"A penalização por não participares na política, é acabares por ser governado pelos teus inferiores."
in (Platão), Filósofo e Matemático da Grécia Antiga (428-348 a.c.)
PS: Correctamente esta frase foi proferida há quase 2400 anos, mas mantém-se totalmente actual.
PS: Correctamente esta frase foi proferida há quase 2400 anos, mas mantém-se totalmente actual.
Nunca uma máxima foi tão pertinente como esta da autoria do filósofo Platão.
ResponderEliminarOlhando com atenção à nossa volta,cada vez são mais numerosos os medíocres e incompetentes que nos governam,seja em que tipo de organizações,mas principalmente nas de carácter político.
Precisam apenas de levantar o braço,com a mão fechada ou aberta,gritar bem alto que são filiados e ou simpatizantes desde sempre,exibirem-se nas manifestações de carácter partidário e acabam por garantir a colocação profissional,a promoção social e profissional,mesmo que isso os conduza à total perda da sua dignidade pessoal e do respeito dos seus concidadãos.
Há muito que o mérito deixou de ser condição necessária e suficiente para "subir" na vida.
A lisonja,o compadrio,o servilismo,tudo formas mais ou menos encapotadas de corrupção,tal como as ervas daninhas tomaram conta de tudo.
Nem a Sra. de Fátima conseguirá o milagre de inverter tal quadro,como aconteceu na Primeira República.
De facto é uma frase que nos faz pensar e se reflectirmos minimamente chegamos à conclusão que todos temos a obrigação de dar um pouco do nosso tempo ao combate político.
ResponderEliminarEm Portugal temos relaxado e deixado que alguns (poucos) se dediquem a esta "nobre" actividade. E qual o resultado? A economia está de rastros, a corrupção está por todo o lado e afinal tudo a que nós demos prioridade nos últimos anos família, profissão e alguma segurança para a velhice está em perigo.
Não fique quieto ou calado, mexa-se e berre venha mudar isto. Já no tempo de Platão era assim.
Jorge quero-lhe dizer que este post foi muito oportuno. Comungo plenamente deste principo. É por isso que todos temos que de facto intervir mais activamente na sociedade para a defesa dos interesses de todos.
ResponderEliminar