domingo, 23 de janeiro de 2011

Normalidade

Cavaco ganhou num processo normal de recondução para um segundo mandato. Estranho seria isso não acontecer. Desde o principio, o candidato da Direita era o sr. Presidente e Manuel Alegre o candidato apoiado pelo PS e pelo BE. Foi perfeitamente visivel que este resultado ia acontecer quando entrei num pavilhão do Académico com tanta gente quanto a que esteve no comício de fecho da campanha das autárquicas no Marco em 2009...
Não, Manuel Alegre não devia ter a mesma "máquina" que o PS/Marco, Manuel Alegre devia ter todos com ele, mesmo sabendo-se que iria perder.
Só que há quem, ao presentir a derrota se ponha a milhas... Foi assim em 2009 e continuará a ser sempre que for para não ganhar. Os ratos são sempre os primeiros a abandonar o barco...
Alegre chegou a emocionar-me com o seu discurso, assim como o meu candidato em 2009 me emocionou. Deve ser assim em política, estar com a pessoa que nos motiva e emociona, não com aquele que pensamos que vai ganhar ou nos promete algo.
Só quando recuperarmos estes valores fundadores da República podemos aspirar a uma credibilização da Política. Enquanto insistirmos com pessoas que sabem que escolheram um candidato que vais ser "comprado", que só estão na coisa pública para terem vantagens nos negócios, que encham as mesas de voto com familiares e amigos e tenham um discurso mole e redondo para agradar a todos, enquanto na prática são tiranetes sem principios, a abstenção vai aumentar, as pessoas vão acreditar cada vez menos em quem nos governa, porque levamos todos pela mesma medida!
A corrupção e a desonestidade torna-se normalidade. Até ao dia em que nos esqueçamos de votar e um qualquer tirano a sério tome conta disto. Aí vamos todos despertar. Pode é já ser tarde.

24 comentários:

  1. Esta coisa tão comezinha e tão vulgarizada de abandonar o barco quando ameaça naufragar ou de correr para a mesa de onde caem umas migalhas,já é coisa fora de moda.
    Não,agora negoceiam-se apoios partidários com tal desfaçatez,que até os mais desinteressados da vida política activa,ficam chocados.Refiro-me em especial ao CDS de Paulo Portas,que todo se pavoneou após a vitória de Cavaco Silva,garantindo a quem teve a paciência para o ouvir,que novo ciclo político estava a começar.Para a Direita qualquer meio serve desde que se possa chegar ao Poder,o capitalismo assim ordena.
    Jaime F.Teixeira escreve da corrupção e da desonestidade,que campeiam sem controlo,da crescente descrença,que as populações têm nesta classe política,bem demonstrada nesta abstenção (53,38%),que a todos nós Portugueses deveria envergonhar.
    A continuar assim,o futuro vai acabar por nos trazer grandes amargos de boca,só imagináveis por quem viveu a ditadura,como a fome,a repressão da liberdade de expressão,a liberdade de circulação,entre outras.
    Liberdade,Igualdade,Fraternidade a breve tempo,não passarão de uma saudosa recordação.

    ResponderEliminar
  2. QUAL SERA A DESCULPA DO PS MARCO ...CLUBE DE ENGENHEIROS E DOUTORES ..DESTE RESULTADO DAS ELEICOES NO MARCO QUE FOI O PIOR DE SEMPRE QUE BERGONHA..ADAO

    ResponderEliminar
  3. Deixem o CDS em paz e tentem fazer algo de útil. Somos cada vez mais insignificantes neste concelho. Vamos unir os Socialistas e tentar deixar de dizer mal de tudo e todos, chega. Dr Artur Melo ponha´o partido a rolar.

    ResponderEliminar
  4. “Navegavam há meses e os marujos não tomavam banho nem trocavam de roupa. O que não era novidade na Marinha Mercante britânica, mas o navio fedia! O Capitão chama o Imediato:
    – Mr. Simpson, o navio fede, mande os homens trocarem de roupa!
    Responde o Imediato:
    - Aye, Aye, Sir, e parte para reunir os seus homens e diz:
    - Sailors, o Capitão está-se queixando do fedor a bordo e manda todos trocarem de roupa.
    - David troque a camisa com John, John troque a sua com Peter, Peter troque a sua com Alfred, Alfred troque a sua com Jonathan ... e assim prosseguiu.
    Quando todos tinham feito as devidas trocas, volta ao Capitão e diz:
    – Sir, todos já trocaram de roupa.
    O Capitão, visivelmente aliviado, manda prosseguir a viagem.”
    (Autor desconhecido)

    ResponderEliminar
  5. Caro amigo Adão

    Permita-me fazer-lhe uns comentários:

    Os militantes do PS Marco não são todos doutores ou engenheiros, mas eu gostaria de poder sonhar que um dia todos os militantes (de todos os partidos), e não militantes, tivessem esses graus académicos. O PS é um partido que defende a importância da educação pois consideramos que esse direito é que nos permitirá tirar o Marco, e o nosso país, do atraso que ainda tem dos países mais evoluidos.

