quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Desemprego dispara em Marco de Canaveses

O desemprego no primeiro mês de 2010 dispara de uma forma assustadora para um valor de 3.815 desempregados registados segundo o IEFP como pode verificar aqui.
Este valor representa um acréscimo de 250 Marcoenses como Nós que se encontram à procura de emprego relativamente a Dezembro de 2009, mas a 904 novos desempregados comparativamente ao mês de Janeiro do ano passado. Este último valor corresponde a um crescimento de 31%.

O crescimento do desemprego registou-se em todos escalões independentemente do género, tempo de inscrição, situação face à procura de emprego, grupo etário ou nível escolar. Não será difícil de prever dada as constantes más notícias sobre a economia em geral que nos próximos meses a situação piorará.
Não será que está na altura que todos os Marcoenses como Nós, independentemente da cor, reflictam em conjunto e tentem procurar soluções realista para a curto prazo tentarem inverter esta situação?
Ou pelo menos considerarem procurar acções que minimizem as situações em que estes Marcoense como Nós se encontram?

Pode ler mais aqui, aqui e aqui.

1 comentário:

  1. Pois é de facto uma situação altamente preocupante,analisada a nível nacional e,principalmente,a nível do nosso concelho.
    Não fora um somatório de factores,que entendo terem acontecido no Marco de Canaveses e os números do desemprego,do nosso concelho,poderiam ser bem menores.
    Todos os Marcoenses se recordam do boom enorme que a indústria de confecções teve no nosso concelho,contribuindo em muito, para a criação de emprego e de riqueza.
    Aconteceu que,na quase generalidade dos casos, os empresários se preocuparam apenas,em obter lucros fáceis e rápidos,na maioria das vezes explorando mão obra,pouco qualificada e mal paga.
    Depressa se desvaneceu esse boom,surgindo falências atrás de falências,crescendo o desemprego e a crise social que o Marco de Canaveses atravessa.
    Se nos determos a analisar as razões da quase total falência da nossa indústria de confeccções, chegaremos rapidamente à conclusão, que a maioria não investiu em novas tecnologias,não apetrechou os seus quadros de de pessoal,com técnicos de marketing,com técnicos de design,com gestores de pessoal e de administração,em resumo,por razões culturais,não estavam preparados para enfrentar a concorrência do mercado.
    Pode também constatar-se,que nessa época de ganhos rápidos e fáceis e de vida faustosa,não tivemos cá no nosso concelho,iniciativas,fosse de quem fosse,para os alertar da necessidade de fazerem como a formiga e deixarem de ser como a cigarra.
    Além que,estando eles dum modo geral "servidos",porque se deveriam preocupar com todos aqueles que mandavam para o desemprego,para a fome,para alimentar as estatísticas do desemprego concelhio?
    Sendo assim,o enorme atraso do nosso concelho, não se deve apenas a uma política autárquica errada,nos últimos 30 anos, mas também a muitos empresários,melhor dito,ex-empresários incapazes de "construir" obra sólida.

    ResponderEliminar