segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Sermão da Montanha

Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
(Mat 5:38-42)

Deixo estas palavras que qualquer um, seja gnóstico, agnóstico ou ateu, reconhecerá que são palavras sábias. Deixo porque tenho boa memória para palavras destas mas prefiro uma fraca memória para alguns comportamentos.

Quando disse que "nesta altura temos que ter uma memória fraca. A prioridade é que se sarem as feridas dessas batalhas e que todos trabalhem em conjunto", foi a minha maneira de dizer que devemos oferecer a outra face.

Caro amigo António Santana pelo que li no seu post no Marco 2009 intitulado "Questões de memória" não me deve ter compreendido, mas eu explico-me.

Após as disputas eleitorais, sejam nos partidos, nos concelhos ou no País temos que deixar cair os ressentimentos e trabalhar conjunto para o que fomos eleitos. E quando digo trabalhar em conjunto significa discutir, debater e fomentar a diversidade de opiniões. Não significa seguidismo, já agora sejamos eleitos por listas opostas ou na mesma lista.

O que devemos deixar para trás é as questinculas menores, mesmo que estas possam ter roçado a má educação. Pelo visto um terá chamado mentiroso a outro, mas não era o primeiro político a chamar alguém mentiroso nas últimas semanas a outra pessoa. E neste caso pelo menos foi cara a cara, o que mostra coragem. Outros nem mencionam nomes, nem tem coragem de o fazer frontalmente.

Eu também disse que "Mas agora é altura dos eleitos ... porem de lado as suas diferenças e lutarem por aquilo que os une". Mas não é essa a obrigação de todos os eleitos? Não deveria ser assim na política concelhia e nacional? Eu sou daqueles que defendem que sim e sempre me mostrei disponível para o fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário