sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Toponímia em debate?

Nota-se um pouco de mau estar em JCP do Blogue Marco 2009 quando este aqui afirma que a "Comissão Municipal de Toponímia apenas foi chamada a pronunciar-se sobre a mudança do nome do estádio". Realmente Manuel Moreira deixou outra ideia na última Assembleia Municipal. Depois no caso do Estádio Municipal este já tinha um padrinho, desde a campanha eleitoral, o vereador Artur Melo. E por fim eu pessoalmente não gostaria de ser utilizado para realizar o que a Assembleia Municipal do mandato anterior já tinha pedido e que só agora o executivo municipal teve coragem de permitir.

As possíveis outras mudanças "anunciadas" por Manuel Moreira já não serão tão fáceis de realizar, pois nas zonas mais urbanizadas uma alteração de um via tem implicações e custos que podem não ser agradáveis para a população. E nós já sabemos que se custa ao actual executivo tomar decisões muito mais difícil é quando pode existir contestação.

5 comentários:

  1. Quem souber,que me responda a umas simples perguntas.A Assembleia Municipal em exercício no mandato anterior (2005-2009)deliberou ou não,por unanimidade,que o nome do Estádio de Futebol fosse alterado para aquele que apresenta actualmente?
    Sendo assim, porque motivo o Executivo não deu cumprimento à deliberação da Assembleia Municipal?
    E porque não reagiram os deputados municipais, de quaisquer grupos partidários,perante a inércia(?)do Executivo?
    Como puderam acomodar-se com a falta de respeito pela sua unâmine decisão por parte do Executivo?
    Porque teve que ser uma Comissão,dita de Toponímia,a sobrepôr-se à decisão unânime dos representantes dos eleitores do Marco de Canaveses?

    ResponderEliminar
  2. Permita-me,então amigo Jorge,ajudar a clarificar esta situação da dita deliberação da Assembleia Municipal,sobre a alteração da denominação do Estádio Avelino Ferreira Torres e de competir à Câmara executar a deliberação daquela Assembleia.
    Antes do mais devo esclarecer que nunca houve uma deliberação da Assembleis Municipal do Marco de Canaveses nesse sentido.
    Para ser o mais preciso possível, dir-lhe-ei que na Assembleis Municipal de Setembro de 2007,o deputado do P.S.,Virgílio Costa apresentou uma proposta sobre a alteração do nome do dito estádio,para a designação de "Estádio Municipal".
    Decidiu a A.M. que a Câmara Municipal nomeasse uma Comissão para tratar da revisão da toponímia,permitindo assim pela alteração do nome do estádio.
    Em resposta à proposta da A.M.,o Sr.Presidente Dr.Manuel Moreira informou estar a ser realizada a revisão dos diversos Regulamentos Municipais e que após isso,então,poderia ser formada a Comissão de Toponímia.Mais informou que ele iria requerer uma Assembleia Municipal Extraordinária,para Novembro de 2007,para que se efectuasse a discussão da revisão e a aprovação dos novos Regulamentos Municipais e se possível apresentar já a Comissão Municipal de Toponímia.
    Tal Comissão Municipal de Toponímia SÓ acabou por ser constituida em Novembro de 2009,ou seja um ano depois.
    Se me permite a chalaça,amigo Jorge,esta Comissão teve uma gestação prolongada,mais coisa,menos coisa,cerca de 12 meses.
    Compreende-se o atraso,estavamos(e estamos ainda)em regime de "Mudança Tranquila" e depois não iria ser simpático,para com o candidato adversário nas urnas em Outubro de 2009, que a alteração da designação do estádio se fizesse antes do acto eleitoral.
    Confesso-lhe amigo Jorge,eu não faria melhor.

    ResponderEliminar
  3. Eu fui muito preciso ao dizer que "já tinha pedido", de resto explanou bem o que se passou, nomeadamente à extensa gravidez de todo o processo.
    Também não concordo na questão da simpatia, pois os apoiantes de Manuel Moreira durante a campanha não foram nem simpáticos nem educados, por exemplo quando foi da questão do placard com o "burro todo terreno". A questão dos nomes era e é uma questão política que deve ser argumentada a esse nível.
    É por essas e por outras que gosto da toponímia de cidades como Nova Iorque e Espinho que é tudo uma questão de números.

    ResponderEliminar
  4. O processo de renomeação do estádio parece eternizar-se. Todos os responsáveis políticos foram unânimes em que se procedesse a esta mudança. Ao fim de tanto tempo, somos confrontados com uma designação que ninguém aprovou “ESTÁDIO”. Afinal o que incomodava os marcoenses e que aparentemente deixou de incomodar, um nome?
    Depois da aprovação da nova designação daquele espaço, foi célere, e bem, a autarquia em remover o nome substituído, tarda em cumprir aquilo que aprovou.

    ResponderEliminar
  5. Amigo António Ferreira,a tardança na mudança completa do nome do Estádio,penso eu,é fruto da crise,é consequência do aumento do pesado encargo do Serviço da Dívida,compreende?
    Demais a mais,a taxa da Euribor e os spreads bancários já começaram a subir.Está a ver as consequências?
    E depois,talvez o número de credores da Câmara tenha aumentado nos últimos tempos.
    Tivemos as Festas do Natal e do Fim de Ano,as Eleições Autárquicas,etc....tudo acaba por trazer algum atraso e desorganização,como o meu amigo deve compreender.
    Sendo assim,como sabe,o dinheiro é curto,não dá para tudo e depois há prioridades e prioridades,tá a ver?

    ResponderEliminar