quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Cortes nos Subsídios

O Marcoense como Nós teve conhecimento que na reunião da Câmara Municipal, desta semana, foram discutidos cortes na atribuição destes subsídios. Situação que seria de esperar dada a situação financeira que se atravessa, mas pela pouca informação que foi dada (às associações e colectividades em particular e aos Marcoenses em geral) a polémica está lançada. Tal como os directamente interessados estamos a tentar descobrir em concreto quais foram as medidas tomadas e que critérios foram utilizados para estes cortes.

Estamos aproveitar também para perceber se esta é uma medida isolada ou se está incluída num plano de controlo de despesas mais alargado.

6 comentários:

  1. Caro Jorge Valdoleiros
    Os "cortes", nos apoios ao movimento associativo, até seriam explicáveis se existisse um regulamento, com critérios, quantificáveis, que fossem perceptíveis, que possibilitasse a sua compreensão.
    Mas não há.
    E essa é a questão fundamental.
    Sem esse padrão de comparação , que permitiria dizer que, mesmo "cortando", houve regras de todos conhecidas, tudo é, uma vez mais, casuístico. E isto é um pouco "salazarento".
    No local próprio, num grupo de trabalho da CPC do PS, já contribuí com experiência documentada e a minha disposição de colaborar no sentido de acabar com estes caciquismos.
    Até o Jornal local "A VERDADE", pela primeira vez, publicou um texto meu (após outros envios, dese 2007, nunca publicados), precisamente sobre esse tema (que já havia saído noutros blogues).
    Continuarei a lutar por esta causa.

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo Abel Ribeiro

    Estamos totalmente de acordo tem que existir um padrão, regras por todos conhecidas e que sejam cumpridas.

    ResponderEliminar
  3. Não tendo sido aprovado o orçamento para o próximo ano, coloca-se a questão da pertinência do anúncio desta intenção. Ao aplicar a mesma percentagem na redução aos subsídios a atribuir, significa tratar todos por igual o que também nos parece não ter correspondência com a realidade. As diversas colectividades têm diferentes necessidades. Retirar 30 a quem recebe 100 é diferente de retirar 300 a quem recebe 1000. Um fica com 70 o outro ainda recebe 700. Simultaneamente com o anúncio desta intenção tem vindo a ser aprovado, nas várias reuniões do executivo, a concessão de subsídios a outras entidades. Não posso deixar de associar esta drástica medida, a confirmar-se a intenção anunciada, com o recente anúncio da contratação de um assessor.
    Na actual conjuntura económica as rubricas com a educação o apoio social e o desporto deveriam ser as ultimas rubricas a sofrer cortes,

    ResponderEliminar
  4. O Grupo Desportivo de Magrelos (GDM) foi um dos clubes mais prejudicados com este corte. O ano passado recebia 750,00€ mensais, este ano com o corte vai receber 402,3333333333333333333333 €. Para ter uma ideia dos valores, o GDM tem 3 equipas a disputar os campeonatos distritais de Futsal. Os seniores na Divisão de Honra (a mais alta da AFPorto), juniores e Infantis a disputarem o campeonato distritais da 2.ª Divisão. A casa de Povo de Vila Boa do Bispo tem também 3 equipas de Futsal e 6 ou 7 nao sei bem de Hoquei em patins e SO RECEBE 3.200,00 euros por mes!!!!!!!!!!!!!!!!!! COMO E POSSIVEL RECEBER QUASE TANTO NUM MES COMO UM MAGRELOS NUM ANO.....Onde esta a logica? Sera por Magrelos ter 1.000 Habitantes e Vila Boa 3.000 ou por vila boa ter uma Junta PSD e nos Nao????????

    ResponderEliminar
  5. Ora aqui temos um Marcoense sem estreiteza de vistas.É assim,mesmo.Aliás quem fala assim não é gago,como diria o nosso povo.
    Porém,meu caro José Manuel,é preciso não ter memória curta e quando chegar a oportunidade saber decidir correctamente a quem dar o nosso voto.
    Pois,meu caro José Manuel,o meu amigo tocou mesmo na ferida.Magrelos TEM SÓ 1000 habitantes e terá(?)cerca de 300 votos e Vila Boa do Bispo tem 3.000 habitantes e terá(?)cerca de 2.000 votos.Ora a aritmética eleitoral é que conta na mente,que não no coração,dos políticos.
    Começa então a compreender porque a política de atribuição de subsidios é omissa,confusa e incompreensível,intencionalmente,como é óbvio.
    Meu caro,a assembleia municipal é o lugar por excelência onde o meu amigo poderá vir apresentar o seu desabafo.
    Ganhe coragem e avance,creia que será bem recebido.
    Precisam-se neste nosso Marco de muitos Emanueis Moreiras,seja mais um.Força amigo,vamos a isso.

    ResponderEliminar
  6. Caro Jose Manuel

    Pela análise dos "subsídios" que foram distribuidos é obvio que temos uma situação típica de filhos e enteados. Infelizmente não se passa só nos subsídios a estas colectividades, mas também nas outras transferências e sobretudo nas transferências para as freguesias.

    ResponderEliminar