domingo, 22 de agosto de 2010

Opiniões Marcoenses sobre a nossa Educação

Sendo seguidor atento de outros bloggers Marcoenses gostaria de dar uma ajuda a divulgar três opiniões que considero particularmente interessantes e que julgo ser importante reflectirmos sobre elas.

João Monteiro Lima, que em boa hora tem mantido o Marco 2009 a funcionar, realizou um post que tenho que apoiar. Intitulado "Uma boa medida na Trofa" realça a iniciativa deste município que decidiu recentemente atribuir gratuitamente os livros escolares a todos os alunos do 1º ciclo, independentemente de pertencerem ou não a famílias carenciadas. Tal como João Monteiro Lima concordo que mesmo com uma situação financeira difícil o nosso município deve "investir" nesta luta contra o abandono escolar e a iliteracia. Espero que, se antes o executivo camarário não a adoptar, o deputado municipal apresente esta proposta na próxima Assembleia Municipal.

Interessante e actual são dois posts de Abel Ribeiro, no seu blog Esquerda Possível, ambos intitulados "O que fazer para que não se feche as escolas", (1) e (2). Recomendo a sua leitura a todos, mas principalmente aos nossos autarcas, pois mostram como existem outras formas, complementares, para, talvez, resolver,localmente, essa questão, só que envolve um outro tipo de participação :organizar-se para, não só contestar, mas resolver o problema.

Outro post com o qual não posso igualmente deixar de concordar é este de António Ferreira, no Marco Hoje, intitulado "Uma no cravo...". António Ferreira mostra claramente a incoerência de se estar a realizar um esforço em proporcionar uma melhor educação nas nossas escolas, nomeadamente através do "programa Fruta Escolar" e depois, no caso da EB 2 3 de Marco de Canaveses, colocar-se a dois passos da porta de entrada dos alunos e da paragem dos transportes públicos, de um quiosque que disponibiliza, entre outros produtos, o que não é recomendado por documentos oficiais.

Estas três opiniões apresentadas em blogs distintos demonstram a importância do debate que pode ser realizado na blogsfera, por todos, e conseguirmos com isso um Marco mais feliz.

18 comentários:

  1. O Sr. Já não tem do que escrever?? Vai buscar os posts aos seus camaradas socialistas??

    ResponderEliminar
  2. Caro Pedro Silva

    Acredite que tenho muito sobre que escrever, mas uma das coisas que apreendi na vida é que devemos ouvir (ou neste caso ler) opiniões alheias e termos a humildade de perceber que a nossa opinião é a opinião de um em biliões.

    Assim ao ler esses outros bloggers apreendo muito, concordando ou não à partida com eles. E como também não gosto de retirar o mérito a quem o tem considerei que era importante divulgar essas boas ideias.

    Sobre os "camaradas socialistas" deixo-lhe as seguintes questões:

    Primeiro, eu não avalio as pessoas pelas suas cores partidárias, nem sequer pelas ideologias que defendem. Aliás pelo menos o João Monteiro Lima que eu apreendi a respeitar é Comunista, julgo que filiado no PCP.

    Depois, não me parece que as ideias que eles defendem nestes seus post tenham alguma carga ideológica.

    Ao contrário de outros, eu avalio muito o conteúdo das "propostas" apresentadas e muito pouco a "cor" dos apresentadores.

    Por fim, não sei se sabe mas o nosso país é muito socialista. Eu explico.

    Explicar que o PS e o seus simpatizantes são socialistas deve ser desnecessário.

    O PCP e memsmo o Bloco de Esquerda basicamente tem ideias Socialistas, obviamente com diferenças sobretudo na accção bastante distintas do PS. Mas após o fim da União Soviética, eu pessoalmente não vejo diferenças assim tão significativas em relação a muitos dos problemas que este país tem, que não possam ir buscar bons contributos a militantes e simpatizantes destes partidos.

