sábado, 27 de fevereiro de 2010

Bandeira Nacional "cai por terra" no Marco

Fui avisado por um leitor que dos 3 mastros com bandeiras colocados nas entradas do Marco por Manuel Moreira dois deles e respectivas bandeiras cairam com o temporal.
O mastro com a Bandeira Nacional e o mastro colocado em Rio de Galinhas cairam. Ou segundo outras fontes a Bandeira da Europa caiu e os outros mastros foram retirados.
O que não se percebe ainda é porque razão é que cairam mas especula-se que foi devido a má construção dos mesmos agravado pelo facto da autarquia não ter tido o cuidado de retirar as bandeiras nesta situação de mau tempo. Recordo que praticamente todo o território nacional estava em alerta "laranja" prevendo-se ventos na ordem de 100 km/h e rajadas que podiam ir até aos 130 km/h.
A queda do mastro não terá provocado vítimas, por pouco, mas a toda a situação chegou a interromper a circulação do trânsito durante bastante tempo.
O que vai agora fazer Manuel Moreira?
Insistir e recolocar os mastros gastando com isto mais dinheiro dos contribuintes ou pedir explicações a quem construiu os mastros e obrigar o responsável pela obra a reparar os danos?
Averiguará as causas e os reponsáveis do acidente?
Ou simplesmente mandará guardar os ditos mastros e bandeiras que tanta polémica já deram?

PS: Fui questionado por criticar o executivo por causa de uma bandeira. Para mim não era uma bandeira qualquer, escrevia sobre a Bandeira Nacional. Será que agora vou ser questionado por criticar o executivo por causa destes mastros e respectivas bandeiras?

Entretando verifiquei que Bruno Caetano colocou um post no Marco Hoje sobre este assunto intitulado Bandeiras Parte Tudo em que se explica melhor o sucedido. Pedro Costa Silva também do Marco Hoje escreveu um post com o título Bandeiras. João Monteiro Lima colocou no Marco 2009 o post As Bandeiras e o Mau Tempo.
A versão online de A Verdade também noticiou aqui, aqui e aqui.

4 comentários:

  1. Até que enfim a Mãe-Natureza solucionou um problema que preocupava a todos,menos aos responsáveis autárquicos.Refiro-me obviamente às tão discutidas bandeiras e seus mastros.
    Uma delas,colocada na chamada Avenida Europa,caiu mesmo provocando um pequeno acidente,com uma viatura automóvel,felismente sem gravidade e sem danos pessoais.
    As outras,colocadas nos extremos da Ponte de Canaveses,parece terem sido retiradas para que não se repetissem outros acidentes,como no caso da Avenida Europa.
    É realmente preocupante o desleixo(?)ou a distracção(?)dos responsáveis da Proteccção Civil,já que a nível nacional havia sido dado o alerta laranja(segundo em gravidade de perigo).
    Nem por ser "laranja",o alerta foi considerado pelos responsáveis da Protecção Civil no nosso Marco de Canaveses,como potencial criador de riscos graves para a segurança de pessoas e bens.
    Em Paredes,a queda duma árvore de grande porte matou uma criança de 9/10 anos de idade.
    Se o mastro com bandeira da Av.Europa na sua queda tivesse provocado vítimas mortais,quem se sentaria no banco dos réus?
    Eu respondo,ninguém,pelo menos enquanto houver no nosso Marco,os Artures Mendes,que há por aí.
    E para que se saiba e não haja dúvidas,o vereador camarário,responsável pela Protecção Civil,chama-se Dr. Manuel Moreira.

    ResponderEliminar
  2. O alerta Nacional da Protecção Civil chegou ao nosso concelho?
    Quem é responsável pela protecção civil no nosso concelho?

    ResponderEliminar
  3. O respeito devido ao máximo símbolo da nacionalidade,a Bandeira de Portugal,anda muito arredio da consciência colectiva dos Marcoenses.
    Foi preciso o incidente da queda do mastro com a Bandeira da Europa à entrada da cidade do Marco de Canaveses,para que a atenção dos Marcoenses se focalizasse na ilicitude do acto de hasteamento do símbolo da Nação, a Bandeira de Portugal.
    Sim,ilicitude do acto,já que a nossa Bandeira só deve ser hasteada em edifícios públicos e outros considerados como tal.
    Lamentavelmente o mau exemplo,parte de quem deveria ter pleno conhecimento da lei,a Autarquia Municipal.
    Para além do desrespeito pelo uso abusivo e ilícito da nossa Bandeira,dá-se o caso que esse símbolo não foi colocado a meia haste,respeitando o luto nacional de 3 dias,determinado pelo governo da Nação,em solidariedade com as vítimas da terrível calamidade,que afectou a Ilha da Madeira.
    Necessário é que desperte a consciência política de todos nós,nos deixemos de comodismos,pratiquemos a cidadania,exijamos explicações de quem deve respeitar,em primeiro lugar,o maior símbolo nacional,a Bandeira de Portugal e em segundo lugar,os Marcoenses.

    ResponderEliminar
  4. Caro Jorge Valdoleiros,
    No post, a determinad0 momento questiona "O que vai agora fazer Manuel Moreira?", uma pertinente questão. Na minha opinião deveria instruir os serviços camarários no sentido de ser desligado (ou removido) o projector que iluminava a Bandeira Nacional. Passada a tempestade, retirado o mastro e a Bandeira, o projector continua ligado, a consumir energia e receitas que poderiam ser melhor utilizadas.

    ResponderEliminar