domingo, 25 de abril de 2010

25 de Abril de 2010

Hoje um pouco por todo o país recordamos 25 de Abril de 1974.
O ponto alto realizou-se na sessão solene da Assembleia da República e todos estamos atentos aos discursos dos principais representantes do país. Quem surpreendeu foi José Aguiar Branco que fez um discurso cheio de citações vindas da esquerda e Pedro Passos Coelho ter colocado um cravo vermelho na lapela. Será que o PSD neo-liberal de Passos afinal quer afirmar-se como um verdadeiro partido social democrata. Em caso afirmativo ficaria bastante contente.
Os outros oradores estiveram menos ideológicos e directa ou indirectamente acabaram por falar da crise, destaco a intervenção de José Manuel Rodrigues do CDS/PP que defendeu se a revolução de 1974 prometia democratizar, descolonizar, desenvolver, os novos “três dês” são “a dívida, o défice e o desemprego”.
Agora eu pergunto se os responsáveis destes novos três dês são os Capitães de Abril ou se são todos aqueles políticos demagógicos que geriram neste últimos 36 anos os destinos do nosso país e de cada uma das nossas terras em particular.  
Para ler mais sobre estas comemorações leia aqui, aqui, aqui, aqui, e ainda aqui.

6 comentários:

  1. Tenho 20 anos e quero que o 25 de abril se fod*
    Antes sei que Portugal era um país tranquilo, com identidade etnica, com orgulho nacional... é lógico que nos ultimos 30 anos tivemos melhoria de qualidade de vida, toda a Europa teve.
    Mas observem a criminalidade, nas escolas os pretos só fazem merda, atacm-nos a nós portugueses nativos e a policia não faz nada, nada de nada.

    Força PNR
    25 de abril = traidores e judeus

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo do PNR como tem só 20 anos tenho que ser um pouco tolerante, mas acredito pelas suas palavras que deve saber pouco de história. Recomendo-lhe que leia um pouco como era este país antes do 25 de Abril, quais foram as razões porque os Capitães de Abril fizeram a Revolução dos Cravos e depois poderá então ter argumentos para discutir.

    Dou-lhe três pontos para reflectir:

    Antes do 25 de Abril os jovens da sua idade já tinham passado pelas matas de África a defender os interesses de poucos. E não tinha possibilidade de escolha eram milicianos à força.

    Antes do 25 de Abril as pessoas que discordavam da opinião do Estado e manifestavam publicamente as suas ideias arriscavam-se a parar à prisão ou com sorte só apanhar uma carga de porrada das "forças da ordem".

    A terceira e última não confunda a perseguição injusta e sem razão realizada por Hitler e os seus ignorantes seguidores aos praticantes de uma religião, para justificar os seus insucessos, com os que defendem o 25 de Abril.

    Depois devia tentar explicar quem é que o 25 de Abril está a trair.

    O Povo não é de certeza.

    ResponderEliminar
  3. Caro Jorge,
    os seus exemplos (que foram só 3, mas poderiam ser muitos mais) foram em cheio. E concordo que devemos ser tolerantes, aliás, a Abril é também tolerância, mesmo diante de dislates de alguns.

    ResponderEliminar
  4. O meu amigo Anónimo(nunca conheci tantos anónimos),é com certeza um jovem de 20 anos.Quanto a isso não tenho a menor dúvida.
    Pelo contrário,tenho é a certeza, que o meu amigo é, infelizmente para si,um cidadão mal formado e mal informado,produto da péssima qualidade do Ensino e da Educação,que tem sido proporcionada à nossa Juventude.
    Aparentemente,como vê,até parece que lhe estou a dar razão,mas não.
    Acontece que os Portugueses são livres no seu direito de opinião,política ou outra,são livres de se exprimir através do voto.
    E aqui,é que aparentemente,meu amigo,começam os seus conflitos com o Portugal pós-25 de Abril.
    Recordo-lhe que todos temos o direito de votar,coisa que não acontecia no passado regime.
    Recordo-lhe que agora há diversos e diferentes partidos políticos,jogando com as regras da Democracia,antes havia apenas um único partido autoritário e não permitindo a existência de quaisquer outros.
    Para terminar e procurar não o maçar muito,dir-lhe-ei.
    Cresça,estude mais,leia muitos livros,adquira muita informação,comece a trabalhar para sentir na pele a realidade da vida e questione-se qual o significado da palavra DEMOCRACIA.
    Vai ver que acaba por se ver livre desses tiques nazistas.É moda entre uma minoria da nossa juventude,eu sei,mas também poderia ser moda,essa juventude dedicar-se a ajudar os mais carenciados,os portadores de deficiência física ou psíquica, os doentes,como vê, poderia ser útil e ajudar aqueles que se tivessem vivido nos tempos do Nazismo de Hitler,há muito estariam "arrumados" porque uma das máximas daquele tresloucado era que só os Alemães eram os elementos puros da raça ariana.
    Isto diz-lhe algo? Não?

    ResponderEliminar
  5. E muito mais se poderia dizer….
    Caro jovem, ainda esta semana num post que aqui coloquei, tal como Churcill o fez, enalteci os valores democráticos em geral, hoje, se me permite, vou referir-me à nossa Democracia em particular. Naturalmente ninguém teve tempo, oportunidade ou vontade, de o informar que, se hoje todos os jovens têm acesso ao ensino público, nomeadamente ao ensino superior, deve-o à Democracia, se todos podemos usufruir de um Serviço Nacional de Saúde, deve-o à Democracia, se o caro jovem ou alguém da suas relações precisar de apoio social sabe que pode contar com esse apoio, porque mesmo ultrajada a Democracia acolhe aqueles que a ultrajam, enquanto o sistema por si defendido aniquila as vozes discordantes.
    É um facto que esta sociedade é imperfeita, que existem problemas, que aos jovens é deixado um pesado legado, mas tenho a certeza que serão capazes de resolver, criando uma sociedade mais justa, socialmente mais equilibrada, ecologicamente mais sustentável, cumprindo o desígnio último do ser humano que é ser feliz.
    Convido-o a ler umas crónicas sobre o que foram e o que são os regimes totalitários e xenófobos, convido-o a comparar a qualidade de vida desses jovens de 20 anos com os jovens das Democracias ocidentais. Uma vez esclarecido é bem capaz de moderar a sua opinião.
    Estarei eternamente agradecido à Democracia e a tudo o que ela representa.
    Viva 25 de Abril!!!!

    ResponderEliminar
  6. Mais uma vez o CDS em Grande. Há cada vez mais Portugueses a pensarem como nós

    ResponderEliminar