terça-feira, 23 de março de 2010

Projecto Limpar Portugal

Um leitor anónimo pediu-nos para publicar este post:

O jornal A Verdade titula a propósito do Projecto Limpar Portugal,que decorreu no passado sábado e se estendeu às mais diversas freguesias do nosso Marco,que foram recolhidas cerca de 120 toneladas de lixo das mais variadas proveniências.

Antes de mais os nossos efusivos parabéns, ao movimento cívico marcuense, pela adesão ao projecto lançado a nível nacional e pelos resultados conseguidos.

Esperemos que este projecto seja apenas o primeiro de muitos a criar e a fomentar no nosso Marco.

A Juventude Marcuense tem demonstrado,pela sua intervenção em vários sectores da vida social,cultural e desportiva,estar determinada a dar a conhecer o nome da sua terra natal, lavando com a sua postura,o opróbrio lançado sobre ela, por gerações de políticos, que dizendo servir os Marcuenses, apenas deles se serviram para alcançar fins inqualificáveis.

Por isso reitero o meu aplauso e os meus agradecimentos aos jovens do meu Marco, certo que cada vez mais ajudarão a dignificar a terra que os viu nascer.

3 comentários:

  1. Se me permite, gostava apenas de fazer uma pequena correcção à sua linha de raciocínio, na apreciação que faz a esta magnifica jornada de educação ambiental; Sabe, eu que estive lá e participei, pude verificar que este movimento foi muito abrangente; vi lá pessoas de todas as idades e condições. Por isso, em meu entender – e eu sou jovem - estão todos de parabéns. Desde logo os promotores da iniciativa na nossa terra e depois todos aqueles que nela participaram de forma tão empenhada.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro homónimo Anómino,das duas uma,ou eu não soube passar a mensagem no meu post relativo à iniciativa Projecto Limpar Portugal ou o meu homónimo Anónimo não o interpretou correctamente.
    Se atentar ao 2º parágrafo da minha intervenção,"Antes de mais ....parabéns ao movimento cívico marcuense ...", não particularizo que o faça em relação aos jovens como se depreende da correcta interpretação das minhas palavras.
    Acontece que ao parabenizar os mentores da iniciativa,me limitei a dar ênfase à postura da Juventude Marcuense,já que considero ao contráriode muitos que não são de modo algum uma "Geração Perdida".

    ResponderEliminar
  3. Apesar dos excelentes resultados alcançados por esta iniciativa no nosso Marco,120 toneladas é obra,algumas lixeiras a céu aberto e em locais bem visíveis,continuam a persistir e a resistir em locais bem visíveis,exibindo-se como verdadeiras montras do potencial turístico que o Marco tem para oferecer aos turistas que nos demandam.
    Ora,se este meu desabafo-informação incomodar alguém ou se de tal duvidarem,só lhes resta deslocarem-se ao entroncamento da estrada nacional Marco-Paredes de Viadores com a estrada para Manhuncelos (vulgo estradão do Penedo do Diabo).
    Aquela montureira ao tempo que lá se localiza,já ganhou direito de residência.
    Por esta via circulam diariamente,centenas de viaturas,que não podem,nem querem apreciar tal espectáculo.
    Onde pára a fiscalização?Quem tem por dever resolver tais situações?
    Não me digam os responsáveis por prevenir ou eliminar estas situações,que ficaram felizes com a campanha Projecto Limpar Portugal?
    Pessoalmente não fiquei.Bom seria que nunca fossem necessárias iniciativas destas,muito embora louváveis,porque seria a demonstração do elevado nível cívico da nossa população.

    ResponderEliminar