sexta-feira, 12 de março de 2010

Mulheres Socialistas

Disfarçado de intervenção cívica, estribado no pseudo descontentamento por ausência de proposta credíveis por parte dos eleitos para o Poder Local, pelo Partido Socialista, surgiu um revisitado “Movimento Mulheres pelo Marco”, manifestando o apoio à candidatura do Dr. Rolando Pimenta a um cargo concelhio e a fazer o apelo à participação activa nas eleições internas do PS.
O simples facto de se fazer alusão ao “Movimento Mulheres pelo Marco”, surgido aquando da campanha para as Autárquicas 2009, e que visava apoiar o então candidato Artur Melo, sugere a ideia de um aproveitamento e uma colagem a um movimento que, se esgotou assim que foi cumprida a finalidade que ditou o seu surgimento.
Mas se tal aspecto se prende com a ética da opção de denominação, haverá questões de fundo que fragilizam o revisitado MMM.
É um fenómeno recorrente em determinados grupos de indivíduos, normalmente com ligações a partidos políticos, com inconfessadas ambições politicas, integrarem movimentos de pseudo contestação, com o único objectivo de se promoverem ou promoverem alguém de sua simpatia.
No caso vertente temos a militante socialista D. Dulce Ramos enaltecendo generosamente as qualidades que reconhece a seu marido, o Dr. Rolando Pimenta, reconhecimento que obviamente é partilhado pelas restantes subscritoras, as quais não declaram o seu registo de interesses, uma vez que têm uma relação de dependência com a empresa de que são proprietários o casal Dr. Rolando Pimenta/D. Dulce Ramos.

Não fica mal apoiar o marido, o patrão, quem quer que seja.

Não se deve é praticar injustiças e lançar acusações a quem, de forma combativa, digna e desinteressada luta, há vários anos pelo projecto do Partido Socialista para o Marco de Canaveses, fazendo uma oposição séria, no lugar para o qual vem sendo eleito.
São injustas e incorrectas as acusações feitas a Artur Melo de liderar uma candidatura de amigos, mesclada com a participação de alguns socialistas em lugares secundários.
A composição das listas apresentadas pelo PS às eleições autárquicas de 2009 foi consensual, integrou socialistas e independentes, de acordo com critérios e estratégias que então se delinearam, e que nunca foram contestadas ou sequer desaprovadas, nomeadamente por qualquer das subscritoras da Comissão Instaladora do MMM.
É este tipo de oposição interna, de luta interna pelo poder, que impede uma actuação concertada do candidato com o seu partido, prolongada e contínua, com vista à afirmação do Partido Socialista como alternativa para o exercício do poder no Marco de Canaveses.
As mulheres que subscreveram e apoiaram a candidatura do Dr. Artur Melo como cabeça de lista à Câmara Municipal, revêem-se na forma superior de fazer política daquele que foi o seu candidato, e repudiam os argumentos e acusações constantes do manifesto do MMM, certas que aquelas que são as qualidades aí apontadas ao Dr. Rolando Pimenta, não constituem qualquer mais-valia para o Marco de Canaveses nem para o Partido Socialista.

Foi desta forma directa que 20 mulheres Marcoenses como Nós, candidatas pelo PS nas últimas eleições autárquicas e militantes socialistas responderam a um artigo publicado no jornal A Verdade por outras 4 socialistas a apoiar a possível candidatura do marido de uma delas a um cargo na concelhia do PS. Esse mesmo artigo tinha sido bastante publicitado na blogsfera Marcoense dando a ideia, pelo vistos totalmente errada, de quem o grosso das mulheres socialistas estavam a apoiar.
Ali, tal como noutros media, tenta-se (e às vezes com sucesso), manipular as escolhas daqueles que ainda não votaram. Para não existirem dúvidas estes últimos parágrafos são as opiniões de alguém que não vai ter a responsabilidade de escolher qualquer candidato a qualquer concelhia de qualquer partido.

5 comentários:

  1. Diz o ditado popular que,quem tenha nascido com o cú para a lua,vai ter sempre a maior sorte do mundo.
    Este aforismo popular vem a propósito do dito comunicado de mulheres de apoio a um candidato(Dr.Rolando Pimenta)às eleições da concelhia do P.S.,do Marco de Canaveses.
    Pelos vistos o candidato nasceu com o cú para a lua,pois é casado e pelos vistos,bem casado.
    Quantos homens casados não invejarão o marido desta senhora,militante socialista,tão realizada pela obra do seu conjuge?
    E que motivações pesaram na decisão em subscrever o dito comunicado,por parte duma das quatro(4)subscritoras,funcionária da conhecida empresa local,a Preceptor(passe a publicidade),propriedade da feliz esposa do candidato Dr.Rolando Pimenta?
    Será que a ambição cega e desmedida duns tantos,que se arvoram nos defensores do Socialismo,lhes permitirá notar o ridículo em que caíram?
    Ou será que,tal como o eurodeputado Dr.Paulo Rangel,afirmou na passada campanha eleitoral para as Legislativas,a Ética deve ficar à porta da Política?
    Se é o caso,mudem de partido,sejam coerentes,sigam as pisadas duns tantos,que à primeira oportunidade se transvestiram de sociais-democratas.
    É que há limites a que o bom senso obriga.