    O PSD é um partido social democrata, pelo menos no papel. E a não ser que acredite que a maioria dos seus militantes sejam saudosistas de outros tempos não vejo razões para duvidar disso. Se nos limitarmos a ler o que é defendido nas linhas programáticas estamos a falar de um partido de raiz socialista que também na acção, e muito pouco, se diferencia do PS. Claro que muitos dos seus militantes e simpatizantes tem ideias um pouco ortodoxas do país e do mundo. Estão agarrados uma formação que tiveram nos bancos de escolas onde lhes era incutido ideias erradas sobre o país e o mundo. Foi um partido formado num momento difícil da vida do país e serviu de refúgio as muitas pessoas que tinham contribuido com consciência ou não para a sobrevivência de um regime que muito mal fez ao nosso país. Mas não deixo de referir que principalmente muitos dos seus fundadores, Sá Carneiro à cabeça, eram Sociais Democratas em consciência.

    o CDS é outro partido que raízes fortes na Democracia Cristã e no Personalismo que lá no fundo não deixa de defender muitos dos princípios do Socialismo. Claro, pelos mesmos motivos do PSD, viu-se infiltrado por pessoas que nada tinham a ver com essas ideias (eu sei porque cheguei nos inícios do anos 80 a militar no CDS). Como já disse muitos dos seus dirigentes que estiveram nessa altura no CDS passaram directamente para o PS, e muito recentemente uma das suas figuras de referência, Freitas do Amaral, foi ministro de José Sócrates.

    Vou escandalizar alguns, mas até o Salazarismo foi buscar muito das suas ideias, principalmente as económicas, a fontes do Socialismo. Com pena minha deveriam ter sido mais e Portugal estaria hoje numa posição bastante melhor nos rankings económicos e sobretudo de desenvolvimento social.

    Sendo assim caro amigo se quiser contribuir também com as suas ideias será bem-vindo.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado, fiquei esclarecido. Afinal somos todos socialistas... Que bom!

    ResponderEliminar
  4. Caro Pedro Silva

    Se referir-se à raiz das ideologias dominantes na Europa e em quase todo o mundo, sim. As grandes excepções estão estarão nas Teocracia existentes a nível mundial.

    Não é por acaso que Karl Marx e as suas ideias foram fundamentais para a evolução das ideias políticas nos fins do século XIX, continuando pelo século XX e XXI. E sem dúvidas que os partidos comunistas, socialistas e sociais-democratas, tiveram uma influência forte pelas suas ideias.

    Um bom exemplo acontece precisamente em Portugal onde logo após do 25 de Abril existiu uma corrida entre o PS e o PSD para entrarem na Internacional Socialista. Aliás se o PS foi buscar o seu nome ao Partido Socialista Francês, o PSD foi buscar o seu ao SPD Alemão, ou seja ao Partido Social Democrata Alemão.

    Depois o PSD acaba por percorrer vários grupos internacionais e, por fim, é aceite mais tarde junto dos PPE. Que melhor prova temos como as diferenças entre os partidos democratas cristãos e os sociais democratas (e por arrasto os socialistas) são mínimas. Senão como seria possível um partido social democrata integrar um o PPE.

    Depois como já disse o CDS nos anos 80 era realmente Democrata-Cristão e como tal era respeitado no PPE.

    Portanto se fizer uma análise correcta dos partidos, acabará por perceber que tirando alguns poucos casos não estaremos a mentir que se não nos considereamos socialistas, pelo menos somos no dia a dia muito influenciados por ideias socialistas.

    ResponderEliminar
  5. Meu caro Jorge Valdoleiros,necessário se torna cada vez mais,fazer pedagogia,no caso política.
    O meu amigo fala e muito bem em iliteracia e eu acrescentarei em incultura.
    Percebe-se cada vez mais,que a escolha partidária é feita pela sensibilidade familiar,por interêsses mais ou menos obscuros,até pelo dom de oratória,deste ou daquele líder partidário,etc.
    A opção da maioria dos eleitores faz-se por diversos factores,menos por aquilo que seria importante
    conhecer,o conteúdo programático dos diversos partidos.
    E no que se refere à Juventude,apesar de terem um acesso facilitado à Cultura e sem os obstáculos,que se punham aos seua pais e avós e ainda do acesso quase generalizado à Net,verifica-se um cada vez maior,desinterêsse e desconhecimento destas questões da Política.
    Mesmo as tentativas através da realização de Assembleias Municipais de Jovens,não parece,ou parece frutificar muito pouco.
    Necessário se torna fazer cada vez mais pedagogia e o caso de Pedro Silva é notório.

    ResponderEliminar
  6. É por isso que defendo que a Educação, como dizia um dia destes o José António, a Educação Cívica, a formação de Homens é indespensável.

    ResponderEliminar
  7. O Sr Miguel esta a tratar-me por Burro? Isto cá no Marco há sempre uns pseudo-elitistas com a mania que percebem de politica... Mas são os do Partido do costume... não faz mal.

