sábado, 16 de outubro de 2010

A polémica sobre Fernando Alves dos Santos continua (II)

Caro Colega Engenheiro Nuno Santos
 
Não deve ter lido bem, nem percebido a ironia da minha resposta ao anónimo que intitulou o seu pai como pistoleiro.
 
Anónimo disse...
O pistoleiro para além de presidente da AD Marco09 é também dirigente do PSD Marco, presidente da Assembleia de Freguesia do Freixo e esteve ligado á arbitragem como juiz de linha. Temos sucessor do AFT.

Jorge Valdoleiros disse...
Caro anónimo das 13:21
Concordo consigo em tudo menos na palavra "pistoleiro" que acredito que foi colocada a mais.

Ele só deu duas opiniões. Uma que eu considerei de má criação, a segunda que compara o seu pai com AFT. Eu concordo que a atitude do seu pai naquele dia me fez lembrar atitudes muitos semelhantes às de AFT no passado. O futebol no Marco sempre teve esse cariz de aquecer excessivamente os ânimos.
 
Os outros factos, nomeadamente o facto de o seu pai pertencer ao PSD, não são opiniões que eu tenha de discordar ou concordar. Essa ligação entre o ADMarco09 e o PSD não foi realizada nunca por mim, mas por acaso  está, com ou sem intenção, a realizá-la quando assina os seus comentários na qualidade de militante da JSD.

Até aqui e partindo do princípio que saiba respeitar as opiniões de terceiros não vejo nada que justifique a sua afirmação:

"Você é um homem muito pequeno comparado com Fernando Santos, se de facto acredita nesta sua afirmação, pois ele não julga sem ouvir as duas partes".

Sobre ouvir as duas parte é interessante colocar a questão porque ficou muito mal que o pedido de divulgação da conferência de imprensa realizado pela AD Marco09 sobre este assunto, refira que "Esta conferência é de acesso exclusivo a associados do clube e à imprensa, devidamente credenciada."

Mal porque exclui os Marcoenses que de facto são os "donos" do Estádio Municipal, mal porque assim a AD Marco09 e o seu próprio pai se auto-excluíram de serem ouvidos ou questionados. Como director da AD Marco09 fica mal que agora venha dizer que eu deveria ter ouvido quem nos impediu de ir à conferência de imprensa. E se o seu pai tinha conhecimento da convocatória não é então a pessoa que queira ouvir as outras partes. 

Sobre o comentário onde diz:

"Você fala da assêmbleia municipal que lhe falaram nos parentes chegados do seu pai, neste caso está a mencionar o nome do meu pai, não de nenhum parente próximo, como tal sei bem de quem falo"

Tenho a dizer que existe uma grande diferença em eu ter criticado a atitude do seu pai identificando-o e explicando porquê. Estar pronto agora a discutir consigo as razões da minha opinião e se um dia tiver a oportunidade de o fazer o mesmo com o seu pai. Estar disponível mentalmente a pedir desculpa de algo que venha a verificar que tenha sido menos correcto. Ao contrário na agressão verbal que eu e os meus familiares fomos alvo, não foi identificado o alvo, o motivo ou as razões. A pessoa não tem carácter para pública ou em privado me enfrentar como eu estou a fazê-lo consigo. E não acredito que alguma vez me seja pedida desculpa mesmo que preto no branco esteja já provado que eu nunca escrevi nada sobre a esposa do dito senhor. Ou não é verdade?

Mas respeito que toda a situação pela qual o seu pai passou o terá afectado como filho e pessoalmente ambos terão a minha solidariedade. Não digo com isto que ilibe a atitude do seu pai.
 
Sobre a minha afirmação em que disse:

"Claro que tenho de distinguir a formação que a AD Marco09 dará aos escalões de formação do mau exemplo dado no fim de semana pelo, ainda, presidente do clube.

Mais uma razão para que este se afaste do clube está no "facto" de com a sua atitude estar a dar um péssimo exemplo aos miudos."

E que criticou dizendo:

"Na próxima vez que tentar pedir, ou sugerir, a demissão de alguém sem conhecer factos pense duas vezes se realmente quer estar no mundo da politica, como dá a entender estar e faça-o de forma honesta e não veja as cores do seu partido de um modo cego."
 