    ResponderEliminar
  2. Caro Jorge

    De facto é triste e lamentável a actuação do dito mmm ( sim com letra minúscula), pois os seus propósitos são perfeitamente irrelevantes e muito pequeninos para poderem atingir quem pretendem. Excelente a resposta das verdadeiras MULHERES SOCIALISTAS, que não têm qualquer tipo de dependência em relação a quem quer que seja. Conviria que as ditas senhoras do mmm explicassem melhor quais as causas da saída do seu "amo" de mandatário financeiro da campanha de Artur Melo, porque eu ainda não a consegui compreender, bem, mas esta falta de compreensão, deve ter a ver com alguma falha minha,por estar mal ou pouco informado.Também gostaria de saber quais as razões que levaram o seu "braço direito" ou "esquerdo" (já estou um pouco baralhado com isto,pois parece que começou lá pela extrema esquerda e parece que se aproxima a passos largos da direita), a recusar entrar nas listas para a Assembleia Municipal para onde fora convidado,tendo alegado que poderia colaborar, mas não em posição elegivel e depois de tudo isto já se conhece o "filme" todo com variadíssimos personagens e diferentes cenas, que dariam quase para escrever um novo argumento. O Partido Socialista do é tremendamente forte e aguenta todo o tipo de campanhas negras que ousam lançar sobre ele, seja em que Concelho fôr. A verdade virá ao de cima e vencerá sobre a mentira, doa a quem doer.

    Saudações Democráticas

    José António

    ResponderEliminar
  3. Mas José António o que mais me espanta não foi a oposição ter começado no dia seguinte à escolha das listas para os diversos orgão autárquicos. E digo isto com conhecimento de causa, pois apesar de não ser militante socialista tentei dentro das minhas possibilidades participar nessa campanha de uma forma cívica, e lá não vi ninguém daqueles que hoje se mostram tão militantes a combater os próprios camaradas de partido.
    O que me espanta é a falta de ideias.
    Fala-se muito de organização, de militância "interna", de ideologia, mas não existe uma única ideia para apresentar a todos aqueles que esperam que um socialista venha poder governar os destinos do Marco.
    Depois fala-se muito da Dolmen, e mais uma vez esquecem que são os reais dirigentes da mesma e quem não passam de funcionários. Com o agravante que me custaria ver o PS a ser dirigido por alguém que depende do poder laranja que dirige este concelho. Se isso acontecer a minha primeira palavra de parabéns irá para Manuel Moreira pela grande vitória que obteria dentro da própria oposição.
    De seguida continuaria como Marcoense como Nós a lutar pelos mesmos ideiais e com a esperança que o Marco um dia realize a Verdadeira Mudança.

    ResponderEliminar
  4. Caro José António
    Tenho e terrível defeito de perceber quando falam de mim e tenho de replicar, mesmo quando pessoas que considero, como o senhor (se é quem eu penso), insistem, em sucessivos episódios, em falar do mesmo, ou seja, o meu percurso pessoal e político e a minha posição de distanciamento da candidatura de Artur Melo.
    Sobre este último assunto, nada mais tenho a esclarecer, pois muito já escrevi e falei sobre ele o suficiente, neste e noutros blogs.
    Sobre o meu trajecto pessoal e político, aconselho que leia, no meu blog pessoal (esquerquerdapossivel.blogspot.com) o texto que postei no dia 1 de Fevereiro, intitulado "Hoje faço 53 anos...". Áí perceberá que nem comecei na extrema esquerda nem estou, ou estarei, a caminho da direita (muito longe disso).
    Assim como que nunca fui "braço direito" ou "braço esquerdo" de ninguem", ao longo da minha vida. Isto porque, como explico, tenho um fio condutor da minha vida que, porque o convido a conhecê-lo, nesse texto, permitirá que perceba que tenho uma visão do mundo e da vida que NESTE MOMENTO DA HISTÓRIA, me faz perceber que o PS tem a matriz ideologica POSSÍVEL , que se compagina com essa tal visão pessoal do mundo e da vida.
    Concordo consigo. O Partido Socialista é forte. A verdade virá ao de cima. E a mentira será desmascarada. No PS do Marco, também.
    Espero, Caro José António, que o meu passado pessoal e político seja respeitado, em futuros comentários (eu não confundo ironia com especulação ou insinuação, muito menos da parte de quem não me conhece), porque, no texto que lhe refiro, do meu blog e noutros, do mesmo, as minhas convicções são claras, porque gosto de ser transparente: sigo ideias, não sigo pessoas.
    Por isso, me afastei de Artur Melo : quando a pessoa se sobrepôs ás ideias.
    E tenho, acredite, mais exemplos de prejuízos (pessoais, profissionais, familiares), por causa das minha opções ideológicas, do que de lucros.
    Portanto, sei ao que ando : ando a dar o meu contributo, possível, para mudar o Mundo, a partir do local onde vivo.

    ResponderEliminar
  5. Corrijo o nome do meu blog, pedindo desculpa pelo erro : esquerdapossivel.blogspot.com

    ResponderEliminar