quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O Marco é Portugal, mas haverá escada ?

Bruno Caetano pergunta no blog Marco Hoje se o Marco Não é Portugal?. Isto a propósito das famosas bandeiras não terem respeitado os três dias de luto nacional pela tragédia ocorrida na Madeira.

Recordo os Marcoenses como Nós que por causa da necessidade de manutençao das mesmas bandeiras foi necessário, ao Presidente da Câmara recorrer aos Bombeiros de Penafiel. A razão era que a escada dos nossos estava avariada.

Agora era importante perceber se a verdadeira causa do não respeito do luto foi por mais um descuido do executivo ou se ainda terá a ver com a escada dos bombeiros. Pois se no primeiro caso é imperdoável, no segundo arriscamos a que o Marco apareça nos jornais e televisões deste país pelas piores razões e que eventualmente tenham que existir mais três dias luto por vítimas de mais um desleixo.

9 comentários:

  1. Não me perdoo,não e não.Então logo eu,que sou o Observador,fui ultrapassado pelo meu amigo Bruno Caetano.
    E porquê Bruno? Porque nunca admiti semelhante falhanço do Senhor Presidente da Câmara.Logo ele,que está em todas as frentes,havia de desrespeitar o Povo do Reino do companheiro Alberto João?
    Não,aqui há gato.Quer dizer,não há é escada ou não há bombeiros dispostos a vir ao Marco fazer a coisa,a troco dum simples almoço de anho assado e arroz de forno.
    Que tem o Senhor Presidente,aqui,um osso duro de roer é bem verdade,a não ser que os mastros com a dita bandeira em causa,não sejam propriedade do nosso município.
    E nesse caso,Bruno,não podes culpar o Senhor Presidente deste lamentável lapso.

    ResponderEliminar
  2. Saudação às Piscinas de Alpendorada que colocaram as bandeiras a meia-haste

    ResponderEliminar
  3. Caro Jorge Valdoleiros,
    o Decreto-lei 150/87, de 30 de Março, estabelece as regras que devem ser observadas no uso da Bandeira Nacional.
    O n.º 4 do citado diploma especifica os locais onde a Bandeira Nacional pode ser hasteada e, salvo melhor opinião, um qualquer mastro junto à estrada, não reúne as condições esse efeito, logo não se aplica a regras na observância de luto nacional.
    A lei termina (art.º 10º) “Em actos públicos (…), poderá ser suspensa em lugar honroso e bem destacado, mas nunca usada como decoração, revestimento ou com qualquer finalidade que possa afectar o respeito que lhe é devido”
    Prestando um pouco de atenção, constatamos que nem sempre a Bandeira Nacional é respeitada pelos cidadãos.
    Permita que recomende a consulta do citado diploma.

    ResponderEliminar
  4. Realmente eu também considero que é um mastro qualquer ao pé da estrada que custou um dinheirão.
    É pena que uma Autarquia tenha lá colocado a Bandeira Nacional. Se fosse outra bandeira qualquer e o o mastro não tivesse sido pago com o dinheiro do contribuinte, tudo bem.
    Mas numa coisa concordamos não passam de três mastros quaisqueres ao pé da estrada.
    Veja-se lá onde uma câmara falida gasta o dinheiro público.

    ResponderEliminar
  5. É lamentável que um militante do meu partido socialista faça aproveitamento político com uma calamidade, o que diz bem do nível da nova geração de pseudo políticos. Criticar o executivo por causa de uma bandeira? É com esta equipa de pensadores que Artur Melo espera superar a derrota histórica nas eleições de 11 de Outubro de 2009. O homem com condições para derrotar Moreira em 2013 (se cá estiver) chama-se Rolando Pimenta!
    Bem hajam camaradas

    ResponderEliminar
  6. Se o amigo Artur Mendes está a referir-se a mim está a cometer vários erros que quero deixar bem esclarecidos.

    Primeiro, não sou militante de nenhum Partido.

    Segundo, não estou a fazer aproveitamento político de uma calamidade, estou a alertar as pessoas a não repetirem os mesmos erros vezes sem conta. Se estivesse atento e lê-se tudo o que eu relatei no blog, eu critiquei a direito, pois custa-me saber do que se passou em Lisboa em 1967, morreram 700 pessoas e tudo foi abafado tendo pouco passado para comunicação social. Ao longo de muitos anos, e apesar dos avisos, os responsáveis cometem os mesmos erros e os mortos e os prejuízos repetem-se. O que devemos fazer? Ficar calados?

    Sobre este assunto eu nem sei o que Artur Melo pensa, para mim é um bom e sensato amigo.