É tão fácil perceber as minhas razões porque os factos indiscutíveis é que a atitude do seu pai foram alvo de divulgação mediática por um dos líderes da imprensa escrita, Jornal Notícias, que atingiram de certeza muitos mais leitores que todos os blogs juntos do Marco. Isto é um facto.

Afinal o seu pai e eu tínhamos a mesma opinião, ou não é verdade?

Depois não traga outra vez para aqui uma guerra partidária e depois venha afirmar que fui eu que a trouxe. Eu não fico cego com nenhuma cor do espectro partidário, já o provei no meu quase meio século de vida isso mesmo. Até já fui um eleito autarca em coligação com o seu partido, portanto não me confunda com outros "cegos da política".

Sobre o facto de eu ter dito que:

"De facto Fernando Alves não foi responsável pela ressureição de nenhum clube. O FC Marco já era, e por culpa da má gestão e de atitudes de alguns que foram afastando muita gente do clube.

A AD Marco09 é outro clube, que em comum tem ser um clube do Marco, de utilizar o mesmo Estádio, e pelo vistos de ter também herdado alguns dos maus costumes do FC Marco.

Nunca senti nenhum orgulho de ser identificado com Presidentes que davam pontapés em cadeiras, mas temos que reconhecer que o actual "presidente da treta", alegadamente, terá ultrapassado com a sua atitude os maus comportamentos anteriores.

Sobre os "iluminados" do Marco que navegam na internet e fazem comentário em blogs, acredite que o fazem porque consideram que é importante abrir os olhos dos Marcoenses, ou considera que é melhor apoiar a atitude tomada por esse "presidente da treta".

Já agora esses "iluminados" trabalham e contribuem com os seus impostos para que, por exemplo, o seu "presidente de treta" possa utilizar um Estádio Municipal que foi pago com o dinheiro desses impostos."

Onde depois afirma que:

"Maus costumes não temos, leia o mapa de castigos da AFP e alem disso temos Técnico Oficial de Contas não devendo nada a niguém, que é algo inédito aqui no Marco".

O único mau costume que a AD Marco09 herdou foi este tipo de atitudes que eram usuais no FCM do tempo de AFT e que apareceram agora. Pode parecer que não é nada para si, mas tenho o direito de ter uma opinião formada após ter ouvido e lido as várias versões dos factos de quem esteve disponível para as dar. O colega Nuno Santos agora mostrou a sua indignação mas como testemunha ainda não respondeu às perguntas que lhe fiz ou deu a sua versão do que se passou.

Agora de uma coisa é que a AD Marco09 já não se livra é de após a divulgação desta notícia a nível nacional todas as pessoas que me falaram sobre o assunto até confundiram o seu pai com um anterior presidente (o que eu esclareci). E não me pode culpar de nada, não pode culpar mais ninguém a não ser o seu próprio pai, mesmo que não tenha sido essa obviamente a sua intenção. Ou pode?

Depois diz que:

"E está enganado, quem ergueu o clube e fez dele o que é foi Fernando Alves Santos".

Esta afirmação sua não a percebi e se tivesse lido todo o contexto com calma perceberia que foi mesmo isso que eu disse. O FCMarco acabou, a ADMarco09 é outra instituição. Estou certo ou não?

Ainda disse que:

Quanto a "Presidente da treta", uma vez mais peço-lhe para ter boas maneiras e educação que certamente teve dos seus pais e com a sua idade já não se justificam este tipo de comportamentos com "Deixa lá, é jóvem..."

Se mais uma vez tivesse lido todos os comentários e percebido o contexto talvez entendesse que a minha utilização de "Presidente da treta" (entre aspas) não era para ofender o seu pai.

Um anónimo utilizou esse termo sem aspas para referir-se ao seu pai. Mais tarde outro anónimo, muitos comentários depois, disse:

"É pena esse "presidente da treta" ter sido o responsável pela ressurreição do clube, quando mais ninguém teve a capacidade de o fazer. E também existem os "iluminados" do Marco que sabem navegar na internet e fazer comentários em blogs, sem dedicarem o seu precioso tempo a fazerem algo de útil, quando é tão mais fácil criticar o trabalho dos outros."