    Quando eu vejo "piadas" desse gênero sei que elas sairam de alguém que pior de não ter tido a oportunidade de obter um curso superior ainda não percebeu a importância de se ter um formação superior.

    Dito isto, o PS pode não ser um clube de Engenheiros e Doutores mas defende o direito (e o dever) de cada um dos portugueses poder tirar o seu curso superior.

    Segundo, o PS Marco (ou os seus militantes) não tem que apresentar desculpas pela opção livre e democrática dos Marcoenses. Enquanto cidadãos muitos militantes apoiaram a candidatura de Manuel Alegre, una anonimamente outros nem tanto, acredito que nenhum de nós está arrependido ou que só estavam a apoiar essa candidatura por ter a certeza que seria vencedora.

    A candidatura de Manuel Alegre, na minha opinião, cometeu alguns erros, como por exemplo uma colagem exagerada aos dois principais partidos que a apoiavam. Mas conseguiu um resultado muito bom dadas as circunstâncias de se estar a discutir uma reeleição.

    Recordo que quem infelizmente ganhou as eleições foi a ABSTENÇÃO com uma vantagem de dois para um relativamente ao PR reeleito. A sua legitimidade acaba unicamente por ser apoiado por um entre quatro portugueses.

    Era isto que todos nós deveriamos estar hoje a reflectir e não o tipo de "picardias" que o amigo Adão está para aqui a lançar.

    Relembro ainda que para muitos, a começar por alguns sectores próximos do poder, era importante NADA SE MUDAR. E de facto essa é a principal consequência das eleições.

    Ganhou a ESTABILIDADE, a CONTINUIDADE e a garantia que vai ficar mais ou menos tudo na mesma. Percebo por isso que 52,9% dos portugueses acabassem por jogar pelo seguro. Mas para que há algumas semanas tinha sondagens a dar valores de votação acima de 65% não ir a uma segunda volta por 2,9% não pode estar muito seguro do apoio popular.

    Mais ainda continuamos a esperar por esclarecimentos de todos os factos que foram relembrados na campanha e que o PR não respondeu.

    Por fim não se escreve BERGONHA mas sim VERGONHA.

    Pelos vistos não é Doutor, nem Engenheiro, nem deverá ter concluido a escolariedade obrigatória.

    ResponderEliminar
  6. Caro Senhor Adão

    Quem lhe responde é um desses doutores simpatizantes do P.S..
    Antes de mais deveria perceber que eleições presidenciais não são eleições legislativas,essas sim da responsabilidade partidária.
    As presidenciais são EXCLUSIVAMENTE da responsabilidade da própria candidatura do candidato,daí o Senhor Adão não ter visto outdoors,bandeiras e bandeirinhas por aí.Compreendeu?
    Agora em relação aos doutores e engenheiros,nota-se bem ser o senhor Adão um ressabiado com a vida,mas sabe,como lhe disse até sou doutor há muitos anos e tive colegas de curso que além de estudantes universitários eram igualmente trabalhadores,como se dizia nessa época,estudantes-trabalhadores,com algumas,mas poucas,regalias.
    Porque lhe falo nisto?Porque mesmo no tempo da velha senhora,quem realmente tivesse mérito intelectual e vontade acabava por conseguir estudar e tirar o seu curso superior.Conheço pessoalmente alguns casos.
    É óbvio que a condição primordial era ter capacidade intelectual,que não sei se terá sido,ou não,o seu caso.
    Quanto aos resultados,coisa que o afligiu em especial,os únicos que me preocuparam foram os valores que a abstenção alcançou,esses sim,dever-nos-ão a todos os quadrantes político-partidários levar a uma profunda reflexão.
    Até lhe poderia dizer que a interpreto como um "castigo" à governação de Sócrates,etc.,etc.,mas não pretendo "armar" em analista político.
    Deixo isso para os outros doutores da imprensa escrita,falada ou da TV e para os senhores Adões cá do burgo.

