quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Subsídios antes e depois das eleições

No ano 2009, obviamente num ano de eleições autárquicas, a Câmara Municipal transferiu para pelo menos 37 associações e clubes desportivos a verba de 520 mil euros e ainda pagou uma obra de 280 mil euros num clube que utiliza instalações em que o dono é o Município. Ao todo "subsidiou" estas colectividades em 800 mil euros.

(A fonte desta informação é o relatório de contas de 2009 da Câmara Municipal)

Relativamente ao ano 2010 estes números estão no "segredo dos deuses" e por muito que seja solicitada os mapas de execução orçamental, Manuel Moreira nega-se a facilitar essa informação.

Pela consulta do orçamento de 2010 pode-se verificar que as transferências de verbas orçamentadas para entidades sem fins lucrativos desceriam 45%, não se pode por aqui verificar qual a parte desta verba que estaria orçamentada para as colectividades desportivas. Mas se for verdade que o valor agora anunciado sofreu um corte de 30% teremos um valor para 2010 de cerca de 300 mil euros. Assim o corte, sem a "desculpa da diminuição do FEF", de 2009 para 2010 foi de 62,5%.

Não me parece que me tenha enganado nas contas, mas se os responsáveis políticos por estes cortes quisessem ser transparentes nas suas decisões poderíamos discutir directamente estes números.

Na minha opinião é que se num ano eleitoral se fez querer as eleitores que estávamos em época de "vacas gordas", imediatamente após as eleições descobrimos todos que a realidade é outra. E Manuel Moreira não pode agora alegar que desconhecia a verdadeira situação económica e financeira da autarquia.

Deveria existir responsabilização política pelo Marcoenses terem sido enganados desta forma.

Sem comentários:

Enviar um comentário