quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Os estrangeiros

Estava a ouvir Medina Carreira e Campos e Cunha (dois socialistas), e o primeiro afirmava que a resolução do problema financeiro português só seria conseguido com um estrangeiro, pois os políticos portugueses não tem coragem para as decisões necessárias.
Por gostar de história comecei a recordar-me de quem ao longo dos séculos conseguiu mudar Portugal.
Primeiro, foi D. Afonso Henriques, recordo que este era filho de um franco, D. Henrique, neto do Duque Henrique de Borgonha.
Segundo, foram os Infantes D. Duarte, D. Pedro e D. Henrique, filhos da inglesa D. Filipa de Lencastre e netos de João de Gant, 1º Duque de Lencastre.
Terceiro, D. Pedro IV de Portugal (D. Pedro I do Brasil) filho da espanhola D. Carlota Joaquina de Bourbon, neto de Rei D. Carlos IV da Espanha. Este casou primeiro com a Arquiduquesa Dona Leopoldina, filha do Imperador Francisco I da Áustria, e depois com Maria Teresa de Bourbon, Princesa das Duas Sicílias, de um ramo dos Bourbons franceses. A Rainha D.Maria II foi filha do seu primeiro casamento.

Será que Medina tem mesmo razão?

1 comentário:

  1. Sabe,amigo Jorge Valdoleiros.Pessoalmente também sou admirador da frontalidade de Medina Carreira.
    O Homem não tem papas na língua,põe o nome aos bois,sem gaguejar.
    Que outra coisa podia o Povo esperar duma classe de arrivistas políticos,que nasceram como os cogumelos,logo após o 25 de Abril? E eu conheci de perto uns tantos,cá no nosso burgo.
    Depois a pouco e pouco,foi o que se viu.
    A velha máxima da Oposição ao regime da velha senhora,rezava que o Povo andava entretido com "FADO,FUTEBOL E FÁTIMA".
    Agora se atentarmos,muito pouco mudaram as coisas.
    Passou a ser "adormecido" com "TELENOVELAS,FUTEBOL E FÁTIMA".
    Em resumo,cada um come do que gosta,uns "anho assado com arroz de forno" e outros,o pão nosso de cada dia,ganho com o suor do rosto.

    ResponderEliminar