domingo, 7 de março de 2010

Referendo na Islândia chumbado por 93 por cento

Como se pode ler aqui, os islandeses rejeitaram em referendo com uns expressivos 93 por cento o impopular acordo sobre o pagamento das dívidas do banco Icesave ao Reino Unido e Holanda.

O problema surgiu porque os britânicos e holandeses decidiram, por sua própria iniciativa e sem qualquer exigência legal para assim fazer, pagar aos seus próprios cidadãos um bocado mais do que o exigido pelos esquemas de protecção de depósitos padrão após a falência deste banco. Depois tentarem imputar essas suas decisões unilaterais sobre o Estado da Islândia.

Quem optou por depositar os seus dinheiros privados, num banco privado, esperando ganhos privados que não se concretizaram e pelo contrário trouxeram perdas, esperam agora que estas perdas sejam públicas. Não faz sentido. E na Islândia o povo na sua grande maioria disse que não faz sentido e independentemente das ameaças realizadas por governos estrangeiros optaram pela decisão lógica.

E nós em Portugal?

1 comentário:

  1. O meu aplauso ao Povo Islandês,pela coragem demonstrada com o resultado deste referendo,enfrentando o poder destes colossos bancários.Não se puseram de cócoras,nem alinharam nas suas práticas especulativas.
    Outro tanto não se poderá dizer dos Portugueses.

    ResponderEliminar