    ResponderEliminar
  7. meus amigos
    portugal não se faz só de DRsº ou ENGsº faz-se de todos nós aqueles que são honestos,trabalhadores e empreendedores.
    o povo do marco não precisa de titulos académicos para saber o que quer,por não têr-mos um canudo e não saber escrever,não quer dizer que sejamos inuteis á sociedade.
    recordem LULA DA SILVA
    abraço amigo
    amm

    ResponderEliminar
  8. Caro amigo amm

    Primeiro e parace que não percebeu ainda eu não estou a falar de títulos, estou a falar de conhecimento. O título só é uma forma de comprovação de que a pessoa tem os referidos conhecimentos.

    Se me conhecesse saberia que detesto os títulos e e prefiro que me tratem por Jorge do que por Engenheiro. Manias minhas.

    Agora o que nos separa é do mesmo modo que espero que todos os meus cinco filhos aprendam o mais que puderem e que seja por isso capazes de ter um título académico, espero o mesmo para todos os portugueses.

    Uma das grandes conquistas do 25 de Abril foi o grande avanço que se obteve na formação dos portugueses, mas continuamos muito atrasados ainda em relação à europa. Negar a importância da educação é o primeiro passo para o insucesso. Muitos portugueses arrependem-se todos os dias de não ter aproveitado as possibilidades que tiveram para ter uma melhor formação, outros tem pena de nunca terem tido essas oportunidades.

    É errado desejar o melhor para todos?

    É errado lutar por uma EDUCAÇÃO para todos?

    Ou preferia que me preocupasse com a formação dos meus filhos e nada fizesse para que os filhos dos outros tivessem as mesmas oportunidades?

    Claro que Portugal conta também com aqueles que não tem títulos académicos, e se me conhecesse melhor sabe que eu não olho para os títulos mas antes para o conhecimento de cada um. Mas de facto um título académico representa o cumprimento com sucesso de um percurso académico, pelo que vale alguma coisa.

    Sobre Lula da Silva transcrevo-lhe alguns factos da sua bibliografia:

    "Lula foi alfabetizado no Grupo Escolar Marcílio Dias, apesar da falta de incentivo do pai, analfabeto, que entendia que seus filhos não deveriam ir à escola, mas apenas trabalhar."

    "...conseguiu uma vaga no curso técnico de torneiro mecânico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Formou-se três anos mais tarde "

    "Em 1980, aliou-se a intelectuais e a outros líderes sindicais, para fundar o PT (Partido dos Trabalhadores), do qual se tornou presidente. "

    Como Presidente lançou "o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que estabelece o objetivo de nivelar a educação brasileira com a dos países desenvolvidos até 2021 "

    etc, etc.

    Lula da Silva sempre soube qual a importância da educação e fez muito para que os mais desprotegidos do Brasil pudessem ter mais sorte do que ele que teve um pai que pensava como o meu amigo.

    ResponderEliminar
  9. amigo jorge
    não percebeste o meu comentário,eu quero frizar que a cultura o conhecimento são de extrema necessidade,mas que não é necessário ter um título académico para se ter conhecimentos e se ter estudado toda a vida,porque eu sou daqueles que todos os dias aprendo,também desejo e pretendo que os meus dois filhos assim o façam,bem como todos os outros filhos deste portugal e mundo.
    quando frizei LULA da SILVA,foi para dar um exemplo de persistência de alguem que sempre quiz aprender mais.
    abraço
    amm

    ResponderEliminar
  10. Caro amm

    Estamos então os dois de acordo. O que é óptimo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Meus amigos parece que nao gostaram do que eu escrevi mas isso e a pura verdade pois nao sei escrever como os senhores doutores ou engenheiros mas perseberam aquilo que eu escrevi tambem. Porque chamam resabiados a quem sempre estebe a frente das grandes manifestacoes que se fizeram no marco e os senhores aonde estabam que sempre estiberam ausentes que so a 4 ou 5 anos e que chegaram ao marco porque ate ai ninguem os ouvia falar do partido socialista e ja agora uma pergunta sabem que desde que chegaram ao poder do partido perderam sempre votos em todas as eleicoes e agora nao me digam que e da crise e que antes o partido era de todos os melitantes e agora e o tal clube dos doutores e engenheiros como se pode ver sao essas pesouas que o partido socialista nao lhe dis nada .Fico trite quando leio nos jornais o que diz o vareador do partido socialita que so diz mentiras e quando e confrontado com as verdades foze ou fica calado por acho eu que esses senhores nao gostam do marco e por isso o resultado deles esta a vista em todas as eleicoes perderam sempre e voltaram a perder. adao

