quarta-feira, 10 de março de 2010

Os Truques do Discurso Político

Parecemos estupefactos ao ver a multidão ser conduzida por meros sons, mas devemos lembrar-nos que, se os sons operam milagres, é sempre graças à ignorância.

A influência dos nomes está na proporção exacta da falta de conhecimento.

De facto, até onde tenho observado, na Política, mais que em qualquer outra área, quando os Homens carecem de alguns princípios fundamentais e científicos aos quais recorrer, eles tornam-se aptos a ter o seu entendimento manipulado por frases hipócritas e termos desprovidos de sentido, dos quais todos os Partidos em qualquer nação têm um vocabulário.

Excerto de “The Principles of Moral and Political Philosophy”, de William Palley

Mais um reflexão anónima.

2 comentários:

  1. Por outras palavras poderiamos dizer que qualquer "líder" pode dizer o maior dos disparates pois a ignorânica da maior parte dos ouvintes vai considerar as suas palavras sábias.

    Ou como muitas vezes digo, Galileu foi acusado por todos e mais alguém de ser um blasfemo. Mas a verdade é que foi sempre a Terra que rodou à volta do Sol.

    ResponderEliminar
  2. Quem poderá deixar estar de acordo com o teor deste post?
    Quem ao longo destes 30 e tal anos de Democracia,com eleições livres,deixou de constatar como é gritante a influência sobre os eleitores,na maioria dos actos eleitorais,nacionais ou autárquicos,do poder do Nome?
    E quando não é o NOME do candidato,é o nome do PARTIDO.
    Quantas vezes não é o "ruído" à volta do candidato que o conduz à vitória?
    Quantos são os eleitores,que conhecem o teor dos programas de campanha eleitoral,dos diferentes candidatos,permitindo-lhes a escolha,sensata e ponderada,do seu candidato?
    Quantas vezes a escolha do eleitorado é determinada por razões exclusivamente materialistas?
    Há muitos anos,na infância da nossa Democracia,alguém já "vivido",me dizia,"meu amigo,esta coisa da Liberdade,nestes moldes,em que só se fala de Direitos e se esqueçem os Deveres,vai dar torto,vai" e acrescentava,"sabe meu amigo,até parece que vestiram ao Povo,logo,o traje de cerimónia,o smoking,sem lhe lembrar para primeiro,tomar banho...de cultura".

    ResponderEliminar