segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Boas Notícias

Os dados de desemprego de Outubro para os Concelhos do Marco e de Baião e para o Continente são animadores. O desemprego no nosso concelho desceu para 4.021 desempregados, menos 66 desempregados que no mês anterior. As principais descidas foram nas mulheres (menos 84 desempregadas), nos novos empregos (menos 66 desempregados), nos grupos etários acima dos 25 anos (menos 83 desempregados) e nos desempregados com o 1º ciclo (menos 31 desempregados) e com o ensino superior (menos 40 desempregados).

Em Baião o desemprego desceu para 1.862 desempregados (menos 40 desempregados) e em Amarante subiu para 4.364 (mais 33 desempregados). No total do Continente os desempregados desceram para 529.337 (menos 5.653 desempregados).

No caso do Marco o nível de desemprego desceu para os valores do primeiro trimestre de 2010 o que não deixa de ser bom dada a conjuntura económica que estamos a enfrentar.

1 comentário:

  1. Caro Jorge Valdoleiros

    Em relação a este grave problema,o desemprego,que afecta muitos dos nossos conterrâneos,não me apercebo que alguém com maior ou menor responsabilidade na área do trabalho,consequentemente na criação de emprego,a nível concelhio,tenha tomado quaisquer iniciativas para minorar esta situação.
    Falou-se durante a campanha eleitoral,na criação dum "nicho" ou "incubadora" de empresas,com a colaboração da autarquia municipal,da AE (Associação Empresarial do Marco) e de programas governamentais(Jovens Empresários,etc).
    Tanto quanto julgo saber,tudo não passou de mais uma promessa eleitoral,que por isso mesmo, terá o seu nascimento para data a anunciar.
    Nem um nicho,nem uma incubadora,nem um novo parque industrial,modernamente infra-estruturado(rede pública de água potável,saneamento básico,ramais eléctricos com potência suficiente,rede viária moderna,etc,)de modo a atrair empresas ao Marco e a criar emprego.
    Assim não,deixem de entreter os Marcoenses com festas e festinhas,eles querem é um posto de trabalho,que lhes possa garantir o pão para eles e para os seus filhos.Não continuem a culpar o governo de tudo e mais alguma coisa.Quem não tiver telhados de vidro,que atire a primeira pedra.

    ResponderEliminar