domingo, 10 de outubro de 2010

Empate técnico entre PSD e PS

Numa sondagem da Intercampus para a TVI, com um erro de amostragem de 3,97%, a diferença entre PSD e PS está reduzida a 3,2%.

O PSD tem 35,2% das preferências e o PS soma 32%. Os dados, que pode ser lidos na totalidade aqui, foram recolhidos já depois de conhecidas as medidas de austeridade. Os lugares seguintes são ocupados pela CDU (11,1%), BE (10,6%) e CDS/PP(9,1%).

Estes resultados do PSD representam uma queda de 4% relativamente à última sondagem.

Nas presidenciais Cavaco Silva apresenta 55,5% das referencias, Manuel Alegre reúne 30,7%. O que ainda garantiria a reeleição à primeira volta.

Cavaco Silva também perde 3,9% dos votos, enquanto Manuel Alegre recupera 4,1%.

É fácil de perceber que esta actual crise à volta do orçamento é uma atitude desesperada de Pedro Passos Coelho para se manter á frente do próprio PSD. A qualquer altura, e apesar das medidas muito duras do governo, o PS poderá voltar a liderar de novo nas sondagens. Igualmente a possibilidade de uma segunda volta nas presidenciais é cada vez maior o que iria embaraçar fortemente a Presidência da República e o próprio PSD.

10 comentários:

  1. isto é no que dá quando pomos putos com a mania que já são homens feitos a mandar

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo

    E o pior é que os deputados que estão na Asembleia da República não tem categoria para se opor a alguns dos disparates que PPC propõe.

    ResponderEliminar
  3. Dizem que o Povo,na sua sabedoria,adquirida na universidade da vida,acaba por saber decidir correctamente e fazer justiça nas suas escolhas.
    Depois de toda uma série de diatribes de Pedro Passos Coelho,brincando com coisas demasiado sérias,como o futuro próximo de Portugal,a política Social,a política da Saúde,a política da Educação,não seria de esperar outra coisa que não fosse a perda de apoios populares.
    Pedro Passos Coelho cedo demostrou a sua imaturidade política para se assumir perante os Portugueses,como uma alternativa válida a José Sócrates,no governo do país.
    Tendo a seu favor,o descontentamento popular,não só pelo chamado desgaste do poder,mas também beneficiando duma fortíssima campanha,muito bem orquestrada nos bastidores do PSD,em múltiplos órgãos de informação,que lhe são afectos,atacando desde a honorabilidade de Sócrates à sua responsabilização e autoria da crise económico- financeira,que o país atravessa,tentando fazer esquecer erradas e também responsáveis gestões sociais-democratas bem recentes(Durão Barroso e Santana Lopes),para além da verdadeira génese da crise financeira,que não é exclusiva de Portugal,mas sim mundial.
    Interessante será recordar uma máxima,que a generalidade dos nossos economistas sempre subscreveu e agora na memória de muitos deles parece apagada,que diz,"Quando a economia europeia apanha uma gripe,a portuguesa apanha uma pneumonia".
    Porque será que assistimos hoje a debates entre conhecidos e renomados economistas(alguns deles que até já tiveram responsabilidades governativas)e,da sua parte, nunca mais referiram tal máxima?
    Pois,razão tinha o velho filósofo da Grécia Antiga,Diógenes de seu nome,conhecido pelo Cínico,que afirmava não acreditar na existência de Homens Honestos.

    ResponderEliminar
  4. Caro Miguel

    Desde o mais inculto português ao mais culto, realizando uma análise profundo da actuação de Pedro Passos Coelho, ou tivessem estado simplesmente atentos a quem ele se preocupou a defender, a maioria dos portugueses não concorda com ele.

    Apesar do desgaste natural de José Sócrates é surprendente que o PSD desce, não aproveitando uma conjuntura favorável.

