segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Barril de petróleo a 96 dólares

Hoje o preço do petróleo, no mercado de Brent, atingiu o valor mais alto dos últimos 27 meses ao ultrapassar os 96 dólares. Os analistas acreditam numa nova subida e a barreira psicológica dos 100 dólares aproxima-se. Pode-se ler aqui.

Estes valores ainda estão longe dos 146 dólares por barril alcançados em 2008 quando existiu a possibilidade de um conflito entre Israel e o Irão.

Mas de facto com a melhoria da economia mundial a provocar uma maior procura, em especial nas economias emergentes como é o caso da China, é inevitável que os preços do petróleo continuem a subir.

Esta alta de preços traduzir-se-á inevitavelmente em aumentos nos preços dos combustíveis para os Portugueses.

Muitos poderão ver nesta situação mais um agravar da crise, sobretudo da crise que sentimos em Portugal. Mas eu na linha de pensamento de alguns analistas, como já antes referi aqui e aqui, acredito que estes aumentos poderão vir eliminar algumas das vantagens competitivas dos países asiáticos, em especial da China, e permitir que a nossa Indústria Exportadora possa tirar partido de uma maior proximidade aos nossos mercados tradicionais na Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário