segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Como se desmonta um comunicado

Logo no início deste comunicado, que se pode ler aqui no Marco 2009, se percebe que o PSD Marco sem argumentos se vira para a política nacional “responsabilizando” o PM pela maior crise mundial dos últimos oitenta anos, e não dá a devida atenção à nossa realidade local.

Linha do Douro e TGV
Depois acusa o PS Marco de mudar de opinião sobre a renovação da Linha do Douro. Mais uma vez não me recordo de alguém no Marco tenha defendido a suspensão ou anulação dessa obra. E se temos que arranjar culpados então seria melhor procurar naqueles que aos longos dos anos nunca apostaram no transporte ferroviário e que nas discussões do PEC e do OGE 2011 sempre exigiram cortes na despesa.

Não me recordo também de ninguém no Marco ter defendido, ou não, obras tais como a do TGV. Pessoalmente considero que era importante os Marcoenses reflectirem nessas opções Nacionais e darem também a sua opinião, pois não podemos esquecer que muitas das empresa de obras públicas da nossa região são muito influenciadas pela realização ou não desses projectos. Mas mais uma vez estas obras são um “fait-diver” para se fugir ao cerne da questão.

Cassete
Depois começa a “cassete” do PSD Marco, onde são acusados os socialistas de se se regozijaram com os problemas do Município. Antes pelo contrário, estes socialistas sempre lutaram contra esses problemas, mas também nunca se serviram dos problemas do Município como desculpa para não se realizarem as promessas eleitorais.

Plano de Reequilíbrio Financeiro
Também toda a gente sabe que o plano de reequilíbrio financeiro no valor de 45 milhões de euros foi estabelecido no mandato de Avelino Ferreira Torres, e que fruto do mesmo a Câmara Municipal do Marco de Canaveses ficou proibida de contrair empréstimos durante 20 anos pagando mensalmente cerca de 400 mil Euros. Quem não devia saber desse plano foram as candidaturas do PSD em 2005 e 2009 que se fartaram de fazer promessas eleitorais irrealizáveis.

Processo Arnaldo Magalhães
Sobre o processo em que Arnaldo Magalhães se opõe ao Município quem escreveu este comunicado do PSD não deve ter lido o comunicado do PS, pois ninguém inventou factos e pessoalmente continuo a concordar que “É de lamentar que o município esteja constantemente na barra dos tribunais e sobretudo saia de lá sistematicamente derrotado, resultado dos que preferem a via do confronto em vez do diálogo para a resolução de alguns problemas”.

De facto a política da Câmara Municipal é ou colocar os dossiers difíceis em Tribunal, ou (que é o mesmo) obrigar que terceiros coloquem acções em Tribunal para defenderem os seus direitos. Ainda agora o MM volta a colocar em Tribunal o dossier das “Águas do Marco”.

Demagogia e Populismo
Demagogia e populismo não é dizer a verdade e discutir perante os Marcoenses os seus problemas. Demagogia é nas campanhas eleitorais prometer-se o que não se pode realizar e depois culpar os outros pelo incumprimento das promessas. Populismo é gastar dinheiro em festas, jantares e comemorações quando o Município passa problemas financeiros muito graves.

Processo “Águas do Marco”
Disparate é repetir que em 2005 a posição do PS Marco relativamente ao Processo das Águas era de rasgar o contrato, quando quem “alegadamente” poderá ter realizado essa afirmação não está hoje em actividade política e que recebeu enormes elogios pelas suas funções como autarca pelos altos dirigentes do PSD Marco. O PSD Marco deveria era explicar qual a posição que teve nos diversos órgãos autárquicos quando o Contrato foi ai discutido. Deveria era discutir abertamente com TODOS os Marcoenses este problema pois quem está a pagar a factura são também TODOS os Marcoenses. E isto não é demagogia, nem populismo.

Prova de que o PSD Marco deveria OUVIR é que nunca ninguém se afirmou estar ao lado das “Águas do Marco”, antes pelo contrário. Eu e muitos Marcoenses temos estado contras as várias posições de MM pois tenham sido a Alteração Unilateral do Contrato, o impedimento tácito às obras na rede de águas e saneamento, ou agora o “recurso” acabam por sempre beneficiar a empresa “Águas do Marco” em detrimento dos direitos dos Marcoenses.

O PSD Marco confunde o Tribunal fazer justiça, e provavelmente não se poderá ter uma decisão muito melhor, com o desejo que TODOS nós temos de que o contrato assinado com a empresa “Águas do Marco” fosse diferente, ou que nunca tivesse existido.

Nunca ouvi o PS Marco ou algum Marcoense desejar pagar as tarifas mais caras do país e ter uma das piores coberturas da rede de águas e saneamento. Alías é por isso que se luta para que o actual “status quo” se modifique. Quem tem estado no poder, e com as suas políticas levou a que a situação fosse esta, foram o CDS e o PSD.

O PSD Marco, sem mais argumentos para a trapalhada a que este processo chegou, recorre agora a outro processo que alegadamente correrá em Barcelos, entre esse Município e as “Águas de Barcelo”. Mas o que é que os Marcoenses tem a ver com isso? Teremos agora de discutir os problemas de Barcelos, quando o PSD Marco não quer discutir os problemas do Marco?