E foi só na resposta a este último post e entre aspas é que me referi ao termo "presidente da treta", e já agora também aos "iluminados". Eu não vi nada de errado pois treta significa: destreza na luta, astúcia, lábia, léria ou ainda coisas sem importância. Ainda por cima a utilização das aspas, em ambos os casos, era para assinalar a utilização irónica da palavra. Não para o seu pai, mas para o leitor anterior.

Como filho e numa leitura apressada percebo que possa ter considerado que insultei o seu pai. Mesmo não percebendo qual seria o insulto quero deixar ficar bem claro que não era essa a intenção e que se mesmo assim considera que o insultei peço as minhas desculpas a si e ao seu pai. Tal como diz a educação que me deram e a minha idade ensinaram-me a inutilidade da utilização dos insultos.

Espero que a minha posição tenha ficado esclarecida, mas se não for o caso estou ao seu dispor. Mas aproveito para dizer-lhe que as perguntas que lhe fiz ficaram sem resposta.

17 comentários:

  1. Interessante esta polémica,mas que depois de escalpelizada,se conclui sem muito esforço,tratar-se tão somente dum "fait diver",necessário às gentes do PSD para desviarem a atenção dos marcoenses de factos bem mais gravosos.
    Não que a honorabilidade das pessoas deva ser considerada coisa menor,longe de mim tal desiderato,mas não continuem a considerar os Marcoenses como cidadãos de vistas curtas ou mentecaptos.

    ResponderEliminar
  2. Essa malta do PSD anda toda atarantada porque a panela está a chegar ao fim. Até os BOIS do partido perceberam que não há dinheiro. lol

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo das 1:02

    Realmente preferia estar a debater temas mais importantes para o nosso concelho, mas fui outra vez chamado a este tema e não poderia ficar calado.

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo das 9:34

    Eu até preferia que o PSD estivesse neste momento mais lúcido e que pelo menos tentasse resolver os problemas do Marco.

    Depois penso que se refere aos BOYS, se for o caso penso que o Concelho em particular e o País em geral tem de acabar com esses parasitas da sociedade antes que eles acabem com o País.

    É compreensível que em lugares de destaque para todos nós estejam pessoas que nada fizeram na vida senão passarem pelas juventudes partidárias arranjarem uns "tachos" e depois irem progredindo na vida à custa de todos nós. Eu não tenho dúvidas independentemente da cor.

    ResponderEliminar
  5. Claramente não me conhece, mas dou-lhe um conselho. Fale com o SEU pai que sabe toda a verdade e já transmitiu a Fernando Santos a solidariedade para a veracidade dos factos.
    E se mesmo assim não confiar, poderemos falar e aí terá realmente um texto com verdades.

    Não responderei a provocações feitas a meu respeito e apenas saio em defesa do meu pai, pois não tolero a falta de moderação de comentários que foram feitos sobre alguém que representa 200 atletas e 600 e muitos sócios, em que todos sabem as regras, e vectores nucleares, com as quais contamos e seguimos.

    No entanto pergunto: Porque não surgiu um artigo sobre uma situação em muito similar que aconteceu na sexta-feira em frente ao antigo posto da GNR? Só que na sexta ninguém foi detido porque estavam populares que presenciaram a falta de bom senso e impediram a detenção, após chamada de reforços por parte da GNR. Coincidências a mais, não?
    Inteire-se da situação e pergunte o motivo pelo qual ia ser detido e aí publique, mas publique de modo bem claro e explícito o motivo pelo qual ia ser detido,e chegue às suas conclusões. Como vê não estou a tentar silenciar ninguém, estou a pedir exactamente o contrário. E esta situação não é única, certamente andará muita gente descontente com a actuação deste jovem e recente corpo.

    Nuno Filipe Santos

    ResponderEliminar
  6. Caro Nuno Santos

    Já falei sobre a conversa que ele ontem teve com o seu pai, e acredite que não foi exactamente assim. Mas se eu não tenho de receber recados pelo meu pai, também não os vou dar.

