quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Alpendurada e Matos e Vila Boa do Bispo com Cavaco

O mandatário concelhio de Manuel Alegre, Artur Melo, fez hoje um protesto público sobre a constituição das mesas de voto na freguesia de Alpendurada e Matos. Segundo o que o MCN apurou tal posição fica a dever-se a terem sido excluídos das mesas de voto os militantes socialistas que nas anteriores eleições autárquicas delas fizeram parte. "É inaceitável que o presidente da Junta de Freguesia de Alpendurada e Matos não tenha seguido o critério proposto pelo presidente da Câmara para a constituição das mesas e tenha abusivamente excluído os membros socialistas em favor de membros da sua família política, o PSD".

Recorde-se que nas eleições presidenciais cabe ao presidente da Câmara constituir as mesas. No Marco, Manuel Moreira, propôs em ofício enviado aos presidentes de Junta as mesmas pessoas que estiveram no último acto eleitoral. Ao mesmo tempo e em caso de algum impedimento, aqueles deveriam propor outros elementos que "respeitassem a representatividade das últimas eleições, conforme solicitado pelos serviços da Câmara", informou Melo. "Aliás, devo dizer que o presidente da Câmara agiu bem, mas infelizmente houve alguém que não fez o mesmo", continuou.

O mesmo caso aconteceu em Vila Boa do Bispo em que o presidente de Junta colocou somente pessoas da sua família política, o PSD, violando o que era o critério do município.

"Não coloco em causa a honorabilidade das pessoas escolhidas para aquelas freguesias, mas não posso deixar de manifestar o meu veemente protesto pela forma como estes dois presidentes de Junta do PSD se comportaram", concluiu Artur Melo.

3 comentários:

  1. Senhor Artur Melo é a política dos caciques.Muitos dos marcuenses infelizmente não merecem outra coisa,caciques e cacete para cima.E ainda batem palmas agradecidos.Burros sem albarda,coitados.

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo das 13:08

    Esta questão não é para ser levada com ligeireza. Quanto eu sei no caso das Presidenciais as candidaturas, que não dependem dos partidos, não tem possibilidade de influenciar a constituição das mesas.

    Nas outras eleições a prática corrente é que os partidos locais indiquem pessoas para as mesas.

    Deste modo todos nos sentimos confortáveis por percebermos que as eleições não são só formalmente livres mas na prática essa liberdade e respeito pela Democracia está garantido.

    Eu próprio já estive envolvido nos processos de escolha de mesas e o mais importante era sempre garantir a credibilidade das eleições. E sobretudo ter muito bom senso.

    Neste espírito, e muito bem, Manuel Moreira que tem a responsabilidade de constituir as mesas decidiu manter as mesas do último acto eleitoral.

    Agora ou isto é tudo o farsa e o ofício de Manuel Moreira era só para o "Zé" ver, o que eu não acredito, ou temos uns autênticos caciques nestas freguesias que ainda pensam que estamos no Estado Novo.

    Sá Carneiro lutou antes do 25 de Abril, depois, criou um partido Social Democrata para que Portugal pudesse ter Democracia. Se ele fosse vivo o que é que diria deste tipo de atitudes.

    É por causa disto que os próximos anos vão ser importantes para decidir se os Portugueses querem viver em Democracia e num Estado Moderno ou se em vez disso queremos pertencer ao grupo de países que não merecem ser respeitados e em que tudo vale.

    É nos jovens que coloco todas as minhas esperanças pois em muitos dos políticos mais velhos (e não estou a falar da idade) só vejo o desejo de regressar aos tempos de Salazar.

    ResponderEliminar
  3. Q.P.M.
    Quero Posso Mando
    Em Alpendorada é assim!!!
    Depois ter lido este seu post,li no jornal A Verdade as declarações do Sr.Presidente Junta Alpendorada onde assume a constituição das Mesas,
    se me permite quero dizer o seguinte, Ele diz no jornal que estão 2 Socialistas, uma coisa tenho a certeza, se ele fizesse parte das mesas seriam 3, mas, no Domingo quando fui votar,dei uma volta pelas mesas e verifiquei o seguinte conforme tabela
    Colocações

    Presidenta da Junta 4 Familiares
    Tesoureiro da Junta 1 Familiar
    Secretaria da Junta 1 Familiar
    Pr. Assembleia 1 Familiar
    Secretario Assemb 1 Familiar
    Deputado Assb Psd Proprio
    Deputada Assb Psd 1 familiar
    Ex Secretari Junta 2 Familiares
    Funcionaria Junta 1 Familiar
    Funcionaria Junta 1 Familiar
    Por esta tabela já se vê como é!!!
    Estou de acordo consigo não estão em causas as pessoas, são competentes.
    Mas há mais exemplo
    Em Março/Abril vai iniciar o Censos 2011, as inscrições para quem pretender se inscrever terminam em 31 de Janeiro, mas segundo rumores 3 lugares já estão destinados!!!
    São 3 pessoas por sinal, familiares proximo de antigo membro da Junta.
    Viva a democracia,
    um abraço
    Fernando

    ResponderEliminar