domingo, 14 de março de 2010

Ondas de Choque no PS Marco

Hoje, no encerramento da II Convenção Autárquica Concelhia do PS, Artur Melo não deixou ficar dúvidas.

Não é candidato às eleições internas do partido.

Depois de um intenso dia de trabalho que teve uma assistência bem interessante e participativa, e já na parte final do discurso de encerramento, onde também aproveitou para realizar uma retrospectiva dos últimos acontecimentos do concelho do Marco, Artur Melo anunciou que se dedicaria em exclusivo às suas funções de Vereador e não era candidato. Sentiu-se uma onda de choque que atingiu alguns dos presentes a começar por um dos convidados, o Presidente da Câmara Municipal de Baião Dr. José Luís Carneiro.

Quais serão as repercussões desta decisão no PS Marco?

5 comentários:

  1. Confirma que Artur Melo disse que não será candidato em Abril, nem em outro ano qualquer?

    ResponderEliminar
  2. Confirmo exactamente isso. Artur Melo disse que não seria candidato à concelhia do PS de Marco de Canaveses nem em Abril, nem em outro ano qualquer.
    Também disse que cumpriria o seu mandato como vereador na autarquia.
    E por aquilo que eu conheço dele depois de o dizer assim claramente não vai mudar de ideias.
    Assim especulações que seria uma retirada estratégica não fazem sentido.
    Como as "bocas" que existiam que estaria a criar um sindicato de votos, também não é verdade apesar de após a derrota nas últimas eleições mais de 130 apoiantes da sua candidatura se tenham filiado como militantes do PS, por LIVRE VONTADE.
    Aliás eu, e muitos outros, que apesar de serem apoiantes de Artur Melo e das ideias que ele tem para o concelho, não nos filiamos "ainda" porque até ontem ninguém nos pediu.
    Ontem uma pessoa muito claramente e publicamente explicou que fazia todo o sentido que os apoiantes socialistas do concelho do Marco deveriam se candidatar para melhor serem defendidos os interesses do Marco. Essa pessoa não foi o Artur Melo, mas o Dr. José Luis Carneiro e ele sabe que muitos desses simpatizantes não militantes são incondicionais apoiantes das ideias de Artur Melo.
    A mim José Luis Carneiro teve três pontos chaves na sua intervenção ontem.
    A primeira quando apelou, e distanciando-se das lutas internas dentro do PS Marco, a uma união de esforços entre todos os militantes.
    A segunda quando elogiou de sobremaneira o trabalho do Artur Melo à frente da CPC.
    A terceira quando apelou que esses socialistas não simpatizantes se filiasse para bem do Marco e da região.

    Como perceberão existe uma perda para o PS Marco porque dificilmente se encontrará um substituto que preencha o lugar deixado pelo Artur e que simultaneamente tenha o apoio das centenas de militantes e não militantes, eleitos e não eleitos que muito contribuiram para uma campanha dificil onde como Artur Melo tiveram lutar contra uns pela frente e outros que os atacavam pelas costas.

    ResponderEliminar
  3. Não percebo ou melhor,até percebo a dúvida do leitor Anónimo,do Marcoense como nós,quando questiona,se Artur Melo afirmou ou não,que nunca mais se candidataria ao cargo da Concelhia do P.S..
    Se nos lembrarmos que a Ética,a Honra,a Verdade,são valores que andam há muito arredios da vida política,compreenderemos de imediato a interrogação do leitor Anónimo.
    E a vida política do Marco de Canaveses não é modelo que se inveje,em especial,no que diz respeito ao ambiente dos que se dizem Socialistas convictos.
    Conheço até alguns destes,que há semelhança das espécies animais,sofreram de mutações ao longo dos tempos na sua evolução política.
    Assim,há aqueles que desde muito novos se diziam simpatizantes-apaixonados pelo marxismo-leninismo,depois mutaram para maoístas e finalmente,surgem como convictos socialistas.
    Também há aqueles,que defensores da social-democracia,sofreram a mutação para socialistas,convictos.
    Darwin e seus seguidores,explicavam estas mutações,como necessárias,para que as diferentes espécies animais,se adaptassem a alterações climáticas profundas e suas consequências na cadeia alimentar e não só.
    Ora na Política,estas mutações-adaptações de cor político-partidária,é feita por mesquinhos interesses materialistas,tais como penachos,mordomias e financeiros.É a mutação das classes inferiores.
    Pessoalmente,entendo que a decisão de Artur Melo,só peca por tardia.
    Não porque a sua obra, o seu esforço,o seu trabalho de militância pelo seu Partido Socialista,possam colocar-se em causa.Longe disso e antes pelo contrário.
    Os verdadeiros e desinteressados Socialistas Marcoenses reconhecem a qualidade ímpar da sua militância,a visão abrangente das suas ideias e projectos em prol do seu e nosso Marco,ficando para sempre profundamente reconhecidos e gratos pelo seu trabalho à frente da Concelhia Socialista do Marco de Canaveses.
    Um enorme abraço Artur Melo,dos simples e humildes,socialistas do teu Marco.

    ResponderEliminar
  4. Considero uma perda de monta,para o PS Marco a decisão do Dr. Artur Melo, mas compreendo-a e aceito-a.Todavia fico preocupado,pois a hipótese-como é costume-de surgir mais um "grupo fratricida" pode acontecer.Espero estar enganado e permito-me lançar um apelo à unidade, pois só assim será possivel criar um PS forte, no Marco de Canaveses.Peço aos Senhores Professores, Doutores e Engenheiros, que formam a base intelectual do Partido Socialista no Marco de Canaveses, que façam um esforço nesse sentido, caso contrário, será de encomendar uma lápide com o seguinte epitáfio:

    "Requiescant In Pace"

    ResponderEliminar
  5. Claro que o grupo até já tinha aparecido e estará todo contente por esta decisão do Artur Melo. Mas não só os Professores, Doutores e Engenheiros mas sobretudo todos aqueles que são realmente militantes e simpatizantes desinteressados do PS não vão deixar cair o poder em duas ou três figuras que nada trouxeram ao partido e que nas últimas eleições estiveram do início ao fim a apoiar a estratégia de Manuel Moreira. Os Socialistas não são cegos. O que me parece é que algumas pessoas não perceberam que uma grande maioria dos militantes e simpatizantes não perdoam alguns actos praticados recentemente e farão tudo, mesmo não contando com o Artur Melo como Presidente da CPC, para o apoiar o vereador eleito pelo Partido Socialista.
    E já agora o que fariam na hipotética possibilidade essas duas ou três pessoas se tivessem que passar dois anos a dirigir o partido mas sem o apoio de militantes e simpatizantes, sem o apoio dos eleitos e sempre com a oposição da maioria dos militantes nas assembleias.
    Como iriam explicar isso aos dirigentes distritais e aos Marcoenses como Nós?

    ResponderEliminar