terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Orçamento (2)

Tem 110 Milhões de Euros dados por todos nós para gastar com o Marco e com os Marcoenses em quatro anos. Como é que os vais distribuir?
Esta é pergunta que todos deveríamos ter realizado quando escolhemos o homem que passou a ter responsabilidade por tamanha soma de capital. As suas decisões estão mais ou menos já definidas no Plano Plurianual de Investimento e Orçamento para 2010, que aposto que a grande maioria dos Marcoenses não faz a mínima ideia do que é. Além disso terá a capacidade de pelo menos tentar aumentar este bolo com mais alguns empréstimos que um dia nós ou os nossos filhos terão que pagar. Para já pede-se mais emprêstimos a somar aos 45 Milhões de Euros.

E quais são as obras com algum valor que estão planeadas ser realizadas nestes quatro anos? Não as prometidas antes das eleições, mas as que são agora realmente prometidas neste documento:
- Construção do centro escolar de Soalhães (2,2 Milhões)
- Construção do centro escolar de Vila Boa do Bispo (1,9 Milhões)
- Construção do centro escolar de Fornos (1,6 Milhões)
- Construção EB1 de Rio de Galinha (3 Milhões)
- Saneamento Constance, Sobretâmega, Banho e Carvalhosa, Toutosa e S.Isidoro (2,8 Milhões)
- Abastecimento de Água V.Boa Quires e Maureles, Constance, Toutosa e S.Isidoro, Banho e Carvalhosa (4,8 Milhões)
- Reabilitação do Centro Urbano do Marco (5 Milhões)
- Zona Ribeirinha do Torrão (2 Milhões)

Ou seja pelo menos ou só 23,3 Milhões de Euros. Um valor suficientemente alto para aguçar o apetite de alguns e que obrigará a uma transparência nas decisões do executivo. E digo isto porque basta ler-se as actas das reuniões do executivo para se perceber que esta regra nem sempre é seguida e só tem a oposição de um vereador. Pouco para quem tem para gastar no seu mandato 110 Milhões de Euros mais os emprêstimos pretendidos. Os números não são meus basta aceder ao site da autarquia para os consultarem.

Sem comentários:

Enviar um comentário