    Sobre falarmos consigo ou com o seu pai, estarei sempre disponível, o meu email é público (jvaldoleiros@artsecrets.pt) e o telmóvel (917532475) também.

    Se me enviar um texto sobre os acontecimentos claro que o publicarei (já agora sem alterações) pois essa é a política cá da casa.

    Se me der dados mais concretos claro que poderei apurar melhor os factos, agora não os posso advinhar.

    ResponderEliminar
  7. Estou cada vez mais siderado nesta polémica.
    O pai do Jorge Valdoleiros é chamado à derrima desta polémica,sem que tenha sido auscultada por ambas as partes a sua opinião no caso.
    Tive o cuidado de abordar o meu amigo Dr.João Valdoleiros,abusando da sua paciência e ousando entrar em questões que ele poderia considerar da sua intimidade,questionando-o sobre a afirmação,sim,a afirmação aqui deixada por escrito por Nuno Santos,que em passada conversa que aquele tivera com Fernando Alves,ele(Dr.João Valdoleiros)admitira aceitar como verdadeira a versão que lhe fora contada por seu pai,sr.Fernando Alves e que fizera sentir a sua solidariedade ao mesmo.
    Em resposta à dúvida exposta àquele,foi-me dito que ouviu calmamente a versão dos factos de Fernando Alves,admitiu poder ter havido qualquer tipo de excesso(leia-se rigor excessivo)da autoridade e lembra-se de ter afirmado a seu pai que o seu filho Jorge era um cidadão responsável e sempre disposto a retratar-se,se e quando lhe provassem que estava enganado.
    Também me disse que o conhecimento pessoal de longa data,cerca de 40 anos,que tinha de seu pai,o levava a pensar que só num momento de exaltação(possível em qualquer um de nós),poderia ter provocado uma situação menos elegante.
    Ele próprio me recordou que também já fora presidente do extinto F.C.Marco,tendo vivido momentos difíceis,como terá sido o caso em questão.Lembrou-me que a paixão,por vezes,cega pelos acontecimentos,nos pode levar a actos irreflectidos,dos quais,depois a frio,tardiamente nos arrependemos.
    Continuando o Dr.João Valdoleiros,disse-me que não tivera oportunidade de ouvir a outra parte do incidente,ou seja a versão do 2º Sargento da GNR,este sim,a outra face da questão,e não seu filho,que se limitara a colocar no blogue a notícia do JN na íntegra,para então poder responder e esclarecer cabalmente o sr.Eng. Nuno Santos,sobre esta polémica,mas também para lhe referir especialmente o tipo de educação e exemplo de vida,que deu ao seu filho ao longo destes 49 anos da vida dele.

    ResponderEliminar
  8. Caro Nuno Santos

    Enganei-me num promenor. A conversa do meu pai com o seu foi no dia 15 após a reunião da entrega da Medalha de Honra ao Bispo do Porto. Ontem é que foi a minha conversa sobre esse assunto com o meu pai.

    Escrever a correr dá neste enganos, pensa-se uma coisa e depois sai outra.

    ResponderEliminar
  9. Caro Jorge não trate o rapaz por engenheiro, porque ele se fosse humilde e tivesse um pouco de juizinho nunca teria escrito que era engenheiro, pois o rapaz é um mero estudante de engenharia informática apenas. É muito natural hoje em dia as pessoas no Marco acharem-se alguém apenas por andarem na faculdade e acharem que pôr um titulo antes do nome intimida alguém. Mas o que há a fazer? Vivem das aparências.

    Sérgio Pinto

    ResponderEliminar
  10. E pelos visto a má educação herda-se. Não lhes ligue Jorge

    ResponderEliminar
  11. Caro Sérgio

    Temos que dar um desconto porque de facto existe hoje em dia um pouco essa "mania" de se ser já engenheiro mal se entra na faculdade.

