comunicação Social, esclareça-me, se souber, o seguinte:
    -Houve ou não houve problemas no Estádio entre Dirigente(s) dos dois Clubes Marco 09 e do Ermesinde?
    - A G.N.R. interveio ou não?
    - O problema de Ordem Pública não ficou sanado?
    - A que se deve a presença do Presidente Sr. Fernando Alves no posto da G.N.R.?
    -Acha que um graduado da G.N.R. dá voz de prisão a um cidadão, se não houver matéria de facto para o fazer?
    - Estava o referido graduado da G.N.R. em presença de subordinados?
    - Essa prisão foi ou não, validada por um Magistrado?
    - Foi, ou não foi levantado um Processo de Inquérito para apuramento de eventuais responsabilidades criminais?

    É que, sem a resposta a estas e muitas outras questões nada se esclarecerá e as especulações poderão continuar, sempre em desfavor do Senhor seu Pai, a quem, como já disse anteriormente desejo o melhor nesta situação tão aborrecida.
    Permita-me que lhe sugira, que pare para pensar, porque os valores, que o seu Pai lhe ensinou concerteza erão dos melhores, mas o Senhor é que ainda não os apreendeu, e porque, o Sr. Nuno Santos sabe, que eu sei, que o Sr, sabe do que estou a falar, é que a palavra gratidão, ainda, me parece, que não faz parte do seu léxico. Não basta ser um defensor empenhado numa causa, é preciso também ÉTICA em todas as coisas da vida, por mais simples que elas sejam e por hoje fico-me por aqui.

    Saudações Democráticas

    José António

    ResponderEliminar
  15. No comentário anterior onde se lê: "erão", deverá ler-se serão.
    As minhas desculpas pelo erro
    José António

    ResponderEliminar