    ResponderEliminar
  8. Caro Pedro Silva

    Li e reli o comentário do Miguel, a minha leitura é que não está a tratar nem a si, nem a ninguém, de burro. Obviamente que existem vários comentários, um pouco irónicos. Isso eu aceito e nem sequer quando são dirigidos a mim próprio eu levo a mal.

    Se alguém ultrapassar as "marcas" obviamente terei que não postar esses comentários. É uma questão de regras de boa educação.

    Agora até lá são aceitáveis algum tom irónico.

    Caro amigo Pedro, logo no seu primeiro comentário ao meus post, foi irónico comigo e apelidou-me de camarada de um modo um pouco depreciativo. Eu não levei a mal, achei graça e penso que até é o "sal e pimenta" de uma boa discussão.

    Estou aqui para debater o Marco e criar pontes e amizades entre os Marcoenses para que todos juntos possam vir a ter um Marco melhor.

    ResponderEliminar
  9. Caro Jorge Valdoleiros,
    Os leitores têm toda a legitimidade de concordar ou discordar do que aqui é publicado, principalmente quando "assinam" o que escrevem.
    Relativamente aos posts referidos ficamos sem saber qual foi a parte que incomodou o leitor, se foi o teor ou os autores dos textos.
    Felizmente há blogs onde até discordar nos é permitido.


    Quanto à menção "camaradas socialistas", na parte que me toca deve ter-me confundido. Não sou nem nunca fui militante de qualquer organização politica.

    ResponderEliminar
  10. Meu caro Pedro Silva,não deverá inferir das minhas palavras tal grosseria,mas sim da sua iliteracia e incultura política.Agora se o meu amigo quer exibir esse apelido,não serei eu que irei impedi-lo de tal.Passe bem.

    ResponderEliminar
  11. Caro António

    Não penso que tenha a ver com os textos, mas por pensar que me faltava assunto.

    E claro que a essência dos blogs é mesmo essa concordar e discordar, um blog sem esse debate deixa de fazer sentido.

    ResponderEliminar
  12. Meu caro Miguel, quando diz: "Necessário se torna fazer cada vez mais pedagogia e o caso de Pedro Silva é notório" esta a paternalizar-me. Coisa que não admito.
    O Sr. não me conhece logo não tem esse direito. Como disse, passe bem!

    ResponderEliminar
  13. com as minhas desculpas se estiver enganado mas meu caro miguel o srº parece-me um expert da matéria,gostaria de o conhecer pessoalmente,para tirar as minhas ilações,o srº dava um bom primeiro ministro,talvez os seus actos de caridade e bondade para com os necessitados deste mundo em que vivemos deveriam ser exemplo para todos.
    com as minhas desculpas
    amm

    ResponderEliminar
  14. Meu caro Anónimo amm passei toda a vida a fazer pedagogia e não seria agora que deixaria de a fazer.

    ResponderEliminar
  15. meu caro miguel,não são apenas os factores humanos que condicionam a educação,os factores de ordem material também desempenham um papel importante no seu método de pedagogia ...
    meus cumprimentos
    amm

    ResponderEliminar
  16. Caro Jorge,
    só agora me apercebi da polémica e comento por dois motivos, o primeiro para confirmar que apresentarei a proposta na próxima AM (para que os livros sejam gratuitos para os alunos do 1º ciclo). E o segundo motivo, para confirmar que sou militante do PCP há mais de 20 anos.
    Quanto às cores partidárias, penso que mais importantes são as ideias de cada um e não tanto o partido a que pertencem. Há gente boa e má em todo o lado, sempre assim foi e assim será. Sei que concorda comigo, mas lamentavelmente há quem não pense assim.
    Abraço,

    ResponderEliminar
  17. Caro João

    Terá todo o meu apoio nessa proposta que espero que tenha a unanimidade de apoio na Assembleia Municipal.

    E claro que concordo que o importante são o valor das ideias e não a cor delas.

    Já agora posso informar que a Câmara de Gaia, que é PSD e que Manuel Moreira conhece bem, tomou já o ano passado essa iniciativa. Espero que se aproveita a vinda de Marco António ao nosso concelho para se perceber quais as razões que justificaram a adopção dessa medida em Gaia.

    ResponderEliminar
  18. A menos que o meu caro João Monteiro Lima ouça como resposta à sua proposta da boca da vereadora da Cultura,palavras desencorajadoras,já que para aquela,ideias ou sugestões copiadas de outras autarquias,como esta da autarquia socialista da Trofa,não têm aceitação no Executivo da Câmara Municipal do Marco,talvez por entenderem serem de autores de menor valia política e intelectual.

    ResponderEliminar