segunda-feira, 12 de abril de 2010

Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és

Ao ler o post intitulado “A encruzilhada de José Luís Carneiro” não pude ficar indiferente com a preocupação de um recente militante socialista, possivelmente simpatizante de longa data, que fica frustrado por não poder por uma questão de poucos dias nas próximas eleições votar no projecto da sua simpatia. A culpa desse facto é de nós todos que deixamos durante tempo de mais que outros escolham por nós.

Esse militante poderá ainda não ter capacidade de eleger os seus representantes, mas deverá com a sua militância fazer com que todos aqueles que já tem capacidade eleitoral sejam correctamente elucidados sobre o que está em jogo. Explicar que uma das lista é uma coligação negativa de todos aqueles que por razões de ordem pessoal não querem a continuação do projecto que Artur Melo iniciou. Que é uma lista que une elementos que nas últimas eleições apoiaram a lista encabeçada por um braço direito de Ferreira Torres, que chegaram a apoiar o próprio Ferreira Torres, que preferiram apoiar pelo seguro Manuel Moreira, que publicamente escreveram que não votariam na própria lista a que aceitaram pertencer ou que assumiram cargos de responsabilidade na condução da campanha e que sem nenhuma razão a abandonaram a meio. Uma lista constituída por elementos que não apresentam razões concretas para as suas atitudes, que acusam os camaradas que foram à luta de interesses não explicados, que não aceitam que existam vozes discordantes das suas, que não aceitam que as decisões sejam tomadas democraticamente pelos respectivos órgãos e que simplesmente acusam tudo e todos sem nenhum facto apresentado.

E onde estão as provas de tais factos? Basta lerem-se por essa blogsfera o que se escreveu antes e depois das eleições. Basta falar-se com todos os simpatizantes e militantes e reflectir naquilo que pode ser e não ser verdade. Basta procurarem-se as ideias que essa lista defende e a sua credibilidade. E simplesmente reflectirem o que terá provocado esses comportamentos.

Sobre José Luís Carneiro só tenho a dizer que não percebo a sua atitude. Terá pensado que estava a apoiar uma lista de unidade dos militantes socialistas do Marco? Não acredito, pois já teria obrigação de ter percebido que não se trata disso. E terá estado atento aos discursos dos apoiantes desta lista, que começaram com ataques ao próprio Secretário Geral do Partido e continuaram com ataques a praticamente todos os eleitos socialistas do Marco. Como paga disso ouço cada vez mais militantes a dizerem que pelo menos vão votar em branco nas eleições para a federação, mas eu acredito que Renato Sampaio ainda poderá ter uma palavra a dizer e conquistar esses votos. E já estamos a falar não só dos militantes que podem votar nas próximas eleições mas de mais algumas dezenas de militantes que já votarão para a federação.

Eu pessoalmente não poderei votar nos próximos seis meses em nenhuma eleição, mas conto que com a minha militância possa lutar pelos projectos em que acredito, e vou deixar um conselho a todos os que são militantes ou simpatizantes socialistas.

“Não fiquem em casa deixando que seja outros a escolher por vocês, e se ainda não são militantes filiem-se.”

A José Luís Carneiro recordo-lhe um velho ditado popular que um leitor deste blog nos escreveu.

“Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és.”

16 comentários:

  1. Será que esses militantes irão esquecer o que Renato Sampaio queria fazer a Artur Melo? Será que depois de tão mal terem dito desse senhor agora irão votar nele? Que confusão vai nessas cabeças!!!!

    ResponderEliminar
  2. Caro Jorge, só lhe quero dizer: Bem Vindo Camarada! Ora aqui está mais uma oportunidade para os "clássicos" dizerem que está a aumentar o "sindicato de voto"... Pretender que uma pessoa como o Jorge pertença a um sindicato de voto é mesmo não o conhecer... Ou não ler o que escreve. Militantes que pensam pela própria cabeça é o que o PS Marco precisa! E já agora, mais 119 assim. Nos próximos dois anos. No mínimo.

