domingo, 10 de janeiro de 2010

Geração perdida ?

Hoje li aqui e aqui notícias que questionavam se os actuais jovens entre os 16 e 25 anos seriam uma geração perdida. Estou à vontade para falar sobre o assunto porque os meus dois filhos mais velhos estão nessas idades e como pai acho que tenho alguma responsabilidade em ter que responder a essa questão.
Poderão estar perdidos, pois a minha geração está a deixar-lhos uma sociedade em convulsão. Fomos nós os responsáveis pelas decisões de como eles seriam formados. Se não estão preparados a culpa é só nossa. Se o investimento em horas de formação que esta geração realizou foi em cursos sem saída profissional a culpa é só nossa. Nunca em nenhuma outra geração existiu tanto dinheiro gasto em educação e formação. Se existe responsabilidade só pode ser em primeiro lugar dos pais e depois dos formadores.
Estamos também a deixar um estrutura económica em ruínas que não é competitiva no mercado global e na qual esta geração não consegue emprego adequado. A culpa só pode ser de uma geração que ao longo de décadas recebeu apoios comunitários e outros que nunca antes existiram.
E o que deixamos como herança? Dívida, mais dívida e mais promessas de obras para as quais vai ser necessário criar mais dívida.
Esta geração ainda antes de arranjar emprego já está a pagar os maiores impostos que alguma vez já existiram. Os dirigentes políticos não conseguem liderar a mudança e escondem-se por trás dos próprios erros. O défice financeiro e de liderança é enorme.
Já disse mais do que uma vez a esta “geração perdida” que acredito neles e quando ele se “revoltarem” eu estarei ao lado deles. Espero que connosco estejam todos os pais deste e de todos os países da Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário