sexta-feira, 9 de abril de 2010

De 26 de Abril a 1 de Maio de 1974

Recordo que no dia 26 de Abril de 1974 fomos todos surpreendidos por uma comitiva que veio a nossa casa convidar o meu pai a integrar o Movimento Democrático do Marco de Canaveses. Esse grupo de pessoas estava a reunir todos aqueles que no antigo regime se tinham destacado na luta contra o poder instalado.
O meu pai era bem conhecido por não se calar e por causa disso foi várias vezes chamado à atenção pelo "bufos" locais. A sorte dele era a sua grande utilidade como médico e que o poupava a problemas mais graves.

Este grupo de Marcoenses passou a reunir-se no quartel do recém desmantelado Terço Independente nº38 da Legião Portuguesa bem no centro da vila. Posso ser injusto mas recordo-me só dos nomes de Júlio Correia Monteiro, Jorge Baldaia, Dra. Isabel Pinto, Delfim Pinto, Dr. José Pereira Coutinho, João Sapateiro, Eduardo Moura e obviamente do meu pai Dr. João Valdoleiros.

Com o passar dos dias o entusiasmo crescia e infelizmente apareciam a juntarem-se a este grupo algumas personagens mais oportunistas e mesmo alguns que em poucos dias viraram totalmente a sua casaca.
De qualquer modo, o dia 1 de Maio de 1974 já foi festejado no Marco com alguma dignidade.
Agora o que eu nunca esquecerei é como existem personagens que se esqueçam tão depressa do que disseram e do que fizeram e que acreditaram que colocar um autocolante na lapela podia desfazer tudo o que tinha sido mal feito ao longo de anos.

4 comentários:

  1. Viraram a "Casaca" e o "Discurso",sim porque como nunca souberam o que é isso de Coragem,toda a vida praticaram e continuam a praticar a política da cortiça - sempre à tona da água.

    ResponderEliminar
  2. Eu diria melhor,são adeptos da politica do cata-vento,viram para o lado donde corre o ... tacho.

    ResponderEliminar
  3. Só para rectificar que o verdadeiro nome do João "Sapateiro" (que, para além de ser meu Padrinho, era orgulhosamente - e bem- "Sapateiro" de profissão) era João da Silva.
    Quanto aos "vira-casaca", caro Jorge, não merecem a mínima importância. Sempre os houve, infelizmente, ou talvez não, pois só quando "viram a casaca" é que se conhece verdadeiramente muita gente.

    ResponderEliminar
  4. Júlio Correia Monteiro4 de março de 2012 às 00:39

    Neste pequeno bocadinho da história da nossa terra, haveria muito que comentar...
    Como seria bom que os intervenientes, vivos, aqui citados e outros do mesmo grupo, podessem um dia encontrar-se conjuntamente com as gerações activas que os precederam, para poder comentar e analizar todos os factos políticos que influenciaram a nossa terra, desde 69 até hoje...!
    Deixo aqui um repto aos marcoenses que se empenham pela sua terra.

    ResponderEliminar