    O que me leva a pensar que a favor de Pedro Passos Coelho, temos os "doentes" (isto é aqueles que votarão sempre PSD porque um dia escolheram aquele partido e vão ser fiéis ao partido como se tratasse de um clube de futebol), os muitos ricos do país pois na realizade ele está a defender os seus privilégios, e a banca.

    Muito pouco para se ganhar eleições.

    ResponderEliminar
  5. concordo com o senhor Jorge aqui no Marco estáo todos feitos os psd com os emprezarios, a camara e as juntas,votam todos no manel moreia pensao que somos todos burros e num percebemos

    ResponderEliminar
  6. Pelo que se lê neste blog, ha por aqui muitos "doentes" pelo PS... Depois de tudo, mas de tudo mesmo ainda defendem a honorabilidade de Socrates? Haja decência!

    ResponderEliminar
  7. Caro anónimo das 1:36

    Não existem "doentes", existem pessoas com ideias próprias e que as exprimem livremente.

    Sobre o que me cabe tenho a minha opinião sobre José Sócrates que em muitas coisas é positiva e em algumas nem tanto.

    Agora não vejo razão nenhuma para questionar a honorabilidade de José Sócrates.

    Decência é que quando se questiona a honra de alguém é apresentar factos.

    Infelimente existe uma "doença epidémica" no Marco de se insultar as pessoas e não explicar porquê. Não siga esses passos pois são essas atitudes que tornam as pessoas, que o fazem, menos honradas e menos decentes.

    ResponderEliminar
  8. Ah!Já percebi,o meu amigo anónimo das 1:36 é o dos tais que vê o argueiro nos olhos dos outros e é incapaz de ver a trave nos seus próprios olhos.
    Também já percebi que o meu amigo anónimo é daquela casta de portugueses,que logo à priori julga e condena Sócrates,e outros socialistas,talvez por não terem o mesmo direito à defesa da sua honorabilidade,como pelos vistos quer que seja atribuido e bem, aos Isaltinos,Valentins,Duartes e outros deste Portugal.
    Julgamentos na praça pública,não,obrigado.

    ResponderEliminar
  9. O Sr. jorge Valdoleiros se considera utilizar o termo "doentes" um insulto muito bem. Pena é que não repare no que diz: "O que me leva a pensar que a favor de Pedro Passos Coelho, temos os "doentes" (isto é aqueles que votarão sempre PSD porque um dia escolheram aquele partido e vão ser fiéis ao partido como se tratasse de um clube de futebol)(...)"
    Não se vitimize como o sec geral do seu partido. Você é muito superior a isso!

    ResponderEliminar
  10. Caro anónimo

    Eu não considerei o termo "doente" (sobretudo entre aspas), dado antes por mim e depois por um anónimo, como um insulto.

    Aliás desses "doentes", infelizmente, existem muitos nos vários partidos políticos. Para mim são aqueles que "um dia escolheram aquele partido e vão ser fiéis ao partido como se tratasse de um clube de futebol". Obviamente existe muita gente assim também no PS.

    E digo infelizmente, porque não lhes importa debater a política mas votam sempre no líder, pelo líder e seja qual for o líder.

    Dou um exemplo. Como é possível que Democratas Cristãos apoiem as políticas de AFT? Não sabem o que é a Democracia Cristã e qual a prática de Avelino Ferreira Torres?

    O que também disse é que aqui quem intervem, pelo menos os vários que eu conheço (e eu próprio), tem ideias próprias e não votam pela camisola. Alguns já foram simpatizantes de vários partidos. Sejam estes identificados com o PS, o PSD ou com outros partidos.

    O que eu disse é que era um insulto questionar a honorabilidade de José Sócrates, sem "apresentar factos".

    E sei quanto é cobarde essa atitude porque não permite que a pessoa se possa defender. Alías recentemente, como já deve saber, fui uma das vítimas disso. E se eu aqui tive o cuidado de esclarecer as minhas palavras há quem não o tenha feito.

    Desculpe se me não fiz entender correctamente.

    ResponderEliminar