sábado, 30 de janeiro de 2010

Deviam ter juizinho

Tendo em consideração o que é aqui relatado sobre a reunião pública do executivo camarário, só posso começar a ter de novo vergonha de alguns políticos desta terras. Sempre disse e repito que a política no Marco só mudará realmente quando as figuras, as políticas, as atitudes mudarem radicalmente. A opção dos Marcoenses foi de tolerar os erros do passado e continuar na senda da continuidade. Agora temos que assitir impâvidos a estas cenas de telenovela enquanto a autarquia se debate com uma situação financeira caótica cujos reponsáveis são estas duas figuras.
Pelo menos o actual Presidente Manuel Moreira devia ter juizinho, tal como foi recomendado pelo seu amigo Marques Mendes, para ser levado a sério.

PS: Tentei entrar no site da autarquia e continuam os erros pelo que desisti, sobre o site da Assembleia Municipal continua em remodelação!

4 comentários:

  1. Sr.Eng Jorge Valdoleiros,parafraseando José António Saraiva,explicar-lhe-ei porque é que autarcas, com passados politicamente pouco dignos,acabam a ganhar eleições,ou quase.
    Diz,Saraiva,"Para a maior parte do eleitorado,o voto não é determinado por razões morais - sendo antes essencialmente pragmático.Os eleitores não querem saber se um político é mais ou menos correcto,mais ou menos sério,mais ou menos corrupto e o que interessa ao eleitorado é se um político funciona,se tem autoridade,se tem capacidade de decisão,condições para manter a sua equipa unida,eficácia na acção" e continua Saraiva,"Pode até dizer-se,com alguma dose de maquiavelismo,que o facto de se pensar que um político tem menos escrúpulos,que não olha a meios para atingir os fins,pode funcionar a seu favor.Porquê?Porque transmite uma ideia de eficácia,de capacidade para resolver problemas,de desenrascanço".
    Continua Saraiva,"Inversamente um político sério,honesto,escrupuloso,pode ser visto como um atado,um choninhas.Cumpre rigorosamente a Lei,faz tudo como deve ser,não infringe as regras,nem salta por cima de ninguém,mas também não resolve nada.É impoluto,mas não sabe ultrapassar dificuldades.É incorruptível,mas não tem capacidade de decisão e de desenrascanço".
    A Democracia tem destas coisas,é mesmo capaz de colocar os Valores de pernas para o ar.
    Continuo citando Saraiva,"Acabam por votar em políticos que até poderão receber luvas,mas são capazes de superar os obstáculos",como diriam os nossos irmãos brasileiros "ele rouba,mas faz".
    Responder-me-á,Eng.Jorge Valdoleiros,que precisamos de fazer pedagogia dos valores correctos,etc.,etc.,para que os eleitores mudem de critérios na escolha dos seus líderes políticos.Ouso responder-lhe com uma expressão muito conhecida,"espere sentado".

    ResponderEliminar
  2. Mas neste caso já não se trata unicamente de falta de valores, pois não se pode aplicar as estes dois políticos outras características tais como capacidade de gestão, liderança e sobretudo competência.
    Pelo país fora existem e existiram alguns autarcas claramente corruptos mas de uma maneira ou de outra tiveram a competência para apesar de tudo dar a aparência que realizaram um bom trabalho.
    Não estou a concordar com este tipo de fazer política, pois se tivessem além das qualidades de competência a qualidade de cuidar bem do dinheiro público de certeza que a sua gestão à frente da autarquias ainda apresentaria melhores resultados.
    No caso do Marco, já nem sei o que é pior, se a corrupção que parece existir ou se a imcompetência. Embora muitas das vezes a imcompetência permita que exista corrupção.
    Um exemplo, quase aposto que vamos mais uma vez ter uma surpresa é no controlo de inventários da autarquia. Este nunca foi realizado, e nos últimos anos é muito estranho que não se tivesse resolvido a situação pois o POCAL é muito claro em relação a essa obrigação.
    Mas quem poderá tirar partido desta situação?
    É a imcompetência que cria a oportunidade para a corrupção, ou já é a corrupção que fazendo passar a ideia de imcompetência que impede que o sistema funcione?
    Outra característica é falta de capacidade de liderança. Quando responsáveis, pois estamos a falar de um Presidente e um ex-Presidente e actualmente verador berram um com o outro, prática que também tem com as outras pessoas, quando não se deixam falar um ao otro, e do mesmo modo não deixam falar mais ninguém, é uma prova clara de falta de liderança. Não confundir autoritarismo com liderança, estes senhores são autoritários mas de líderes não tem nada.

    ResponderEliminar
  3. Confesso-lhe um sonho,Sr.Eng.Jorge Valdoleiros,que tenho há muito tempo,mas que ainda não vi realizado e com a crise da Autarquia,provavelmente nunca se concretizará.O sonho dum canal de TV,assim a modos dum TVMarco,que proporcionasse a todos os Marcoenes como nós,a possibilidade de apreciarmos os dons de retórica do nosso (deles)Presidente e já agora as bombásticas intervenções do ex-presidente (deles).Tenho a certeza que quem se iria queixar à Alta Autoridade para a Comunicação Social seria a TVI pelo "roubo" do sharing nas suas telenovelas.
    Pelo que se diz,nas tertúlias às mesas dos cafés,o"cast de actores" é de excelente qualidade.Os principais papéis são representados por actores já há muito consagrados nesta arte de entretenimento,para distrair o Povo.Para além disso,festas,jantaradas e futebol é o que está a dar,cá pelo burgo.Com quem pensa o meu amigo Sr.Eng.,que os Brasileiros aprenderam a desfrutar do Carnaval?

    ResponderEliminar