domingo, 14 de fevereiro de 2010

Denunciar lixeiras para limpar Portugal

Uma maneira eficiente de reportar a existência de lixeiras em território nacional, acedendo a uma página de Internet, qualquer cidadão pode, referenciar a localização exacta de um depósito de resíduos.

O projecto está acessível através do endereço http://www.3rdblock.net/ e já tem referenciadas cerca de cinco mil lixeiras, "reportadas por cidadãos". Pode ler mais aqui.

2 comentários:

  1. Para além do muito "lixo político" Português, que infelismente não permite,nem reciclagem,nem co-incineração,encontramos por tudo quanto é local,habitado ou não,lixeiras a céu aberto,com conteúdos dos mais variados.
    Ressalta desse facto,todos podermos facilmente constatar a existência no nosso concelho,de muitas delas em locais,até urbanos.
    Para além do comprovativo do baixo nível de Educação Cívica dos seus autores,consequência de falhas clamorosas na Educação Familiar e também,na Escolar,aquelas "lixeiras a céu aberto" são também fruto da insuficiente cobertura e eficácia dos serviços responsáveis pela recolha de resíduos sólidos no nosso concelho.
    Todos constatamos com alguma frequência,a existência de contentores deteriorados,de contentores sujos,que pela sua imagem nos dizem já não ver água há muito tempo.Em resumo,ou falha a fiscalização municipal no controlo da execução ou a qualidade dos serviços contratados é deficitária.
    A adicionar aos primeiros factores,teremos estes últimos.
    Há que ter a coragem de penalizar os infractores,sejam eles quais forem e não podem as autarquias de freguesia,as mais próximas responsáveis no combate a estas realidades,eximirem-se das suas responsabilidades.

    ResponderEliminar
  2. O intuito deste projecto é de identificar essas lixeiras e promover a sua limpeza. Deste modo poderemos todos dar pelo menos a contribuição na localização desses pontos "negros". Alguns de nós irão contribuir tambem com o seu trabalho cívico na limpeza das mesmas. Algumas autarquias tem também apoiado esta iniciativa.

    ResponderEliminar