domingo, 14 de março de 2010

II Convenção Autárquica Concelhia do PS

Assisti hoje à II Convenção Autárquica Concelhia do PS.

A abertura foi realizada por Artur Melo a que se seguiu uma intervenção de política geral de Bruno Caetano, ambos políticos Marcoenses que todos bem conhecemos. Não posso formular mais comentários pois ainda não estava presente quando elas foram realizadas.
O resto da manhã foi dedicada ao tema “FREGUESIAS, A BASE DO PODER AUTÁRQUICO”. Foi uma reunião de trabalho onde com grande abertura se discutiram em pormenor vários aspectos desta temática e com muita intervenção por parte dos autarcas eleitos.

O convidado para apresentar este tema foi Joaquim Teixeira, Presidente da Junta de Freguesia de Fridão, que para mim demonstrou conhecimento e experiência do assunto, e com muita clareza esclareceu a assistência. Mas o grande espanto da plateia foi a diferença demonstrada entre as práticas realizadas em algumas das freguesias Marcoeness e o que esse eleito local do concelho de Amarante nos informava sobre o que deveriam ser as boas práticas do poder local.

Em sequência o Coronel José Valdoleiros realizou uma exposição sobre “Orçamento Municipal versus Orçamento Freguesias", aqui além de explicações dedicadas mais à compreensão dos orçamentos das freguesias, onde eles existem, foram realizadas críticas muito assertivas ao Orçamento Municipal recentemente aprovado. O que verifiquei é que agora quem estava espantado era o convidado anterior com algumas das práticas realizadas no concelho do Marco. Aproveitando a presença de um grupo grande de militantes socialistas o Coronel José Valdoleiros, explicou que só após a sua reforma é que pôde por lei tornar-se militante do partido.
Permita-me dizer que ele omitiu uma ocasião em que para bem de todos nós desrespeitou a lei e interferiu directamente no curso da política em Portugal. No dia 25 de Abril de 1974 o Capitão José Valdoleiros foi um dos militares revoltosos que transformaram totalmente o nosso país.
A tarde foi dedicada ao tema “POR UM NOVO MODELO DE ORGANIZAÇÃO REGIONAL”. A apresentação do tema começou por José Luís Sá, elemento da JS que deu a sua visão do modelo de organização donde eu destaco a importância que deu dos concelhos cooperarem mais do que competirem entre eles. Vindo esta mensagem de um jovem político é motivo de esperança que tenhamos um futuro com mais coesão social e inter-municipal.
De seguida tivemos um dos momentos mais esperados, a intervenção de José Luís Carneiro, brilhante, clara e bem estruturada. Foi o primeiro político que realmente deu uma visão que esta alteração de modelo tem que vir acompanhada com muitas mais alterações. Assim discutiu-se todo o modelo político, desde a eleição dos deputados, a constituição dos governos, a organização dos concelhos e freguesias e claro a regionalização propriamente dita. Convenceu-me e assim está ganho um voto para a Regionalização.
O encerramento já foi motivo de um post separado aqui.
Como facilmente podem compreender as conversas fora da sala de trabalhos foram também bastante interessantes.

2 comentários:

  1. Fui um dos socialistas que correspondendo ao convite do ainda Presidente da Concelhia do P.S.,Dr.Artur Melo,tive o prazer de estar presente nos trabalhos da Convenção Autárquica Concelhia.
    Esperemos que estes eventos socialistas possam continuar a acontecer,pois além do muito que podemos aproveitar da experiência e competência dos oradores convidados,é mais uma ocasião para troca de impressões entre gente que tem os mesmos interêsses,em especial servir o Marco,servir as suas gentes,servir o Socialismo.

    ResponderEliminar
  2. Eu em particular apreciei o facto de esta acção do PS ter sido aberta a simpatizantes e Marcoenses em geral. Uma dos aspectos mais positivos que o PS tem trazido à política portuguesa é esta lufada de ar fresco e uma alargar de horizontes. Na minha opinião é por esta razão que as sondagens tem sido tão agradáveis a este partido apesar de tanta controvérsia.

    ResponderEliminar