quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Notícias do Caerus

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses, o Caerus – Projecto Oportunidade em parceria com a Anne Frank House e o Projecto “Aprender Direitos Humanos: Passado e Presente”, trazem a Marco de Canaveses a exposição “Anne Frank: uma história para Hoje". A inauguração da exposição terá lugar no dia 29 de Janeiro de 2011, pelas 16h00, na Escola Secundária do Marco de Canaveses, com a presença dos responsáveis do projecto em Portugal, representantes da Anne Frank House e das instituição de acolhimento.

Esta iniciativa estará patente em estabelecimentos de ensino do Concelho, de acordo com o seguinte calendário:

29 de Janeiro a 4 de Fevereiro -Escola Secundária do Marco de Canaveses

5 a 11 de Fevereiro -Escola Secundária de Alpendorada

12 a 18 de Fevereiro - EB 2,3 de Sande

19 a 25 de Fevereiro - EB 2,3 de Toutosa

A exposição “Anne Frank: uma história para hoje”, depois de estar patente em mais de 150 cidades em todo mundo encontra-se em Portugal, circulando durante os próximos meses por mais de uma dúzia de cidades, integrada num Projecto de maior amplitude denominado “Aprender Direitos Humanos: Passado e Presente”, que será desenvolvido nos próximos anos junto dos jovens portugueses com a finalidade da construção de um pensamento crítico sobre Direitos Humanos.

Constituída por mais de 200 fotografias do arquivo da família Frank assim como por excertos do famoso Diário de Anne Frank, um conjunto de 34 painéis educativos narram a vida de Anne tendo como pano de fundo a História da 2ª Guerra Mundial e do Holocausto, permitindo ao visitante, através de uma linha temporal, construir uma visão geral de como a história pessoal se relaciona com os eventos ocorridos a uma escala mundial.

Elemento emblemático da casa de Anne Frank era um castanheiro sob o qual ela escreveu o seu diário. No verão passado o castanheiro caiu.

De forma a perpetuar este símbolo e a assinalar a passagem da exposição pelo nosso Concelho, será plantado um castanheiro em cada uma dessas escolas.


Direitos
 humanos,
 vistos
 pela 
ART


Paralelamente à exposição de Anne Frank, decorrerá uma mostra de “curtas” sobre a Declaração Universal dos Direitos do Homem, realizada pelos jovens da ART (Associação de Respostas Terapêuticas) de Magrelos e Paredes de Viadores.

São pequenos vídeos, sobre alguns dos artigos da Carta fundamental, que exploram de maneira pessoal o sentimento e a mágoa da violação dos direitos dos seres humanos. Esta exposição colateral surge do trabalho que se iniciou no campo de férias, do Projecto Caerus, e ganhou formato vídeo artístico, durante a formação em tecnologias da informação e comunicação, proporcionada aos cerca de 35 jovens da ART, na Casa Caerus.

www.projectocaerus.org

www.facebook.com/projectocaerus

Sem comentários:

Enviar um comentário