quarta-feira, 3 de março de 2010

Outros abalos

Um Anónimo escreveu-nos:

Têm-se sentido cá pelo Marco de Canaveses, uns pequenos “abalos”, resultantes de fricções entre velhos comparsas da política marcoense. Nada de preocupante, muito menos de assustador, diga-se de passagem, dado o facto de resultarem de simples fricções entre “placas” (leia-se interesses) da nossa “aldeia política”.

As vítimas desses “abalos” são sempre os mesmos. São aqueles, que nada pedem, nada exigem e se conformam com o estatuto, que lhes querem, todos sem excepção, atribuir de seres não pensantes , sonolentos, manipuláveis ou seja, “carne para canhão”.
Aqui e agora, começa a desfazer-se o engano, dos velhos comparsas da política marcoense . Aquela “carne para canhão”, é gente que merece respeito, não querem continuar a ser simples peões utilizados nestes jogos da podre política que se pratica cá pelo nosso Marco, nem que os comparem a material descartável, depois de usado, se deita para o lixo.

A ambição leva à cegueira que não permite sequer a capacidade de auto-crítica. É uma “guerra” onde vale tudo. O deputado europeu Dr. Paulo Rangel, na última campanha para as Legislativas, numa das suas intervenções públicas, disse que a Ética devia ficar à porta da Política. Pela minha parte, sem comentários.
Esta falta de pudor e de sensibilidade para lidar com os seus concidadãos, tem levado a que demasiados, acordem, reflictam e se afastem da prática da cidadania.
Parece cada vez mais ser esse o objectivo destas gerações de políticos “gameleiros”. Ficam assim com o campo livre e a “barriga” cheia.
Dizem que a História é cíclica, que se repete. Eu não quero crer em tal, para longe vá o agouro.

1 comentário:

  1. Está visto que eu sou do bom tempo.Do tempo em que iamos jogar à bola e no fim levavamos o equipamento para lavar em casa e as chuteiras para limpar e engraxar com as nossas mãos.
    Bons tempos,camaradagem e convívio no fim das rijas disputas com os nossos dignos adversários,bebiam-se uns copos,sem entornar,pois a autoridade paterna era rígida quanto a isso e não só.
    Correu o tempo,mudaram-se as políticas dos homens,modernizaram-se os métodos educativos,na família e na escola,perdeu-se a camaradagem,a solidariedade,o respeito pelos adversários,pelas suas opiniões,pelas suas diferenças e acabamos à beira do abismo.
    A única coisa que se desenvolveu,medrou,fortaleceu,foi a hipocrisia política,a ambição desenfreada,o egocentrismo tacanho,que torna os Homens incapazes de vislumbrarem o ridículo das suas vidas.
    Não se respeitam a si próprios,nem ao nome dos seus progenitores e à "herança" que querem legar aos seus descendentes.

    ResponderEliminar