    ResponderEliminar
  3. Não meu caro Anónimo,ninguém esqueceu a atitude de Renato Sampaio para com Artur Melo.
    Grave,muito grave não foi a atitude do Presidente da Distrital.
    Gravissimo foi aquilo que levou Renato Sampaio à tentativa de impôr o nome de Norberto Soares à C.P.C. do P.S.,como candidato à Autarquia Municipal.
    Já está recordado? Não? Eu tenho todo o tempo e o prazer de lho recordar.
    Sendo assim aqui vai.Um grupo de dissidentes que se dizem socialistas de alma e coração,decidiu que Artur Melo não reunia condições para ser candidato do P.S. nas passadas eleições autárquicas e então resolveu ATRAIÇOAR o Partido Socialista propondo e promovendo o nome de Norberto Soares,que bem se recorda fez parte das listas de Ferreira Torres,teve o poder executivo nas suas mãos durante cerca de 2 anos (na qualidade de vice-presidente de Ferreira Torres),não se eximindo mesmo de cometer "irregularidades" durante a sua gestão,como substituto de Ferreira Torres(leia o relatório do IGAL,documento a que todos os municípes têm direito a ter acesso).
    Quer dizer,para esse grupelho de amantes do socialismo e defensores acérrimos dos principios e estatutos do Partido Socialista,Artur Melo,presidente da CPC,filiado do P.S.,homem sem telhados de vidro,nem rabos de palha,não servia e em alternativa,propunham o cidadão Norberto Soares em nada ligado ao Partido Socialista.
    Isto sim,é que foi gravíssimo.Uma autêntica tentativa de "golpe de estado",à revelia da maioria.
    Como vê,os Miguéis de Vasconcelos,continuam vivos cá pelo nosso Marco.Há que os aniquilar,para bem da unidade que o P.S. tanto necessita.
    Já percebeu as motivações deles ou quer mais explicado?
    Sabe meu amigo Anónimo, o mau perder é uma "qualidade" doentia do Povo Português, assim como a ambição desmedida duns tantos,que como diz o nosso Povo,nem ao menos olham por eles abaixo,para verem as nódoas que têm.
    Terminando então a tarefa a que me propus,elucidar o meu caro amigo Anónimo,dir-lhe-ei que,neste caso Renato-Carneiro,os filiados do P.S. Marco,a seu tempo,irão ponderar quem merece a sua confiança ou seja os seus votos.Pode crer.

    ResponderEliminar
  4. caros camaradas, ainda hoje me lembro daquela noite acalorada que estivemos na nossa sede, onde o nosso camarada Artur Melo saiu em grande, face à cobardia do camarada Renato Sampaio, que ainda hoje não foi explicado aos militantes do Marco o motivo que o levou a sacanar o camarada Artur Melo, perante estes factos o camarada Renato Sampaio deve ser ignorado, pelo mal que ele fez ao Ps Marco.

    viva o Ps Marco

    Abílio Castro

    ResponderEliminar
  5. Camarada Abílio Castro,já Pinheiro de Azevedo dizia "O povo é sereno".Pois sejamos nós também,que a seu tempo cada filiado da C.P.C. do P.S. no Marco,não deixará de votar naquele que estiver connosco e com o partido.
    Quanto aos motivos porque Renato Sampaio "sacaneou",diz o meu camarada Abílio,eles estão quase explícitos no comentário deste post assinado pelo Miguel Fontes,que aqui pode ler.
    Renato Sampaio optou por uma personalidade que tinha maior visibilidade a nível do concelho,não se preocupando com o passado político daquela.
    Errou e para futuro talvez lhe sirva de lição.
    Carneiro também errou na aposta que fez em Rolando Pimenta e tal poderá custar-lhe os votos de muitos socialistas do Marco.
    A traição,se é que assim se pode chamar à atitude de José Luís Carneiro,deixou profundas marcas nos filiados do P.S. no Marco.
    Se José Luis Carneiro estiver atento e informado correctamente,poderá vir a público explicar o seu "deslize".Acontece aos melhores.

    ResponderEliminar
  6. Por esta discussão se percebe que a única coisa em que todos devemos concordar é que os Marcoenses só podem contar com os Marcoenses. E nesta conta eu conto com Artur Melo e aqueles que vão procurar fora do concelho apoios devem ser penalizados, sobretudo quando vão buscar os apoios para prejudicar a nossa terra.
    Uma situação que não está esclarecida, é por exemplo, porque é que uma associação nascida no Marco tem agora de passar para um concelho vizinho?
    Porque é que grande parte dos apoios da mesma estão a ser realizados num concelho vizinho?
    E mais não digo.

    ResponderEliminar
  7. Deste comentário do Jorge Valdoleiros,pode-se concluir,que alguns políticos,são assim como um espécime possuidor de um estômago,capaz de digerir todas as coisas,que lhe metem lá dentro,desde que lhe satisfaçam a ambição, perdão,o apetite voraz.
    Pois se até Cristo,um homem bom,justo,humilde,foi atraiçoado por um dos seus apóstolos(homens de confiança),porque outro tanto,não poderia acontecer a Artur Melo,que não passa dum simples mortal?
    Parafraseando Luther King,eu também digo, "Eu tenho um sonho".
    O sonho de assistir à união dos verdadeiros Socialistas,o sonho de ver nascer o fruto dessa união,um Partido Socialista no Marco, forte,coeso,solidário,com mulheres,homens e jovens,do nosso Marco,constituindo uma frente única,indivisível,em luta permanente pelo progresso desta terra que amamos,pelo futuro dos nossos jovens,pelo direito ao trabalho dos nossos conterrâneos,pelo respeito pelos nossos idosos,enfim,dispostos lutar pelos ideais que a República nos legou.