    Penso que o Nuno Santos anda (ou andou) na FEUP que eu conheço bem e onde andei no antigo edifício da Rua dos Bragas. Sempre existiu um pouco o tratamento de engenheiro, ou colega, ou não usar tratamento nenhum entre os estudantes de engenharia e pelo menos os professores mais novos. Hoje ali e não só sobrevaloriza-se a entrada na universidade e ainda mais a obtenção dos títulos académicos.

    Veja-se um exemplo. Com o início do processo Bolonha podia-se obter um bacharelato com 3 ou 4 anos e depois a licenciatura com mais 2. O que adoptou em Portugal? Ao bacharelato chamou-se licenciatura e à licenciatura chamou-se mestrado.

    Eu pessoalmente prefiro que me tratem por Jorge.

    ResponderEliminar
  12. Caro Anónimo

    Não vejo a questão do tratamento como disse atrás má educação. É antes uma questão de cultura.

    ResponderEliminar
  13. Antigamente o que realizava o "orgasmo psíquico" dum qualquer progenitor era poder dizer que "tenho um filho padre".
    Com os tempos,mudaram-se os títulos,que não os desejos e agora,dizem "tenho um filho doutor ou engenheiro".
    Afinal,trata-se de falta de imaginação,porque poderiam desejar simplesmente ter um filho, cidadão de corpo inteiro,trabalhador,responsável pelos seus actos e palavras,enfim,com todas aquelas qualidades humanas,que definem um grande Homem(ou Mulher) aos olhos dos seus conterrâneos e contemporâneos.

    ResponderEliminar
  14. Caro Miguel

    Se nos inícios dos anos 60 e 70 bastava-se ter um título e tinha-se o futuro garantido, agora ter um título de engenheiro, doutor, licenciado, mestre ou professor não é garantia de nada.

    É necessário que cada um demonstre a sua mais valia e capacidade de trabalho, muita dedicação e empenho, capacidade de liderança e gestão, e ainda alguma sorte.

    Os pais e os educadores tem acima de tudo ensinar esses soft skills que muito falta fazem hoje a um mundo que se preocupa unicamente com os hard skills. Engraçado é que um grupo reduzido de engenheiros formados na FEUP e que são empresários de maior ou menos sucesso trensmitiram essa ideia há cerca de quinze anos a um grupo de estudantes e professores dessa faculdade. Acredito que se reunisse outra vez esse grupo as críticas realizadas seriam mais ou menos as mesmas.

    Para reflectir.

    ResponderEliminar
  15. caro jorge
    isto de títulos académicos,fáz-me lembrar há uns anos atrás numa sessão de uma assembleia municipal num concelho próximo de nós,farto de ouvir chamar pelos membros da assembleia ( antigamente não se chamavam deputados )de drº,engº,profº,exigiu que o tratassem por srºferreiro.
    os titulos académicos não enaltecem as pessoas mas sim o seu trabalho,honestidade,e educação esses sim fazem um homem.
    abraço
    amm

    ResponderEliminar
  16. Caro amm

    Comemoramos os cem anos da República este mês. Uma dos seus princípios é que somos todos Cidadãos, com igualdade de direitos, deveres e oportunidades. Mesmo em países que ainda tem monarquias esta utilização abusiva de títulos já faz parte do passado.

    Mas em Portugal temos os Srs.Presidentes, os Srs Comendadores, os Srs. Doutores, os Srs. Engenheiros, os Srs. Deputados, e em muitos lados já se utilizam títulos monárquicos de novo, etc.

    Somos Republicanos mas gostamos muito de título, comendas, medalhas, brasões, bandeiras, etc.

    O que está por trás de tudo isto? Uma grande insegurança, uma necessidade de afirmação, uma incapacidade de valermos só por aquilo que somos.

    O que é pior?

    É que depois de termos um licenciatura, deixamos de estudar. Depois de termos um lugar de Presidente, passamos a ser arrogantes, despois de sermos eleitos Deputados deixamos de debater ideias, e com tudo isto esquecemos que somos todos Cidadãos e não passamos de Cidadãos.

    ResponderEliminar
  17. O princípio de Peter,com uma pequena nuance, alguns, provavelmente, basta-lhes subir um degrau,...

    ResponderEliminar