quinta-feira, 22 de abril de 2010

“A democracia é o pior dos sistemas, excepto todos os outros”, Churcill

Churcill , primeiro-ministro Britânico no pós 2ª Guerra soube reconhecer e defender o regime democrático como poucos. Hoje, tal como no seu tempo, algumas vozes tentam desprestigiar o regime democrático, e isto acontece maioritariamente por desconhecimento ou por falta de memória do que é viver numa ditadura, numa teocracia ou oligarquia. Tenho idade suficiente para ter vivido num regime ditatorial, que apesar das tentativas de branqueamento que ao longo do tempo ocorreram não me consegue despertar qualquer sentimento nostálgico. A capacidade de pensar e criar uma posição fundamentada sobre - o que esperar da vida - é uma característica intrínseca ao ser humano, a possibilidade de a tornar pública é um privilégio só de alguns.
O “preço” a pagar pela democracia é elevado, vejam-se os períodos de campanha eleitoral, nomeadamente eleições internas dos partidos, onde todos os “istas” se digladiam pela obtenção de mais uns quantos votos. E se o Voto é a arma do Povo, é lícito que cada um faça o que estiver ao seu alcance para os conseguir.
Nas últimas semanas viveram-se momentos quentes, aquecidos e requentados pelo país fora nomeadamente no nosso querido Marco. Agora, não abdicando das suas posições, respeitando a diferença e a vontade dos eleitores é tempo de trabalhar, para em conjunto combater o verdadeiro adversário.
Proximamente os militantes do PS Marco, como tantos outros, vão ser chamados a escolher o líder da Distrital do Porto que conta com os candidatos Renato Sampaio e José Luís Carneiro, personificando diferentes projectos e é nestes que nós nos devemos concentrar. Tão ou mais importante que as pessoas são os projectos que elas representam e neste contexto o projecto de JLC é mais importante para o Marco. No passado sábado fechou-se um ciclo, outro se abriu e para este o JLC pode contar comigo e cada vez com mais com novos militantes do Marco. Este é o mesmo JLC que esteve connosco nas eleições autárquicas 2009, na convenção autárquica 2010 e em tantos outros momentos.
Exercer democracia é também saber dizer não quando discordamos mas dizer sim contem comigo quando concordamos.

5 comentários:

  1. Acalmadas as hostes desavindas no Partido Socialista no Marco de Canaveses, esfriados os ânimos repentistas, estou certo que José Luis Carneiro vai acabar por receber o voto da larga maioria dos filiados da C.P.C. do Marco.
    Aos olhos duns tantos,J.L.C.,poderá ter errado ao apoiar a candidatura de Rolando Pimenta, mas ele próprio, como todos nós na vida, aprenderá a aproveitar dos seus erros e a conviver com as críticas negativas,tomando-as como estímulos para fazer mais e melhor no futuro.
    Tem obra de muito mérito em Baião,está muito próximo de nós Marcuenses,até porque uma parte da sua juventude e escolaridade foi realizada entre nós.Compreende-nos mais e melhor que qualquer outro.

    ResponderEliminar
  2. Gosto imenso de ler as tuas reflexões porque és extremamente assertivo no que escreves e dificilmente se pode contestar o que tu dizes. Sobre a Democracia, e tal como tu ,tendo ainda a recordação fresca do que era viver num regime que era tudo menos democrático eu não só valorizo a democracia mas sei que não poderia viver muito tempo num sistema diferente desse. Antes do 25 de Abril e apesar da minha tenra idade arrisquei demasiado porque se existe característica que eu sempre tive foi a de não de ficar calado, de lutar sempre pelos meus direitos e de não aceitar injustiças. O que percebi quando por fim comecei a viver numa Democracia minimamente consolidada é que tão importante como lutar pelos meus direitos, é ter o dever de defender custe o que custar a Democracia.
    Também tal como tu acredito que sábado um ciclo se fechou e que é tempo de trabalhar. Pois se estou nestas lutas é porque a Democracia me dá esse direito e porque sei que tenho o dever de deixar um mundo melhor para os meus filhos. E no caso do Marco tenho uma afectividade especial por esta terra e por isso sinto a dever de lutar por melhores soluções para o futuro dela.
    Sobre a escolha do Líder da Distrital do Porto não poderei votar, mas depois de uma análise cuidada que ainda não fiz darei de certeza apoio a algum dos candidatos, mas obviamente considero que a tua opinião terá um grande peso na minha escolha.

    ResponderEliminar
  3. Realmente vocês não têm coerência no que dissem!
    Enfim...Palavras para que!

    Isabel Machado

    ResponderEliminar
  4. Cara Isabel Machado, desculpe mas não percebo no que considera que existe falta de coerência. Pois como deve perceber para que qualquer um dos intervenientes possa responder à sua acusação terá que perceber os seus argumentos.

    Sabe que pessoalmente eu considero que o Marco sempre foi um pouco assim acusa-se e dá-se nomes às pessoas mas não se justifica porquê.

    Se a amiga tiver a paciência de nos esclarecer seria bom.

    ResponderEliminar
  5. O que eu realmente não entendo é o que a senhora D.Isabel Machado quer dizer.Então aquela do "dissem" é de cabo de esquadra!!!!

    ResponderEliminar