segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Políticos que precisam de capital de confiança

Quem o diz é Nuno Morais Sarmento, como se pode ler aqui, criticando os ataques de Pedro Passos Coelho depois do acordo para o Orçamento e coloca em causa a sua experiência profissional e de vida para ser primeiro-ministro.

Às seguintes perguntas do Jornalista, Morais Sarmento responde:

Não consegue avaliar as suas capacidades para ser primeiro-ministro?
Passos Coelho teve o arrojo e a coragem de aceitar um desafio para o qual, à partida, dificilmente reúne condições pessoais e políticas.

Porquê?
É preciso um percurso pessoal de aprendizagem, de experiência e, principalmente, de obra feita. Passos Coelho manifestamente não tem provas dadas. É um homem muito capaz e que aprende muito rápido, mas só tem experiência política. O problema é que não estamos a falar de partidos. Estamos a falar de ser primeiro-ministro. É difícil acreditar que aos 46 anos Passos Coelho não tenha nenhuma obra para mostrar. Aos 46 anos, as pessoas devem ser avaliadas pelo que fizeram e não pelas suas potencialidades. Passos Coelho não tem o caminho feito necessário para nos dar a confiança de poder exercer com preparação e capacidade suficientes as funções de primeiro-ministro.

Se compararmos o percurso político de Pedro Passos Coelho com o nosso conhecido Manuel Moreira só vamos encontrar semelhanças (com a excepção de não aprender rápido). Dai que eu considere que Manuel Moreira, ao aceitar um desafio para o qual não reunia condições pessoais e políticas, errou. Mas ainda mais erraram todos aqueles que o escolheram e enganaram os Marcoenses vendendo "gato por lebre".

Não exijo responsabilidades civis ou criminais para os culpados, mas espero que assumam a sua responsabilidade política.

2 comentários:

  1. Caro Jorge Valdoleiros

    Será necessário informar os menos avisados destas coisas da vida política portuguesa,que Nuno Morais Sarmento,é social-democrata,ex-ministro e foi sondado diversas vezes para assumir a chefia do partido e como tal candidatar-se a 1º ministro,aliciamento que sempre recusou,argumentando que "por não ter a certeza de ter as condições de preparação técnica,experiência profissional e de vida,suficientes,tive dúvidas para aceitar um desafio desses".
    Nuno Morais Sarmento,qualifica mesmo de errada e estúpida,a forma como Passos Coelho tem conduzido conduzido o pós-acordo da aprovação do Orçamento com o P.S..
    Mais à frente,Nuno Morais Sarmento,critica também Cavaco Silva pela sua inércia perante esta crise tão grave e que afecta o futuro de todos nós Portugueses,dizendo que "Cavaco Silva devia assumir a missão de mobilizar os esforços,que serão necessários para corrigir os problemas,que estão para além das capacidades dos governos".
    Diria mesmo,que temos muito a aproveitar do seu modo frontal,lúcido,honesto e transparente de estar na política no nosso Marco.
    Ou seja,não há lideres inconstestáveis,nem homens providenciais e mal irão aqueles,cujo narcisismo lhes limite a voz da consciência e a capacidade de autocrítica.
    Necessário se torna por isso,que cada vez mais estejamos alerta contra aquele,ou aqueles,que constantemente utilizam na sua retórica,o EU.

    ResponderEliminar
  2. Caro Jorge

    O que nos venderam nem gato é.

    ResponderEliminar