quarta-feira, 21 de abril de 2010

Eyjafjallajokull

Quando me perguntam fora do Marco qual o meu nome de família tenho sempre alguma dificuldade em que o compreendam ou que o escrevam correctamente à primeira.  A única vantagem que tenho é que após as primeiras dificuldades, e muitas explicações sobre a origem do nome ou como se soletra, acabo pelo menos de ser facilmente identificado entre os meus amigos, colegas de profissão ou clientes. E Valdoleiros não passa de um simples nome de uma terra portuguesa, perto de Lamego que significa Vale de Oleiros.

Agora tenho pelo menos um vulcão que nos dias de hoje está a passar pelo mesmo problema que durante os últimos 49 anos passei, o vulcão islandês Eyjafjallajokull. E afinal como podem ler aqui só quer dizer "o vulcão que fica no glaciar das montanhas que ficam perto das ilhas".

Imaginem que agora passa a ter a alcunha de "o vulcão que parou o tráfego aéreo na Europa", como se escreverá esta em islandês?

1 comentário:

  1. Todos nos apercebemos,uns vivendo mais de perto as consequências sobre a vida de muitos milhares de passageiros das múltiplas companhias europeias de transporte aéreo, outros vivendo mais distantes,não sofrendo directamente as consequências da erupção deste vulcão islandês de nome extremamente arrevesado.
    Imaginem o que poderá acontecer em termos de consequências para toda a Humanidade, se um célebre vulcão,aliás classificado pelos vulcanólogos,como um super-vulcão,localizado no Yosemite,zona de grande actividade sísmica e de erupções(U.S.A.).
    Recentemente um meu familiar Geólogo de profissão,garantiu-me haver estudos que calculam ser o fim da vida no planeta Terra, se esse super-vulcão entrar em actividade,tal o volume de cinzas que poderá projectar para a atmosfera,criando uma quase noite permanente e consequentemente um clima glaciar a nível planetário.

    ResponderEliminar