Contratação de Assessora
Pessoalmente chamo sem-vergonha a todas as contratações desnecessárias hoje em dia sejam a nível autárquico ou a nível nacional. Agora o PSD Marco ter uma posição crítica relativamente às contratações do Governo e não as ter sobre as contratações da Câmara Municipal é que é hipocrisia. Relativamente ao PS Marco li que criticou a contratação de uma assessora pela Câmara, mas não li nada que apoiasse qualquer outra contratação.

Percebe-se, por tudo o que é referido neste comunicado, que o PSD Marco está muito preocupado com as posições do PS Marco e reconhece por isso que este partido representa a verdadeira oposição à política que tem sido realizada nos últimos anos no Marco.

Era bom que TODOS os Marcoenses, mesmo aqueles que militam no PSD, realmente lutassem para dignificar e melhorar a terra de todos nós o Marco de Canaveses.

4 comentários:

  1. Caro Jorge

    O comunicado do P.S.D. revela bem o desnorte que vai por aqueles lados. Falsidades, inverdades e omissões, como diria a ramalhal figura em que um "trauliteiro" de direita não faria melhor. Estavam habituados a uma Oposição atenta, subserviente e veneradora ( na qual não incluo a CDU, porque esta tem sido séria, contundente e coerente), e não têm gostado que a actual Oposição do Partido Socialista lhes faça frente com argumentos assertivos, insofismáveis e sérios. É RESPONSÁVEL; porque alerta para os graves problemas de gestão na Câmara. É COMPETENTE; porque tem demonstrado que o "rei" vai nu- nomeadamente na área financeira e nos assuntos que envolvam a Justiça. É COERENTE; porque nunca deixa de intervir, quer no Executivo, quer na Assembleia Municipal, apresentando propostas para o bom funcionamento Camarário, nunca seguidas pela maioria, não havendo a humildade Democrática de aceitar, o que de bom se propõe. É EFICAZ; porque tem demonstrado aos Marcoenses que não se deixa embalar pela retórica, que é muita por parte do EXECUTIVO da CÂMARA, no sentido de3 eswconder os reais problemas do Município
    Neste elenco do PS na Câmara, como um todo, não há lugar a TRÂNSFUGAS, como houve no passado. disso podem estar cientes, antes há uma verdadeira união, coesa e forte
    Permitam-me que cite DALE CARNEGIE quando diz:"Há um certo grau de satisfação em ter a coragem de admitir os erros. Não só limpamos o ambiente da culpa e das posições defensivas, como muitas vezes ajudamos a resolver os problemas que criámos", fim de citação, ou como disse Mestre SUN TZU "não repitas tácticas que te deram uma vitória, deixa antes que os teus métodos sejam ditados pela infinita variedade das circunstãncias", fim de citação.
    Estes pensamentos deveriam ser seguidos e correctamente interpretados para tem quem uma formação na Área da Sociologia, mas a arrogãncia é mais que muita.
    Pois, meus caros leitores, o AUTISMO ainda não foi erradicado da Política efectuada por parte do PSD na gestão da Câmara do Marco de Canaveses.

    Saudações DEmocráticas

    ResponderEliminar
  2. ESTAVAM HABITUADOS A UMA OPOSIÇÃO ATENTA,SUBSERVIENTE E VENERADORA,peço desculpa mas esta frase não está correcta.
    eu falo por mim fui membro da assembleia municipal nos dois mandatos anteriores e nunca me senti na frase titular.
    sempre critiquei o que estava mal e dei sugestões para que algo fosse feito de melhor para o nosso concelho.
    não me revejo na frase titular.
    sei que fui muito prejudicado na minha vida privada e profissional e continuo a ser mas nunca tive medo da verdade e não tenho por isso sempre a defendi e defendo...
    com os meus cumprimentos
    antónio montenegro machado
    ex.membro da assembleia municipal pelo partido socialista

    ResponderEliminar
  3. Meu caro António

    É bem conhecida a expressão popular que diz "não há regra geral,sem excepções".
    Lamentável é o meu amigo referir,que em consequência da sua postura,foi e continua a ser,prejudicado na sua vida particular e profissional,queixas que admito sinceramente como autênticas.
    Digo-lhe com toda a sinceridade,a dignidade dum homem não tem preço,e a falta de ética duns tantos,não deve nunca calar o nosso desacordo,o nosso descontentamento,antes pelo contrário,dever-nos-á dar cada vez mais animo e força,para defendermos os valores em que acreditamos.
    O nosso Marco precisa de muitos homens com coluna vertebral,com opinião própria,e cada vez menos daqueles,que por variadas ordens de razões,que não a defesa desinteressada duma qualquer ideologia política,se prestam ao desempenho de simples corifeus,no "teatro da política".

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Caro Jorge

    Está claro que o meu comentário de 01 de NOV onde se lê "Oposição atenta" deve ler-se desatenta. Os meus pedidos de desculpa aos leitores, por tal erro.É o que acontece a quem escreve e comenta ao correr da pena. Refiro-me ao último mandato de 2005/2009, e naturalmente não o incluo, meu caro AMM.

    Saudações Democráticas
    José António

    P.S. Mas não vamos por aí, pois a avaliação do desempenho far-se-á doutro modo

    ResponderEliminar