    Terceiro, sobre as bandeiras, eu sempre considerei uma despesa evitável, mas se também estivesse atento eu estou é preocupado com a escada. Se existir um incêdio num quarto ou quinto andar e seja necessário de tirar de lá uma criança, ou a si, vamos ficar à espera da escada dos Bombeiros de Penafiel?

    Antes de tirar Manuel Moreira da autarquia vai ser necessário conviver com ele e a sua maioria quatro anos e o responsável é realizarem-se críticas construtivas mas também directas. E eu vou fazer esse trabalho não por este ou por aquele ou contra quem quer que seja, mas pelo Marco. Se Manuel Moreira as ler e com isso corrigir algumas das suas atitudes melhor. Não é para mim importante quem é o homem que lá esteja mas a política que pratica.

    ResponderEliminar
  7. Verifico com mágoa,porque gosto muito do meu país(Portugal)e da minha terra(Marco de Canaveses),que as novas gerações se considerem doutores cheios de sapiência,quando nem se conseguem libertar duma praga,que lhes caiu em cima,com os modernos sistemas de escolaridade.Refiro-me,obviamente,à enorme iliteracia de que sofrem,tornando-os incapazes de lerem duas linhas e delas tirarem a correcta interpretação.
    Vem isto a propósito do comentário crítico do meu amigo Artur Mendes,em relação aos conteúdos de vários "posts" do Jorge Valdoleiros.
    Recomendo ao meu amigo Artur Mendes,que releia os diversos post do Jorge Valdoleiros,apreendendo então em definitivo o seu conteúdo.É que mais vale tarde do que nunca.
    Depois,permita-me o atrevimento de lhe sugerir a mudança das suas fontes de informação.
    Assim,não necessitava correr o risco de lhe chamarem mentiroso.Não fora o nível educacional do Jorge Valdoleiros e o meu amigo tinha corrido o risco de ser apoucado de desbocado.
    Quanto ao facto do meu amigo desvalorizar esta história da bandeira e questiona o meu amigo,sic,"criticar o executivo por causa duma bandeira?".
    Pois é a tal coisa, que anda muito rasteirinha cá no nosso Portugal e pelos vistos muito espalhada também cá no nosso Marco,tal como uma erva daninha,a ignorância,armada em chico-espertice.Meu caro Artur Mendes,a tal bandeira é SÓ A BANDEIRA DE PORTUGAL,símbolo que devemos defender intransigentemente.
    Faço-lhe outra sugestão,leia o comentário a este post,do nosso amigo António Ferreira e aproveite da leitura do decreto-lei nº 150/87,para aumentar os seus conhecimentos sobre essa tal Bandeira.
    Para terminar,conceda à sua memória e à sua capacidade intelectual,a oportunidade de recordar as palavras de agradecimento de Manuel Moreira no seu discurso de vitória,pelos votos úteis da Esquerda,votos receosos da eleição daquele de triste memória.
    Pois se até o PCP perdeu mais de 50% dos votos.Não me diga que estes simpatizantes do PCP votaram Artur Melo,Norberto Soares ou talvez F.Torres?
    Mude de argumentação,mude de candidato e já agora,mude de partido.O P.S. precisa daqueles que querem trabalhar em prol do partido e não daqueles que procuram penachos e mordomias.

    ResponderEliminar
  8. Sou um leitor atento do blog Marcoense como nós,por vezes também faço um ou outro comentário,a este ou aquele outro post.
    Acabei de ler um comentário do socialista Artur Mendes, ao post "O Marco é Portugal,mas haverá escada?" e não pretendendo entrar em polémica,nem querendo arvorar-me em "Advogado do Diabo",não posso deixar de lado a minha crítica ao socialista Artur Mendes pela sua manifestação de antipatia em relação a Artur Melo e a todos aqueles que o apoiaram ou apoiam.
    Lamentável é verificar que alguém que se afirma socialista,venha para a praça pública, para a blogosfera, para os jornais da terra atacar aqueles que receberam o voto livre dos eleitores,usando argumentos que só revelam o mau carácter do seu autor.As palavras ficam com quem as profere.

    ResponderEliminar
  9. Caro Jorge

    Mas a campanha para a Concelhia do PS já começou neste blog? Pelo menos é o que se poderá inferir daquilo que o leitor Artur Mendes escreve, ou estarei enganado.? Não misturemos "alhos com bugalhos" e aconselho o amigo leitor atrás referido para se informar melhor e não acreditar em qualquer "espirito santo de orelha", quando se refere a pessoas que, ou não conhece ,ou então conhece mal. Cultive-se um pouco mais porque o saber não ocupa lugar
    Saudações
    José António

    ResponderEliminar