sexta-feira, 2 de abril de 2010

Coligação Negativa I

Num post recentemente colocado na Blogsfera tenta-se dar pouca importância às bases de um partido.

Coloca-se a tónica na presença, às vezes institucional, de “anteriores lideres”, “militantes mais antigos” e “fundadores” na apresentação da candidatura de Rolando Pimenta. Tratando-se do Partido Socialista, que é um partido marcadamente Republicano, parece-me mal politicamente fazer-se a apologia da importância de uma certa classe de "barões". E mais não digo, pois considero este discurso é uma reacção ao facto de no dia anterior se terem reunido um grupo mais numeroso de militantes Marcoenses como Nós só para convencer Artur Melo a encabeçar uma lista que permita a continuidade do projecto que o Partido Socialista vem a concretizar no Marco de Canaveses. A reunião da candidatura entre convidados de concelhos vizinhos, elementos da comissão de honra, pessoas que vieram assistir à reunião, e os elementos da candidatura estariam pouco mais de três dezenas de pessoas. E de facto as fotos não enganam!

Recordo ainda, os mais distraídos, que Artur Melo tinha até sido convidado a pertencer à comissão de honra desta candidatura! Claro que foi no período em que passou a “bestial” pois já não ia concorrer.

No mesmo post é dito que Artur Melo afirmou que esta candidatura “é uma coligação negativa”, é totalmente verdade, mas considero que não é só porque congrega um conjunto de pessoas que sempre boicotaram o projecto do Partido Socialista (nomeadamente o caso do autor do texto e do próprio Rolando Pimenta), mas porque após algumas tentativas as “várias sensibilidades” perceberam que isolados não conseguiam reunir militantes sequer para formar uma lista. O autor do texto sabe isso na primeira pessoa.

Depois esquecem-se pura e simplesmente das suas responsabilidades como eleitos para a anterior CPC.

Artur Melo e muitos dos seus apoiantes foram à luta e poderão não ter tido o resultado que mereceriam. Mas esta candidatura está recheada de apoiantes que abandonaram essa luta e esses sim foram responsáveis directos do partido não ter melhor resultado. Se fossem eleitos que garantias davam que agora seria diferente? Nenhumas.

2 comentários:

  1. Os fundadores,os militantes mais antigos,os anteriores líderes do P.S.,através dum pressuposto porta-voz,vêm justificar a sua presença na candidatura de Rolando Pimenta,com argumentos que não colhem sequer o mínimo de credibilidade,de Ética,no caso,política.
    Por qualquer lapso,conveniente,de memória,alguns desses "barões",depressam esqueceram a sua indecorosa postura,as suas inqualificáveis palavras contra o candidato do P.S.,Artur Melo(eleito pela CPC)e também contra todos os socialistas e simpatizantes,das listas de candidatura do P.S.à vearação da C.M.,à Assembleia Municipal,às Assembleias de Freguesia.
    E o grave é que essas listas foram discutidas e aceites pela maioria,ou não é essa a prática democrática?
    Admito e é óbvio que aceito,sendo o P.S. um partido democrático,possa haver e é bem que haja,diferentes grupos de opinião,diferentes perspectivas,sobre este ou aquele assunto.Nem outra coisa seria admissível para quem se diz socialista ou simpatizante.
    Contudo como se pode qualificar uma campanha de permanente tentativa de descrédito de Artur Melo e dos socialitas e simpatizantes que fazendo parte das listas de candidatura aos diferentes órgãos autárquicos acabaram por ser eleitos como lídimos representantes do P.S.?
    Só encontro uma qualificação,que nada enobrece os seus autores,antes pelo contrário os avilta.
    Para terminar,gostaria de referir que o chico-espertismo,deste ou daquele elemento negativo para o P.S.,não é caso virgem no nosso partido.
    Já outros se aproveitaram do rótulo de socialistas,para melhor apagarem a sua imagem política passada e ainda outros,para obterem a concretização de objectivos de carácter material.
    Duma coisa podem estar certos, a nossa memória náo é curta e nunca faremos como alguns,que a troco,não de 30 moedas,mas de outras prebendas,abraçaram hipocritamente Artur Melo,em comícios,para enganar as bases e lavar a imagem.
    Outros há,que talvez pela tal provecta idade,são incapazes de acompanhar e até perceberem a mais do que necesária abertura,à sociedade civil por parte do P.S. do Marco.
    O nosso partido não podia,nem devia continuar a manter uma postura feudal,propriedade dos tais militantes mais antigos.Não e não. O partido é de todos,dos mais antigos e dos mais jovens.

    ResponderEliminar
  2. Quando alguém vem todos dias reforçar a sua qualidade de fundador, anterior líder, ou quer que seja, geralmente esconde insegurança ou um passado que não quer que seja público.

    Mas estamos a falar de fundadores do partido socialista? Não.

    Estamos a falar dos fundadores do PS no Marco. E isso em que data é que foi?

    Pois socialistas existem há muitos anos. Mesmo muitos anos antes do PS ter sido fundado e ainda mais anos antes de no Marco passar a ser importante ter um cartão socialista (alguns Marcoenses compreendem o que quero dizer com isto).

    E os jovens são menos socialistas por terem menos anos de filiação?

    Isto parece tudo muito monárquico! Ou mesmo reacionário!

    ResponderEliminar