    ResponderEliminar
  12. Não nos afastemos do essencial deste artigo. Como acima foi dito quem ganhou as eleições foi abstenção. Eu quero apenas lembrar que muitas pessoas ajudaram à sua vitória. Contribuíram com a sua postura, com os seus escritos e com as suas posições, para que o desfecho fosse este e não outro. Espero que (todos) retirem ilações para o futuro.
    Pela parte que me toca, eu digo apenas que fui avisando... inclusive aqui no MCN.
    Cumprimentos.
    J.M. Lamego

    ResponderEliminar
  13. Caro J.M. Lamego

    A minha opinião sobre a abstenção, por aquilo que me tenho apercebido em muitas pessoas e sobretudo nos jovens, é que esta não é resultado de se falar ou escrever de mais, ou ainda pelas posições que são tomadas.

    Acredito que antes será por todos falarmos pouco, esclarecermos aindas menos as diversas posições e não conseguirmos explicar às gerações mais novas a importância da intervenção política e pelo menos do poder do voto.

    E obviamente os maus resultados das políticas seguidas pela geração que hoje é poder nos mais diversos países da Europa a que pertencemos não ajuda em nada.

    Alguns jovens que eu questionei consideram simplesmente que os políticos "são todos iguais" e que pouco estão interessados em fazer alguma coisa por eles.

    A resposta é simplesmente ignorar o "sistema" dos mais velhos, tornarem-se um "pouco" egoístas em termos geracionais e sobretudo acreditam que o seu futuro passará por emigrarem para outro país ou cidades onde serão mais bem tratados.

    Isto faz-me pensar nos anos que antecederam Maio de 1968, mais concretamente nos Movimento Estudantil que contestou os regimes instalados um pouco por todo o mundo.

    Recordo que foi essa geração que, em Portugal, acabou para fazer o 25 de Abril. Eu já disse e repito que apesar de considerar que esta geração não devia desistir de lutar dentro do "sistema", se um dia se revoltar com esta "nossa" geração será apoiada por mim.

    Pois antes de mais eu sou PAI e o meu dever é apoiar os meus filhos para que eles tenham o Mundo que querem e merecem.

    Entretanto vou assistindo a uma revolta "silenciosa" que culminou com a recusa de cumprir o seu "dever de voto".

    ResponderEliminar
  14. Continua o senhor Adão a confundir as coisas ou se quiser doutro modo,a considerar-se mais socialista que os outros,porque talvez tenha cartão de militante,emblema ou outro adereço qualquer e tenha frequentado a sede do partido de há muitos anos para cá.
    Responder-lhe-ei,que para se ser socialista não é preciso ter cartão,emblema,ou a frequência da sede desse partido,como para se crer em Deus não é preciso ir à igreja e hipocritamente bater com a mão no peito para os outros verem.
    O socialismo,como o cristianismo,não se prega,pratica-se em todos os actos da nossa vida e a esse propósito,acredite senhor Adão,atrever-me-ia a pedir-lhe meças.
    Aproveitava para lhe recomendar a leitura do comentário do senhor Jorge Valdoleiros,no que concerne a ter ou não ter um título universitário e qual o valor ou interesse que isso pode ter para qualquer partido.
    Em relação ao termo "ressabiado",não me levará a mal,dizer-lhe que se ler com atenção o meu anterior comentário,escrevi "ressabiado com a vida".Ora queria dizer por outras palavras,que a vida poderá ter sido madrasta para o senhor Adão,mas que isso não lhe dava o direito de estar contra a presença de doutores ou engenheiros no seu partido,a não ser que o meu amigo entenda que ter cultura é negativo e que o analfabetismo que tanto prejudicou este país,volte em força como acontecia no tempo da velha senhora.
    Dizer-me que o partido tambem precisa dos não doutores e dos não engenheiros,parece ser a única coisa em que os dois estamos em sintonia ou não fosse o Partido Socialista,um partido que defende os valores da República.
    Quanto às críticas ao vereador do P.S.,apelidando-o de mentiroso e que foge quando confrontado com a "verdade",eu questionarei o senhor Adão,para não me alongar em demasia,quando foi que o vereador mentiu e quando fugiu perante a verdade?
    Provavelmente refere-se ao comunicado sobre a questão de Arnaldo Magalhães com a Câmara e à sessão da assembleia municipal em que o vereador do P.S. foi atacado e não lhe foi permitido responder em defesa da sua honra.
    Vir para aqui colocar comentários atacando o seu Vereador,o vereador do seu Partido,no mínimo classifica-o como socialista de fraco carácter e,quem sabe servir de testa de ferro para outras cores políticas,que se sentem muito pressionadas pelo trabalho desse mesmo vereador.
    Se é,e eu até duvido que o seja,militante socialista,permita-me que lhe diga que é dentro das paredes do partido,que o senhor Adão deverá questionar o seu vereador.
    Isso sim,seria de Homem.

