segunda-feira, 19 de abril de 2010

Aprovação das Contas de 2008 (versão blogsfera)

A discussão sobre as contas na Blogosfera limitou-se só ao Marco 2009 mas foi de qualquer modo muito mais intensa do que dentro da AM, sobretudo relativamente se passou à volta da reunião. Apesar disso em meados de Abril os assuntos fortes em todos os Blogs rodavam sobretudo à volta das possíveis candidaturas autárquicas.

"Assembleia Municipal reúne a 17 de Abril" foi a notícia inaugural que ninguém comentou. A notícia seguinte, já no dia 18, dava mais importância a outro ponto da ordem do dia, "Assembleia aprova empréstimo de 7 milhões", que também não foi comentada.

A primeira referência à aprovação de contas aparece no post "Outras deliberações da Assembleia Municipal", ninguém comenta. Até aqui o autor de todas as notícias tinha sido José Carlos Pereira, temos que lhe dar esse mérito.

Já no dia 19 aparece o post de Coutinho Ribeiro, "Impressões à margem da Assembleia", que fala mais sobre os aspectos à volta da reunião do que sobre a substância da mesma. E logo aparecem os primeiros comentários.

Dia 22 JCP volta ao tema da AM com o post "O (des)conforto do poder", mas não fala da aprovação das contas. Não obteve comentários ao seu post.

E assim terminou na blogosfera o debate sobre as contas e a reunião onde as mesmas foram aprovadas. Pobre debate para a importância que devia ter.

No dia 28 de Abril Coutinho Ribeiro escreve um post intitulado "Engenheiros-de-obras-feitas", que nadas tem a ver com a aprovação de contas, mas que vem muito a propósito quando este recorda:

...Lindorfo Costa, o 'cérebro' das finanças locais, que foi à Rádio Marcoense justificar a falência técnica do Município numa longa entrevista (os vereadores da oposição não tiveram direito a exprimir-se sobre a matéria). Da entrevista de Lindorfo retive uma expressão que usou para justificar a falência: «No Marco está tudo feito, talvez falte tapar uns buraquinhos por causa dos tacões finos dos sapatos das senhoras» (cito de cor). Ri...

Mas sabem porque coloquei esta frase de CR?

De facto a AM uns dias antes aprovou as contas que mostravam o Município em falência técnica, pois estas apresentavam um saldo negativo de 2.079.529,30 € (dois milhões setenta e nove mil quinhentos e vinte e nove euros e trinta cêntimos). Ver pág. 3 do Balanço aprovado.

Curioso que tal situação gravosa para o futuro do concelho tivesse passado despercebida aos representantes políticos do Marco.

Será que no final de 2009 a situação do Município será idêntica, pior ou melhor? Tenhamos esperança que desta vez os responsáveis políticos em particular e os Marcoenses em geral estejam mais atentos?

Mas não é por este facto que as contas não deveriam ter sido aprovadas. Em próximos post darei a minha opinião sobre este assunto para quem estiver mais interessado na realidade do Município do que nas "guerras de cadeiras".

3 comentários:

  1. Este blog devia chamar-se "Os sabichões estão de volta"

    ResponderEliminar
  2. Boa sugestão. Mas então seria preferível chamar ao blog "Marcoenses Sabichões como Nós".

    Agora falando a sério e deixando-me de ironias, existe algo com que não concorde e queira corrigir ?

    ResponderEliminar
  3. Ora cá temos mais uma intervenção dum espécime anónimo,que está condenado a rastejar toda a vida.
    Erga-se Homem e enfrente olhos nos olhos o Jorge Valdoleiros.
    Ele até o convidou a demonstrar que está errado.Mostre coragem e demonstre a sua competência na matéria.
    Acredite Sr.Anónimo,que tenho a certerza que em termos intelectuais o meu amigo não lhe chega aos calcanhares,nem mesmo depois de se erguer do chão nauseabundo,por onde tem andado a rastejar.
    Eu que dei aulas conheço por experiência a diferença entre um ser inteligente e um simples chico-esperto.
    De qualquer dos modos seja benvindo,apareça mais vezes e ilustre-nos com a sua sapiência.
    Não sei é,se teremos capacidade intelectual para tanto.

    ResponderEliminar