sábado, 23 de janeiro de 2010

Incêndio no Marco destroí apartamento

Podem ler aqui e aqui mais informação sobre o sucedido.
Mas pela leitura atenta das duas notícias existem dois pormenores que devem ser bem analisados. O primeiro, é que "os donos do apartamento ...abrindo algumas janelas ... O tempo não deu para mais, pois as chamas rapidamente se propagaram".
Eu não sou especialista mas parece-me que o facto de se terem aberto as janelas provocou de imediato intensificação do incêndio ao fornecer oxigénio às chamas já existentes. É aquele princípio básico da propagação de um incêndio que precisa de três elementos: combustível, chama e oxigénio.
A falha está na fraca formação básica neste género de temas no nosso sistema educacional e na divulgação destes cuidados pela população em geral. Se esse conhecimento fosse generalizado penso (agradecia que alguém especialista nos esclarecesse) que a melhor opção para quem abriu a porta e verificou a existência do fumo era voltar a fechar a mesma e chamar os bombeiros.
O segundo pormenor, passa pela pretensa "avaria" que existiu no material. Mais estranho porque estava previsto para breve um simulacro de incêndio urbano.
De qualquer modo a nossa solidariedade ao casal.

2 comentários:

  1. Quem não sabe não fala!
    Você é capaz de apagar aquele ou qualquer outro incêndio?
    É capaz de dar a vida, de trabalhar sem receber ou fazer 24h sobre 24h sem parar de trabalhar!
    Então, não fale do que não sabe!!!

    ResponderEliminar
  2. Eu já respondi mais ou menos às questões que me colcoa, mas gosto sempre de ser prestável e esclarecer bem qualquer questão.

    Por acaso costumo só falar do que sei, e já apaguei incêndios, mas não é com isso que ponho em causa seja quem for, muito menos o trabalho dos bombeiros, basta para isso ler o meu outro post sobre o assunto.

    Sobre o trabalhar nas condições que disse já o fiz muitas vezes, ainda recentemente neste blog voltei a repetir que se necessário fosse o faria pelo Marco.

    Se o meu erro foi falar sobre o curto-circuito que causou o incêndio vou-lhe dar um esclarecimento, já que sou licenciado em engenharia electrotécncia. Ai também a história está mal contada, ou a instalação mal realizada.

    Se foi pelo oxigênio activar as chamas, basta ter-se o 11º ano ou menos. COnfirmei com um Bombeiro de outra corporação que me garantiu o que eu já sabia.

    Se era sobre a avaria da escada, lembre-se novamente que eu sou engenheiro. Nós estudamos estas coisas.

    Afinal deste assunto e do que eu falei o que é que não tenho competência?

    ResponderEliminar