quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Comunicado do PS Marco

O PS/Marco reage em comunicado aos incidentes da reunião de Câmara de 29 de Outubro de 2010:

A política autárquica no Marco de Canaveses atingiu o grau zero do decoro e da decência na reunião pública do executivo camarário do dia 28/10/2010. Por um lado, temos um antigo presidente da Câmara, candidato independente e agora líder da concelhia do CSD/PP que tudo faz nestas reuniões para se fazer notado e falado e por outro, uma maioria do PSD amorfa, sem chama e sem saber o que fazer perante o que a rodeia e, pior ainda, sem capacidade de reacção perante a gravidade da situação que ali se presenciou.

O que se tem sistematicamente verificado nas reuniões públicas de Câmara é que, quer o presidente da Câmara quer o representante do Movimento Marco Confiante se enredam em trocas de acusações e altercações. Já na reunião de Câmara Municipal de 26/11/2009 o Vereador do PS tinha repudiado os comportamentos demonstrados pelo representante do Movimento Marco Confiante e exigido que o presidente da Câmara cumprisse o que está estipulado no regimento, ou seja, 60 minutos para o período de antes da ordem do dia.

Infelizmente, nenhum dos dois cumpriu as suas obrigações e o resultado está à vista: na reunião do passado dia 28, em que se estendia o período de antes da ordem do dia por cerca de 4 horas, o anterior presidente de Câmara dirigiu-se à maioria, ao presidente e vice-presidente em particular, com insultos de natureza pessoal, malcriadez e comportamentos arruaceiros, que não tiveram por parte de quem dirigia a sessão nenhuma atitude. Dada a evidente falta de condições, o vereador do PS requereu que se suspendesse a sessão, mas o presidente da Câmara não aceitou tal proposta.

Perante a gravidade da situação e desta falta de atitude, o vereador do PS abandonou a sessão como forma de protesto contra a afronta que atingiu o órgão e manchou, mais uma vez, a política local. Nada fazer seria ficar indiferente às palavras e aos modos que se puderam presenciar e uma forma de pactuar com aquilo contra que sempre lutou.

A partir daqui nada poderá continuar na mesma. O PS exige que o presidente da Câmara cumpra e faça cumprir o regimento e que o vereador do Movimento Marco Confiante saiba ocupar o seu lugar e compreenda os novos tempos, caso contrário não terá lugar num novo Marco democrático que se deseja.

Hoje, tal como no passado, estaremos na linha da frente na defesa dos mais elementares direitos democráticos. Continuaremos a pugnar por uma nova forma de fazer política que não se compadece com atitudes dúbias perante agressões ao normal funcionamento dos órgãos autárquicos.

É este o resultado da mudança tranquila que se vive no Marco há 5 anos esta parte.

Artur Melo, Vereador do PS na Câmara Municipal do Marco de Canaveses

4 comentários:

  1. Pois é Dr. Artur Melo, o Sr. é co-responsável pela situação à que aquela reunião chegou. Primeiro, incendeia e deita achas para a fogueira, depois abandona a sala, deixando a batata quente na mãos dos outros. Pensava que o Sr. faria outro tipo de oposição, aquela construtiva que o Marco tanto precisa, mas afinal enganei-me. Tem optado pela critica destrutiva e por uma posição pouco digna do partido que lidera.

    ResponderEliminar
  2. Sr. João Moura, o seu comentário reduz alguma culpa a quem não a tem. Só o pode fazer porque não esteve presente na reunião, mas leia a descrição do Sr. José António que esteve lá e aqui conta o que viu.
    JM

    ResponderEliminar
  3. Caro João Moura

    Ainda não percebi a insistência de tentar atribuir a Artur Melo a responsabilidade de ter incendiado esta reunião. Até parece que é preciso ajuda de alguém para Manuel Moreira e Avelino Ferreira Torres entrarem neste tipo de picardias.

    Claro que a "respnsabilidade" de tudo o que se passou de mau no nosso concelho agora passou a ser responsabilidade ou de Artur Melo, ou dos bloggers, ou do governo, ou imagine-se do concelho de Barcelos.

    Aqueles que (des)governaram o nosso concelho durante décadas e que tem criado as mais interessantes estórias da política local e nacional não tem nenhuma responsabilidade sobre seja o que for.

    Só falta dizer que a oposição é que manobra estas duas pessoas e que eles na sua ingenuidade são levados como crianças inocentes.

    Caro João Moura acredite no que quiser, pois estamos num país livre, mas não perca tempo a convencer os outros.

    ResponderEliminar
  4. Meu caro João Moura

    A minha formação democrática e republicana, exigem-me que respeite a sua opinião sobre Artur Melo e o seu modo de fazer política na defesa do nosso concelho e do P.S..
    Contudo permita-me um conselho de amigo.
    Consulte um psicólogo,ou submeta-se a umas sessões de psicanálise,para que algum profissional dessa área,lhe possa explicar com maior propriedade,que a fixidez de ideias,ou uma atitude obsessiva,polarizada num determinado facto,ou pessoa,não são sintomas que se devam menosprezar.
    Espero que aceite de bom grado a sugestão,pois como se deve recordar,já em anterior comentário meu,num outro post lhe deixava implicito tal conselho.
    Como diz o nosso Povo,"Quem te avisa,teu amigo é" e acredite que o faço de modo desinteressado.

    ResponderEliminar