quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Sites da autarquia e orçamento

Passa-se algo nos sites da autarquia. Primeiro é o site da Assembleia Municipal, afinal o que deveria ser o principal fórum de debate dos Marcoenses, encontra-se em remodelação inexplicavelmente há tempo de mais. Segundo, quando se vai procurar ao site da Câmara Municipal, por exemplo as actas das reuniões do executivo só se encontram actas relativamente antigas.

Assim, as notícias dessas reuniões vão aparecendo à mesa do café ou num site que apresenta a sua versão dos factos. Situação obviamente legítima.

Não gosto de opinar ouvindo só um dos lados, e considero que tenho que dar razão a quem a tem. Assim, e na linha daquilo que já tinha transmitido anteriormente ao considerar o Orçamento para 2010 despesista, um dos erros que este tem é um aumento extremamente elevado para os serviços que poderiam e deveriam ser realizados pelos técnicos da autarquia. E já agora pelos assessores e pelos vereadores eleitos com funções executivas (presidente incluído). Todos estes são pagos pelo contribuinte e se tem competência devem-na demonstrar com o seu trabalho.

Esta poupança poderia ir directamente para investimento real em benefício das populações.

Desafio os deputados municipais que na próxima reunião da assembleia vão voltar a votar este orçamento peçam explicações claras das razões para este aumento nesta rubrica. E que votem segundo os interesses dos seus eleitores e não pela sua cor política, interesse de ocasião ou por qualquer acordo realizado por baixo da mesa.

10 comentários:

  1. Já o disse aqui e repito.À boa maneira portuguesa,conjugar o verbo dar,processa-se do modo seguinte:
    Primeiro Eu,depois Eu,ainda Eu e os Outros que se quilhem.
    Vamos todos esperar sentados,pelo dia,em que a maioria absoluta do PSD,na Assembleia Municipal,deixe a sua já bem conhecida unanimidade.Alguns dos que por lá andam,são como a Maria,vai com as outras.Nem se atrevem a abrir o bico,qualquer que seja o assunto em discussão,não vá o dono da quinta zangar-se.Outros há,que por reconhecerem que o Orçamento até dá razão aos seus detractores,preferem fazer ouvidos de mercador.Por estas e por outras,o eleitorado do Marco começa lentamente a despertar do sono recheado de sonhos lindos,com que o embalaram.

    ResponderEliminar
  2. É verdade. Já li de um deputado municipal que o melhor não se perder muito tempo a discutir-se os problemas na AM que poderiam ser discutidos posteriormente em "comissões".
    De facto existem muitas "Marias vai com as outras" e ainda mais aqueles que não fazem a mínima ideia do que estão a votar.
    Antes das eleiçõe desafiei que fosse discutido num blogue estes problemas dos orçamentos e contas e o que me disseram é que eram só números.

    ResponderEliminar
  3. Perdão,amigos leitores do Marcoense como nós.Ficaria mal colocado,pois na qualidade de Observador,não me referir ao que foi colocado aqui no post do Jorge Valdoleiros,quanto ao que se passa com os sites da Assembleia Municipal e do Executivo.É simples.Lê-se,quando se tenta o acesso ao primeiro,que está-"em obras"- remodelação.Haverá alguma obra pública em Portugal que se faça de modo célere?E que assuntos importantes a Assembleia já discutiu?Pelos vistos,só coisas de somenos,como o Plano Plurianual e o Orçamento para 2010 e a Informação Escrita do Sr.Presidente,da gestão camarária do mandato findo.Quanto ao segundo,todo o espaço do site e o tempo disponível para os "fazedores" do site,é pouco para colocar a publicidade da obra do Senhor Presidente.É que esta coisa das novas tecnologias,no nosso concelho,é assunto muito sério e dá cá uma visibilidade,que não vos digo nada.

    ResponderEliminar
  4. Ò Jorge Valdoleiros a sua sugestão é imperdoável.Se ao menos fosse uma jantarada de anho assado e arroz de forno,acompanhada dum bom verdasco.Agora discutir números é assunto que não dá para retóricas,é demasiado matemático.Falta-me o jeito.

    ResponderEliminar
  5. Mas o orçamento de 2010 engordou muito com esse tipo de despesas de almoços e jantaradas. Não estou a inventar basta saber ler.

    ResponderEliminar
  6. Não haverá lugar no orçamento para um assessor para a área da informática?
    Terá a câmara um departamento informático com técnicos qualificados?
    Ou será mais um item no "Fornecimento de Serviços Externos"?
    Jorge, está aqui uma oportunidade de negócio na tua área de especialidade...

    ResponderEliminar
  7. Perdi essa oportunidade de negócio quando noutro post "prometi" que se trabalhasse para o Marco seria de graça.
    Não concordo muito com assessores políticos que na realidade estão a usufruir de um bom emprego.
    Mas que existe algo estranho nestes sites, sobretudo no site da assembleia, existe.

    ResponderEliminar
  8. É impressão minha ou agora até o site da câmara dá erros?

    ResponderEliminar
  9. Dá erro no acesso, pede um código qualquer do google maps.
    Mas o melhor é que na página inicial a CMMC está a desejar um bom natal e um próspero ano novo, num banner que passa na imagem central.
    Mas afinal que dia é hoje?

    ResponderEliminar
  10. Alguém se apercebeu do erro do site da câmara e corrigiu.

    ResponderEliminar