    ResponderEliminar
  15. Testa de ferro numca o fui no passado nem o serei no presente porque nao sou dessa familia talves tera sido o senhor no passado e agora no presente mas agora na oposicao com respeito as criticas que faco ao vareador do PS sabe que e verdade se nao pessa as grabacoes das reonioes de camera que o vareador ja esta abituado a pedir podia sitar-lhe inumeras probas mas fica para outra vez.....adao

    ResponderEliminar
  16. Continuar a manter essas críticas ao seu vereador e do seu partido,só pode estar a dar-me razão.
    Se tem críticas quanto ao seu trabalho como vereador é na sede do seu partido,que deverá pedir explicações e não discuti-las em público.
    Os partidos são como as famílias e quando elas têm problemas é entre os seus membros que se esclarecem os problemas.Não me diga que vai para a praça pública fazer isso?
    Nem quero acreditar que o possa fazer.
    Na política PARTIDÁRIA passa-se exactamente o mesmo,é no interior do partido que tal se deve fazer.
    Nem preciso de ouvir gravações para saber,como diz o nosso Povo,aquilo que a casa gasta.
    A propósito dos doutores e engenheiros.
    O senhor em tempos não muito distantes foi apoiante duma lista de doutores e engenheiros,na disputa para a eleição do presidente da concelhia.Não estou mal informado,pois não?
    Então onde guarda agora a sua falta de coerência?
    Pare e medite.

    ResponderEliminar
  17. Caro Miguel

    Quando não se tem argumentos tanto faz pedir explicações na sede ou em público, dizem-se meia dúzia de frases sem sentido, apontam-se críticas generalistas mas nunca se apontam factos. E simplesmente porque eles não existem.

    Os primeiros que exigem diálogo e respeito democrático são aqueles que só dizem disparates.

    Mas ao contrário do Miguel eu considero que era importante que essas acusações fossem clarificadas publicamente, pois devem ser declarações que nós não conhecemos, que não aparecem referidas em lado nenhum ou que estão a ser deturpadas.

    Eu também poderia dizer que num determinado dia, numa determinada sala, tinha ouvido determinado indivíduo a dizer um rol de disparates e mentiras. Ficava por aqui dizia o nome do indivíduo e depois não esclarecia as acusações.

    Mas para quem conhece uns e outros, para quem tem dois dedos de testa, para quem pensa pela sua cabeça só tem uma reacção.

    Sorrir.

    ResponderEliminar
  18. Afinal o senhor esta bem enformado mas as enformacoes que esta a dar sobre mim e uma copia do seu vareador que na prasa publica diz o que nao e verdade e quando chega as reonioes de camera o SR PRESIDENTE proba-lhe o contrario
    e ele fica calado e o senhor esta na mesma situacao sobre a minha pessoua em eu ter sido apoiante de uma lista a concelhia de doutores e engenheiros deve estar enganado mas tanbem lhe quero dizer que eses senhores de quem o senhor fala ganharam 3 eleicoes seguidas ai no concelho se a memoria nao me falha sabe quando um candidato nao consegue ganhar a junta da sua fregusia de que diz que e natural do qual eu dobido que seiza acho que para hoje e tudo amanha abera mais .Adao.........

    ResponderEliminar
  19. A propósito de “normalidade” transcrevo parcialmente um artigo de Mário Soares publicado no DN:
    “As eleições presidenciais decorreram sem chama e perante um certo desinteresse dos portugueses. A enorme abstenção de 52,4% aí está para o demonstrar. Os resultados foram os esperados, embora com algumas surpresas. Os debates não trouxeram ideias novas quanto aos problemas que mais interessam os portugueses: como viver a crise global que nos afecta - que está a provocar o desespero em milhares de famílias - e, principalmente, como sair dela. (…)
    Como aliás lamento os dois discursos que proferiu no momento da vitória. Em lugar de ser generoso e magnânimo para com os vencidos, foi rancoroso. O que, além de lhe ficar mal, quanto a mim, representa um erro político grave que divide Portugal precisamente quando mais o devia unir.
    A verdade é que as últimas eleições mostram que o nosso país está mais dividido do que nunca. E, além disso, desorientado. Por isso, o Presidente ora reeleito deveria ter feito um discurso positivo, voltado para o futuro, e não um discurso que divide mais os portugueses, com a agravante de que, feitas bem as contas ao volume da abstenção, a metade que votou nele está longe de ser maioritária...”
    Por último permita que recomende a leitura do artigo assinado por Manuel António Pina “O mistério dos juros” no JN de hoje.

    ResponderEliminar
  20. Por amor de Deus, senhor Adão! Primeiro aprenda a escrever, porque o Marcoense como Nós não serve para propagar erros de escrita. Ainda está pior que os miúdos que usam k e essas coisas... Tenha juízo porque esse tipo de coisas não diz o senhor no sítio certo. Sabe bem que tudo o que o sr. vereador do PS diz está fundamentado. O que o sr. Adão faz é usar os argumentos que lhe ensinaram os seus amigos do PSD. Mude de partido se gosta tanto deles e ao menos aproveite as novas oportunidades, criação de um Governo Socialista. Mas meta lá essa ficha de militante do PSD, porque pessoas como o senhor envergonham os socialistas do Marco quando nos vêm perguntar se aquele senhor é militante do PS... Ficam espantadas porque vêm-vos sempre a defender o outro lado...

    ResponderEliminar
  21. Meu caro Jaime,
    O leitor Adão, pelo que me é dado observar utiliza um teclado sem acentos, eventualmente importado, daí alguns erros. Também é normal por estes lados trocar o “b” pelo “v”. Acredito que faz um “grande esforço” para tentar demonstrar que é possível escrever mal.
    Mas se consultar alguns documentos oficiais da nossa autarquia pode ler coisas tais como: “bocas-deincêndio”, “bom-senso”, “Sabe por quê?”, “E por que não?”, “AEC’s”, “ilogiar”, “desfeiar”, “sádio”, etc, …
    O leitor, qualquer leitor, escreve como pode, as instituições têm outras obrigações,…

    ResponderEliminar
  22. Ola jaime quem e o senhor para me dar licoes diz que eu estou pior que os miudos a escrever pois para mim isso e normal agora o senhor com as suas ablitacoes academicas e mesmo um analfabetico o senhor primeiro deve olhar para o seu passado e depois entao olhar para os outros porque o senhor aonde esteve ate agora dentro de alguma encubadora pois tambem lhe quero dizer que sempre pensei pela minha cabeca porque sou adulto o senhor e que debe ser ainda miudo porque penca pela cabeca dos outros para hoje e tudo amanha a mais .adao

    ResponderEliminar
  23. Ò senhor Adão,deixe de ser teimoso,certo,que é característica muito própria dos Portugueses.
    A teimosia não lhe dá razão,nem avaliza os seus argumentos.Reconhecer os nossos erros é virtude só própria dos homens magnânimos.
    Sempre repeti,no convívio com familiares e amigos,que não era por falar mais alto,ou por ser teimoso,incapaz de reconhecer o mérito no meu interlocutor,que tal me daria razão.
    Peço que me desculpe a frontalidade das minhas palavras,não as interprete erradamente.
    Não estou numa de paternalista,muito menos de mestre educador,apenas e só lhe passo alguma da minha experiência de vida.

    ResponderEliminar
  24. OLA senhor engenheiro jaime o senhor diz que a teimosia nao me da razao pois como ainda sou miudo como o senhor dizia e normal que seiza teimoso mas educado aquilo que o senhor nao foi comigo mas vindo dessa familia tambem e habitual com respeito a sua experiencia o senhor e que sabe para si sera positiva mas para mim e negativa sabe senhor engenheiro por isso e que eu falei nas suas a ablitacoes academicas porque o seu passado fala por si sabe homens como o senhor engenheiro e outros iguais desse tal clube a que o senhor engenheiro pertence nao benefecia nada o marco pelo contrario so fazem mal ao marco o tempo bai me dar razao como za aconteceu sabe senhor engenheiro o povo do marco na hora da verdade sabe escohler mesmo sabendo escreber mal para hoje e tudo amanha a mais.ADAO....

    ResponderEliminar