    ResponderEliminar
  8. Estou a ver que para estes lados, o trabalho desenvolvido por José Luis Carneiro nada importa, o que interessa é quem ele apoia para a CPC, "não apoia Artur Melo? Então é inimigo" é assim que vêm as coisas se abram os vossos horizontes, não vejam Artur Melo como um Deus, que ele nem de Santo tem nada.

    ResponderEliminar
  9. Jorge Valdoleiros, tenho uma dúvida: acredita mesmo no que escreve?

    Teófilo Ribeiro

    ResponderEliminar
  10. Caro anónimo das 1:50, como poderia verificar aqui no MCN existem várias opiniões sobre JLC e Renato Sampaio. Eu limitei-me a ouvir algumas opiniões que antes apoiariam JLC e agora falam eu votar em branco e mesmo em Renato Sampaio.
    Não é só pelas posições que ele tem em relação à política interna do PS Marco, mas também pelas posições que alguns militantes tem tomado em questões políticas mais abrangentes e do qual ele não se desmarcou.
    Não sei qual a posição do Artur Melo e por eles lados também não se fulaniza as questões.
    O trabalho desenvolvido por JLC e já agora por RS (e nenhum deles será inimigo de ninguém, julgo?) será avaliado a seu devido tempo.
    Sobre crenças em Santos e Deuses também não encontrará neste blog, somos muito terra a terra e preferimos acreditar em quem dá provas concretas do que em profissões de fé.

    ResponderEliminar
  11. Amigo Teófilo Ribeiro, obviamente que acredito no que escrevo. Mas não é uma questão de crença, tento ser objectivo e basear-me em factos. Claro que sobre os mesmos posso ter a minha opinião, como de certeza terá sua. E erro muitas vezes, mas tanto erra o que tem opinião própria do que aquele que a não tem.

    ResponderEliminar
  12. Pois é certo. Mas estamos em desacordo relativemente aos factos. Pelo que se sabe por aí o Artur Melo andou a enganar, e pelos vistos continua, muita gente. Olhe que não é verdade o que se consta. O melhor será indagar os própios personagens. Refiro-me obviamente ao Dr. José Luís Carneiro e ao Renato Sampaio.

    Cordiais cumprimentos,

    Teófilo Ribeiro

    ResponderEliminar
  13. Caro Teófilo Ribeiro desculpe-me mas não percebi quais os factos em concreto em que estamos em desacordo? E AM enganou quem e em quê? E temos que indagar o quê a JLC e a RS?

    Se não concretizar não conseguirei dar-lhe razão ou defender-me. Não é?

    ResponderEliminar
  14. Tão simples quanto isto: questione os actores do palco, JLC e RS, sobre tudo de que os acusou e logo obterá as verdadeiras respostas! Não julgue as pessoas pelo que vai ouvindo aqui e acoli. O certo é questioná-las. Olhe que eles não mordem. O amigo é novo, parece-me ser inteligente, não ponha as mãos no lume por ninguém.

    Cordiais cumprimentos,

    Teófilo Ribeiro

    ResponderEliminar
  15. Um leitor anónimo acusa Artur Melo de ter andado, e continuar a andar por aí a enganar muita gente.
    Respeito a opinião de todos,até dos que se dizem anónimos,mas nunca poderei aceitar acusações lançadas ao vento,ocas não,antes cheias daquele veneno da mentira insidiosa,que se agarra à língua de quem as profere,tornando-os autênticos animais peçonhentos.
    Concretize-as meu caro leitor Anónimo,se tem coragem,se ainda não entrou para a classe dos invertebrados.
    Aponte,cite,refira quais,quando e onde?

    ResponderEliminar
  16. Caro Teófilo Ribeiro, antes de mais agradeço-lhe as palavras simpáticas ao considerar-me novo, mas é tudo uma questão de perspectiva quase meio século para mim já me pesa.

    Falando de coisas importantes continuo a não
    perceber em que é que eu acusei JLC ou RS.
    O que disse e repito é que JLC ao apoiar da maneira que o fez uma lista tão contestatária de tudo e todos está, pelo menos no Marco, a responsabilizar-se também das posições que principais elementos dessa lista estão a tomar.
    Ataques a eleitos autárquicos, a dirigentes nacionais, tomadas de posições um pouco ortodoxas sobre as ideologia política a ser seguida pelo PS, etc.
    Dai o conselho que deixei "Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és", e JLC devia perceber que é um conselho de amigo e não de inimigo ou opositor.
    Relativamente a Renato Sampaio, eu não o acusei rigorosamente de nada. É uma acusação de que ele poderá ter uma palavra a dizer na corrida aos votos do socialistas do Marco?

    Agora, como pode ver os militantes nesta questão JLC e RS estão agora muito divididos.

    O conselho a si, não acredite em tudo que se diz por ai e sobretudo o que se escreve, pois uma mentira dita muitas vezes soa a verdade, mas não deixa de ser mentira.

    ResponderEliminar