terça-feira, 27 de abril de 2010

As Más Notícias são para Todos

As implicações da baixa do rating de Portugal, anunciada aqui, tem implicações muito negativas para todos Portugueses com Nós. Esta revisão em baixa deve-se às "fraquezas estruturais económicas e fiscais". O impacto imediato verifica-se-á nas taxas de juro associadas ao financiamento externo do governo. Teixeira de Santos diz aqui que o "País tem que responder a este ataque dos mercados" e que “não é tempo para querelas inúteis" e acrescenta que "neste momento temos medidas focadas no corte da despesa e é nessas medidas que temos de concentrar a nossa atenção: reduzir o peso do Estado, reduzir a despesa e corrigir o défice excessivo”

O que eu concordo totalmente.

Carlos Costa Pina afirma aqui que o Governo português irá adoptar "todas as medidas necessárias para garantir a confiança na nossa dívida pública". Pedro Passos Coelho, aqui, declara que "As nossas diferenças, entre o PSD e o Governo, não nos impedem de fazer a defesa do país, que está sob ataque especulativo desde sexta-feira, o que está a por em causa a nossa soberania nacional". O CDS-PP reagiu aqui sem surpresa à decisão da Standard&Poor’s de cortar nos níveis de rating. A Bolsa de Lisboa fechou em forte queda, como pode ver aqui. Os credit default swaps (CDS), subiu já para 351,9 pontos-base, como pode ler aqui. E pode ler aqui que a agência de notação financeira Fitch anunciou que reduziu o rating também.

Estas notícias vão ter também impacto nas taxas de juro reais que nós, as nossas empresas e a nossa autarquia terão que suportar num futuro próximo. O esforço de mostrar credibilidade terá que ser de todos, mas também caberá a quem tem a responsabilidade de liderar criar as condições para que todos os Portugueses e Marcoenses como Nós possam neste momento ter um papel activo.

Sem comentários:

Enviar um comentário