domingo, 28 de fevereiro de 2010

Chile 8.8

O sismo de magnitude 8,8 que abalou o Chile ontem é um dos mais violentos abalos dos últimos cem anos. Estimava-se inicialmente que tivesse causado cerca de 400 mortos e afectado dois milhões de pessoas, mas neste momento a contagem das vítimas ultrapassa as 700. O sismo provocou ainda alertas de tsunami em vários países do Pacífico.

Por o epicentro ter sido a cerca de 90 quilómetros da cidade de Conceição, a mais atingida, a alguma distância de locais povoados e com uma profundidade na ordem dos 35 quilómetros o balanço de vítimas não será tão elevado como, por exemplo, no Haiti.
As notícias relatam também que pelo Chile ser normalmente afectado por sismos as construções encontram-se relativamente bem preparadas para sofrerem estes impactos, tal como se passa no Japão e ao contrário do Haiti.

Ler mais notícias aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui. E podem ver notícias em directo do Chile aqui.

Solidariedade ao povo chileno neste momento difícil.

2 comentários:

  1. Este século XXI,se nada mais acontecer de grave para a Humanidade, fica já bem assinalado pelo número preocupante de cataclismos naturais que têm vindo a acontecer.Depois do terrível terramoto do Haiti,estamos hoje a viver outra desgraça,o terramoto do Chile.Milhares perderam a vida no Haiti e já se contam por muitas centenas as vidas perdidas no Chile,sem contar com as perdas de bens,avaliadas em muitos milhões de euros.
    Para nós,sobrou até ver,a catástrofe da Ilha da Madeira,que "felismente" não teve a grandeza,nem a génese das outras catátrofes.
    A todos,Madeirenses,Haitianos e Chilenos,a minha total solidariedade,em especial,àqueles que perderam entes queridos.

    ResponderEliminar
  2. Infelismente,amigo Jorge,as previsões foram largamente ultrapassadas pela realidade, pois o número de vidas perdidas já se conta pelas 711,com a incerteza do seu aumento.
    É verdade que o Chile,país localizado em zona de risco sísmico acentuado,dispõe já de inúmeras construcções anti-sísmicas,mas a violência do sismo foi enorme.
    Dizem os técnicos,que este sismo libertou,900 vezes mais energia,que o sismo do Haiti,daí as consequências do mesmo nas edificações preparadas para tal.
    Para que o Chile,o país sul-americano com melhor rendimento per capita,acabe a pedir o apoio internacional,nada mais será necessário para medir a grandeza do rasto das consequências humanas e materiais,provocadas por este sismo.
    Paz à alma dos que pereceram,fé e coragem para os sobreviventes.

    ResponderEliminar