segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Impacto das pedreiras no ambiente

A exploração de uma pedreira é quase sempre um factor de perturbação para o meio em que se encontra e motivo de contestação, seja pelos residentes mais próximos ou pelo público em geral, que pouco ou mal informado vê nas pedreiras um local de poluição e degradação ambiental.
Quando comparada com outras actividades facilmente se conclui que as pedreiras não são o elemento poluidor que muitas vezes se faz crer. Manuseamos e transformamos um produto natural sem elementos que se possam considerar contaminantes para o solo e para a água.
O impacto na paisagem é geralmente aquele que mais expressão tem na opinião pública. Trata-se no entanto de um impacto minimizável e temporário já que deixará de existir logo que a recuperação paisagística da pedreira seja concluída.
As pedreiras situam-se em área de afloramento rochoso geralmente com coberturas vegetais pobres pelo que o impacto causado nos solos e cobertura vegetal é pequeno e temporário já que no final da exploração a recuperação paisagística poderá inclusive criar melhores condições que as existentes antes da exploração.
Qualquer escavação interfere mais ou menos com o regime hidrológico local, podendo verificar-se o rebaixamento do nível freático quando este se encontra suficientemente elevado para ser interceptado.
O risco de contaminação dos aquíferos com hidrocarbunetos é geralmente pequeno já que aquela só ocorre em caso de acidente e quando não estão implementadas na empresa medidas preventivas e de tratamento de derrames.
O ruído está associado ao rebentamento dos explosivos, ao trabalho de alguns equipamentos e ao transporte dos agregados nas vias de acesso.
É um impacto minimizável com a utilização das melhores técnicas de rebentamento de explosivos, utilização de equipamentos com baixo nível de emissão sonora e construção de barreiras de terra na periferia da exploração.
A poeira é outra das preocupações sempre presentes numa pedreira muito embora seja controlável quer com o uso de equipamentos providos de sistemas de captação quer pela utilização de rega dos caminhos de acesso.

Este texto foi retirado de uma site de um grupo empresarial que pelo que se vê te uma política ambiental correcta e se estiver a ser cumprida minorará os impactos desta actividade no ambiente. Mas será que todas as empresas tem estes cuidados? E será que os responsáveis pela fiscalização desta actividade estarão a cumprir a legislação ? E não estou só preocupado com o ambiente mas com a concorrência desleal entre os que cumprem e os que passa ao lado da lei

6 comentários:

  1. Pois,pois,lindas palavras,excelentes argumentos,não fora o facto de serem colhidas num site empresarial.Já agora o post deveria referir a localização e o nome da dita empresa,onde tudo corre sobre rodas.Quem sabe se algumas das nossas empresas de exploração de granitos,poderiam aproveitar dos usos e costumes dessa tal empresa?É que ainda há muito pouco tempo,aconteceu um triste acidente com um dos trabalhadores do nosso concelho.Dir-me-ão,acidentes,acontecem mesmo cumprindo todas as normas de segurança.Pois,pois,nós sabemos.

    ResponderEliminar
  2. A minha ideia não é realizar publicidade ao dito grupo empresarial até porque o grupo empresarial não tem pedreiras no concelho do Marco, mas talvez pela dimensão, tem que ter algum cuidado na sua política ambiental.
    Mas de certeza que qualquer empresa Marcoense que tenha dúvidas como garantir uma política (e prática) ambiental dentro da legalidade terá na nossa câmara municipal o seu interlocutor privilegiado.
    Acho ou pelo menos é o que eu desejo que seja verdade.
    Já agora tenho falado disto porque o PDM que está a ser revisto tem tudo a ver com estas temáticas.

    ResponderEliminar
  3. Seria interessante constatar quem, até à data, estudou esta temática no concelho,ou não?

    ResponderEliminar
  4. Claro, mas mesmo não sendo esta a minha área de especialidade e pelo pouco que sei, existe muita legislação e informação destes temas. No nosso concelho é uma actividade que existe há uns anos mas noutras áreas do país e noutros paíser do mundo estas actividades (ou similares) já existem há muitas dezenas de anos e o estudo do impacto é mais do que conhecido.

    ResponderEliminar
  5. Permita-me que o trate por amigo,António Mendes.A sua questão é extremamente pertinente.Desconheço se alguém já terá estudado esta temática no concelho e em particular,nas freguesias mais ribeirinhas ao Douro e onde mais se exerce a actividade,extracção de granitos,tratamento da pedra e afins.
    Duma coisa e conhecendo a naturaza humana,até pela minha experiência de vida,tenho a certeza.Se alguém o fez,não creio que tenha a coragem de trazer à luz do dia,as conclusões forçosamente desagradáveis,para a maioria das empresas envolvidas naquela actividade.
    Pois,se até o Sr.Presidente da Câmara,entidade máxima responsável em zelar pelos Marcoenses como nós,pouca ou nenhuma preocupação demonstra,talvez até feche os olhos a certas situações,quem é que o meu amigo acha que poderá ter a ousadia de afrontar os grandes interêsses por aí estabelecidos?
    Já alguém dizia,"quando não puderes com a força do inimigo,junta-te a ele".

    ResponderEliminar
  6. Alguns dos impactos reais que já não tem nenhuma solução tem a ver com a nossa memória histórica.
    No blog cultalpendorada de um coterrâneo nosso neste post http://cultalpendorada.blogspot.com/2008/07/o-penedo-do-homem.html
    poderá verificar com se destroí sem controlo um monumento. Se não conhecia o Penedo do Homem ou Penedo do Açougue já não o vai poder conhecer a não ser por fotografia.
    Tive a felicidade de na minha juventude correr o concelho do Marco de lés a lés com um grupo de amigos que na época tinham motorizadas, hoje muitas dessas paisagens ou monumentos como este já não consigo reconhecer ou encontrar.

    ResponderEliminar